segunda-feira, 31 de outubro de 2011

UMA REFORMA QUE JAMAIS DEVE SER ESQUECIDA

Apesar de estarmos com nossas atividades de escrita temporariamente suspensas, não há como deixar de comentar esta data, o Dia da Reforma Protestante.

Tão ignorados e esquecidos, os alicerces doutrinários lançados (relembrados e defendidos) no século XVI por Lutero, Calvino e tantos e tantos outros reformadores protestantes transformaram a maneira de pensar daquela época tão obscurecida pela ignorância doutrinária e lançaram luz sobre a verdadeira pregação da Palavra inerrante de Deus, solapada por uma gama imensurável de heresias (mas que persistem até hoje).

Apesar do que muitos ainda hoje podem maginar, a ardorosa defesa doutrinária dos reformadores não era uma nova pregação, uma nova seita, mas era um gigantesco e inesquecível avivamento impulsionado pelo próprio Senhor da Igreja, que chamou a Sua noiva de volta às suas puras raízes do primeiro século da era cristã, alicerçadas na pregação e no exemplo do próprio Senhor Jesus, dos Seus apóstolos e discípulos, muito antes do lamaçal de ensinos heréticos que surgiram alguns séculos depois.

Portanto, a Reforma Protestante não era um novo caminho para a Igreja, mas um retorno ao caminho original, do qual a Igreja jamais deveria ter se desviado.

Não apenas hoje, mas todos os dias devemos recordar, reafirmar e praticar estes alicerces doutrinários do protestantismo, quais sejam, a salvação somente pela graça em Cristo, a suficiência das Escrituras Sagradas como regra de fé e prática, a eleição incondicional (ou predestinação), a salvação que é permanente, que não é perdida, a doutrina trinitariana (Trindade), a soberania divina (e todos os Seus atributos), que só Cristo é o mediador entre Deus e os homens, entre tantos outros.

Que o mesmo espírito, ou melhor, a mesma mentalidade dos reformadores, se multiplique cada vez mais entre nós, a Igreja de Cristo, para continuarmos defendendo a sã doutrina e estarmos preparados para lidar com aqueles que a ela se opõem, até mesmo dentro da igreja evangélica.