domingo, 3 de julho de 2011

SALMO 9:9-10

9 O SENHOR é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade. 10 Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, SENHOR, jamais abandonas os que te buscam.
(NVI - Nova Versão Internacional)


Que conforto podemos sentir ao colocarmos em prática esta verdade em nossa vida! Se cremos firmemente no Senhor como nossa torre segura nos momentos de adversidade, podemos desfrutar de um sentimento de segurança inabalável, alicerçado na providencial proteção de Deus.

Se estamos enfrentando uma tempestade torrencial em nossa vida, se parece que caudalosos rios vão transbordar e inundar a nossa vida de tristeza, sem dúvida esse é o momento de corrermos e nos abrigarmos nesta torre segura, o melhor refúgio para quem está oprimido por alguma situação difícil.

Mas para sentirmos essa confiança, precisamos conhecer a Deus primeiro. Como vamos nos abrigar e nos confortar na confiança de alguém que não conhecemos? Geralmente muitos de nós possuem receio daquilo que não conhecem. O futuro por exemplo.

Mas para conhecemos alguém, é preciso “gastar”, investir qualidade de tempo neste relacionamento. É assim nos relacionamentos humanos. Certamente é ainda mais no nosso relacionamento com Deus, que, por sua vez, deve ser o relacionamento mais importante.

Quanto tempo passamos por dia em oração e meditação da Palavra de Deus? Geralmente muito pouco ou nada, uma verdade para muitos. Então, surgem as borrascas, as tempestades do cotidiano e corremos para Deus. Aí sim Ele se torna importante para nós?

O simples fato de sabermos que Deus jamais abandonará aqueles que O buscam e que Ele é fiel independente da nossa infidelidade não nos dá o direito de limitarmos a Deus como um super herói que chamamos quando estamos em apuros.

Não façamos da perfeição divina um pretexto para os nossos pecados. Deus conhece o coração de cada um, cada pensamento, Ele sabe quem O busca em espírito e em verdade e quais são os que O buscam com segundas intenções.

Quão prazeroso é estar diariamente na presença de Deus, livres de qualquer embaraço materialista e egocêntrico e ter um relacionamento cada vez mais próximo com Ele. E quanto mais nos aproximamos Dele, mais sentimos a Sua infinita grandeza e a nossa pequenez.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

SALMO 7:9-11

9 Deus justo, que sondas as mentes e os corações, dá fim à maldade dos ímpios e ao justo dá segurança. 10 O meu escudo está nas mãos de Deus, que salva o reto de coração. 11 Deus é um juiz justo, um Deus que manifesta cada dia o seu furor.
(NVI – Nova Versão Internacional)


Você está passando por uma situação de injustiça, está se sentindo injustiçado? Você está perdendo as esperanças neste mundo cruel e injusto?

O mundo no qual vivemos é um mundo de impunidade. A justiça humana é muita falha. Mesmo que muita coisa venha sendo feita para julgar e punir os criminosos e corruptos, o sistema no qual estamos inseridos deixa de punir muita gente.

Deus, muito pelo contrário, é um justo juiz, um escudo para aqueles que praticam a bondade. Ele conhece a mente de todos, vê o que cada um de nós, seres humanos, realiza de bom ou mal e dará fim a maldade e segurança eterna àqueles que o buscam.

A ira de Deus pelo pecado que é praticado neste mundo pode parecer tardia, mas ela é manifestada através de Sua justa disciplina e através das autoridades constituídas deste mundo que são usadas por Ele para punir aqueles que merecem.

Não olhemos para a deficiência humana em julgar e punir, mas para a eficiência divina em Sua justa ira e vingança contra o mal, mesmo que tenhamos que aguardar o juízo final para que todas as injustiças sejam reparadas, o que certamente acontecerá.