segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

INAUGURAÇÃO DO BLOG

SAUDAÇÕES E ESCLARECIMENTOS INICIAIS

Bom dia à todos.

A graça e a paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo sejam derramadas à todos nós.

Estamos iniciando hoje, este blog sobre assuntos bíblicos, doutrinários, teológicos e eclesiásticos.

Seu nome é APRENDEI, sigla para Alicerces Protestantes REformados Nunca Devem ser Esquecidos e Ignorados.

No blog APRENDEI podemos compartilhar textos acerca de lições que aprendemos diariamente sobre a vida cristã, lições recebida através da leitura bíblica diária, textos devocionais, questõe atuais sobre a vida da Igreja de Cristo, sobre apologética (defesa da fé cristã), dúvidas doutrinárias e teológicas, etc.

Mas também podemos compatilhar opiniões sobre outros assuntos do cotidiano seja em qual área for, por exemplo, trabalho, educação, saúde, esportes, família, música, cinema, tecnologia, etc, pois todos o assuntos, na verdade, devem ser santificado e nossas vidas e devem ser avaliados à luz das Escrituras Sagradas (como os reformadores protestantes acreditavam que deveria ser).

Ademais, não existe uma vida espiritualizada semelhante como um monastério e separada do mundo apenas quando falamos da Bíblia e outra vida completamente diferente, secular, quando falamos de outros assuntos. Temos uma única vida, que deve ser discernida de forma global e espiritualmente, seja onde for, porém, evidentemente, sabendo separar aquilo que edifica e o que não edifica, para conservarmos um bom testemunho do evangelho do evangelho de Cristo.

Fiquem à vontade para comentar e compartilhar experiências do cotidiano cristão e do estudo das Escrituras Sagradas, sejam textos devocionais, apologéticos, teológicos, etc.

Colaborem com suas opiniões e críticas. Vamos colocar em debate (mas não em dúvida) os temas mais importantes da nossa vida. Ninguém é dono da Verdade, mas somos filhos do dono da Verdade: Deus. Que Ele nos ilumine.

Não é necessário e nem obrigatório utilizarmos um vocabulário exageradamente acadêmico e complicado, mas podem ser palavras simples e que edificam a todos para a glória de Deus. Evidentemente os textos de vocabulário mais elaborado e acadêmico também são bem-vindos.

Aproveitamos o ensejo para informar que qualquer texto que for de nossa autoria estará disponível gratuitamente para cópia e pode ser utilizado em qualquer publicação ou veículo de comunicação escrita que desejarem, evidentemente se os nossos prezados leitores julgarem que estes textos são dignos desta missão. Evidentemente também que seja citada a fonte e que não existam adulterações nos textos.

METODOLOGIAS DE POSTAGEM E CARACTERÍSTICAS DOS TEXTOS:

Todos os finais de semana, sábados e domingos, se Deus assim permitir, estaremos postando artigos e estudos que Ele mesmo, em Sua eterna graça e misericórdia, tem nos inspirado a escrever.

Salientamos que em nenhum momento qualquer um de nossos artigos possuirá a intenção de abordar de maneira exaustiva e definitiva qualquer assunto que seja, mas, tão somente trazer alguns aspectos relevantes de assuntos diversos para a edificação da Igreja e espansão do Evangelho do Senhor para a Glória Dele mesmo.

No entanto, em todos os artigos haverá sempre a preocupação de apresentar inúmeras referências bíblicas que, juntamente com a leitura do texto, poderá eventualmente prolongar consideravelmente o tempo de estudo do tema em questão, caso o(a) leitor(a) deseje acompanhar e conferir em sua Bíblia as verdades apresentadas.

É de suma importância ressaltar também que nossos artigos não pretendem trazer algo de novo para o âmbito doutrinário cristão protestante, mesmo porque acreditamos que a literatura impressa e a "literatura virtual" (sites e blogs) da cultura cristã evangélica está bem suprida de excelentes obras, melhores e mais abrangentes. A preocupação nossa é de tão somente apresentar um material biblicamente embasado sobre diversos e urgentes assuntos e que esteja ao alcance de qualquer cristão ou não, seja novo na fé ou mais experiente, seja estudioso ou não de teologia.

Todos os nossos artigos serão o resultado de semanas ou até meses de pesquisa a um material tanto bíblico, quanto científico.

Nenhum artigo deste blog terá o seu texto como definitivo, ou seja, os textos nunca serão estáticos, mas serão dinâmicos, sempre que em nossas contínuas pesquisas e devocionais seja com a própria Bíblia, seja com os demais livros ou na internet, encontrarmos material complementar e enriquecedor a artigos já publicados, ou forem necessárias correções doutrinárias e até mesmo de ortografia, faremos o acréscimo dos referidos textos, visando um aperfeiçoamento e atualização constantes de todos os artigos.

É importante ressaltar também que devido à nossa política de administração do blog, que possui como uma de suas regras a postagem de dois artigos por semana, no sábado e no domingo, para obedecermos um cronograma de estudo pré-definido, nem sempre, somente algumas vezes, incluiremos artigos que contenham comentários sobre atualidades ou sobre alguma data comemorativa, mas certamente acessando nossas sugestões de blogs cristãos protestantes, nossos leitores certamente estarão em contato com várias matérias sobre assuntos atuais sob a ótica cristã protestante.

Nossos leitores poderão sempre ler os nossos artigos, se desejarem, já nas primeiras horas do dia, pois todos eles, na medida do possível, sempre estarão sendo finalizados na semana anterior e programados para serem publicados à meia noite.

COMO TUDO COMEÇOU

No ano de 2004 senti um forte chamado de Deus para elaborar um questionário sobre vida cristã voltado para o ministério de cânticos e também escrever uma mensagem sobre a unidade da Igreja. O artigo sobre unidade, por sua vez, foi publicado como encarte do jornal dos jovens de nossa igreja na época e em seguida publicado também no boletim dominical. Estes dois meios de comunicação que mencionamos publicaram dezenas de outros artigos que Deus me inspirou. Já o questionário está sendo utilizado como material de origem para criarmos as enquetes deste blog, juntamente com questionamentos mais atuais.

Em 29 de junho de 2006 fui convidado pelo Rev. Ismael Leandro para falar sobre a doutrina trinitariana em um dos costumeiros cultos às quintas-feiras. Até aquele momento tinha apenas oito pequenos artigos sobre a Trindade e passei a pesquisar ainda mais para que no dia 20 de julho eu tivesse a oportunidade de expor essa doutrina tão antiga, mas tão esquecida pela igreja evangélica como um todo.

O que eu não imaginava era que Deus me levaria a descobrir verdades e conceitos outrora desconhecidos por mim e a adquirir um interesse insaciável pelo assunto e pela teologia como um todo.

Já o meu interesse pelo assunto dos "alienígenas" (outro tema do qual teremos um estudo também prolongado), não é recente. Desde minha infância e adolescência os filmes e seriados que abordam o assunto já me chamavam a atenção. Mesmo crescendo sob a educação cristã protestante, eu nunca havia buscado respostas na Bíblia e na ciência e eu passei muitos e muitos anos acreditando que muita coisa ou até mesmo tudo o que a mídia mostrava sobre os chamados "extraterrestres", no fim das contas, poderia não ser mera ficção, mas uma impressionante e negligenciada realidade. Minha grande paixão nos estudos sempre foi a geografia e a astronomia, o que colaborou a auferir mais atração pelo assunto. Desde criança juntamente com meu pai, eu admirava as estrelas e a vastidão do espaço sideral.

Antes de 2004, mesmo com o grande exemplo do meu pai de amor pela leitura e o estudo bíblico, confesso que eu jamais havia tido interesse pela leitura, de qualquer origem, seja religiosa ou não, infelizmente nem mesmo a Bíblia eu tinha o costume de ler constantemente, apenas esporadicamente.

Em 2004, a semente da paixão pelo conhecimento e da leitura que meu pai semeou, finalmente germinou e somente depois dos 30 anos de idade, portanto, Deus me transformou nessa área da minha vida também, colocou em mim uma paixão pela leitura, principalmente de origem religiosa e tem me inspirado a escrever artigos constantemente e me chamou a criar e editar este blog, visando a expansão da Sua Palavra, a edificação da Igreja, a Sua glória e também a interação com sites e blogs de outros irmãos em Cristo que também são exemplos e inspiração para mim. Reeditando e publicando, assim, os antigos artigos e muitos outros mais atuais.

MANTENEDORES DESTE BLOG:

Este blog é o "braço doutrinário", ou seja, é a vertente devocional, doutrinária e teológica do MCA (Ministério Cristão Apologético), ministério que possui o seu próprio blog, específico para a apologética (defesa da fé): http://mcapologetico.blogspot.com/.

O blog APRENDEI é editado por mim, Dc. Cláudio, que sou também uns dos integrantes do MCA, juntamente com o irmão Luciano, responsável pela edição dos artigos apologéticos do blog do MCA (onde eu participo com ideias e com as configurações gerais e temos a colaboração preciosa do irmão Lúcio também).

ABREVIATURAS UTILIZADAS EM NOSSOS ESTUDOS:

01) ARA: Versão Almeida Revista e Atualizada;
02) ACF: Versão Almeida Corrigida Fiel;
03) NVI: Nova Versão Internacional;
04) NTLH: Nova Tradução na Linguagem de Hoje;
05) p.: página;
06) pp.: páginas;
07) v.: versículo;
08) vv.: versículos;
09) cf.: conforme;
10) AT: Antigo Testamento; e
11) NT: Novo Testamento.

AGRADECIMENTOS

Agradeço principalmente a Deus, que é, entre tantas outras coisas, o meu Dono, a minha Vida, a minha Inspiração, o meu Primeiro Amor, o meu Criador, o meu Salvador, o meu Consolador e o meu Santificador. Sem Sua providência e Sua orientação, certamente jamais nenhum destes trabalhos seriam concretizados.

Ao meu pai, Presbítero Martinho e a minha mãe Elizabeth, meus exemplos de vida e que sempre me deram grande apoio.

Agradeço aos pastores Rev. Ismael Leandro, pela oportunidade junto ao boletim dominical, aos Rev. Luiz Carlos e Rev. Cristiano Zioli pelos conselhos, orientações e suporte bibliográfico. Aos pastores Márcio e Durval também pelo apoio e inspiração de suas mensagens. Ao Pb. André Cordeiro que sempre foi um exemplo de firmeza doutrinária e ortodoxia em suas pregações e é uma inspiração para mim.

Agradeço ao meu irmão de sangue Eduardo e ao Bruno Lima pela oportunidade junto ao jornal dos jovens no início deste ministério de escrita.

Agradeço ao apoio, oração e orientações do irmão Diácono Eduardo, da Editora Pequeninos. Sua paixão pela ortodoxia bíblica e pelo chamado missionário são um grande exemplo.

Agradeço ao inestimável apoio, oração, o suporte bibliográfico e as preciosas orientações do meu amigo e companheiro de ministério de apologética Luciano Sena Pereira. Sua impresionante capacidade de explanação das verdades bíblicas e sua dedicação a defesa da fé cristã protestante são um exemplo para mim.

Por fim, eu não poderia deixar de mencionar inúmeros outros irmãos em Cristo que sempre me incentivaram a prosseguir com o dom da escrita, como as senhoras Liana Rose, D. Glória. D. Maria, Tânia, Marta, Isabel, Ana Carolina, entre outras, e os senhores Pb. Homero, Pb. Marcus Vinícius, Pb. Adelson, Alberto Seabra e Dc. Kalil, entre outros. Somos todos cooperadores da "lavoura" de Deus, uns "plantam", outros "regam", mas o crescimento vem do Senhor (1Co 3:3-9).

Que Deus abençoe ricamente a todos e suas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário