sábado, 24 de abril de 2010

ALGUNS ESPÍRITAS FAMOSOS NEGARAM A DOUTRINA DA REENCARNAÇÃO

No que diz respeito à reencarnação, acreditamos existir uma divergência entre os espíritas, o que é uma situação embaraçosa pois esta doutrina é considerada balizar, vital para o Espiritismo.

Não é o que ocorre com o protestantismo. Sim, possuímos visões diferentes em alguns pontos doutrinários, mas, são visões diferentes extraídas do mesmo livro, a Bíblia, visões à respeito de doutrinas importantes, mas, secundárias, que não deturpam em nenhum momento a pureza bíblica e do evangelho de Jesus.

Mas, se, por outro lado. analisarmos detalhadamente algumas igrejas atuais que se dizem ser "evangélicas", a impressão que ficará é de que os evangélicos também possuem divergências em suas doutrinas balizares, pois parece que estas tais igrejas pregam tudo, menos o evangelho puro do Senhor Jesus.

Ademais, todos nós, evangélicos, parecemos concordar com a inerrância bíblica, com a doutrina da Trindade e a salvação apenas em Jesus Cristo, doutrinas balizares para o cristianismo reformado. Pelo menos as chamadas Igrejas históricas crêem firmemente nisto.

Agora, discordar em uma doutrina fundamental para o Espiritismo como a reencarnação é um fato surpreendente. Seria como nós, cristãos evangélicos discordássemos com respeito a salvação, uns acreditassem que ela é por meio de Jesus Cristo e outros acreditassem que é por meio de algum personagem bíblico histórico, como Moisés, Davi, Maria, Paulo ou Pedro.

Pois bem, para a surpresa e espanto geral, afamados espíritas ingleses confessaram ter recebido mensagens do “além”, de espíritos que se declararam contrários à doutrina da reencarnação.

Um médium inglês, Stainton Moses, que era para os espíritas ingleses tão importante quanto Kardec era para os espíritas franceses (e latino-americanos, inclusive brasileiros) se negava a crer na reencarnação por ter recebido em 16 de novembro de 1874 uma mensagem de seu “espírito-guia”, denominado “Kabbila”, onde afirmava a falsidade da reencarnação, pois há mais de 4.000 anos ele havia deixado a Terra e jamais havia reencarnado e, pior, não havia a menor possibilidade de haver a sua reencarnação.

Essas declarações foram publicadas na revista inglesa “The Mouth” (A Boca), em julho de 1926 em artigo intitulado “A New History of Spiritualism” (Uma Nova História do Espiritismo), que também publicou declarações de outro famoso espírita inglês, Daniel Douglas Houme (todas estas informações foram bem documentadas no livro “Metapsíquica e Espiritismo” de Fernando M. Palmés – Vozes, Petrópolis, 1957, p. 329).

As asseverações do inglês Houme foram arrasadoras para o Espiritismo, quando em referência a Allan Kardec, afirmou que não acreditava em uma doutrina formulada por alguém que nem médium era. Houme também afirmou que o “Livro dos Espíritos” não possuía qualquer valor, pois refletia apenas os pensamentos do seu próprio autor e não a opinião dos espíritos.

Em seu livro “Lights and Shadows of Spiritualism” (Luzes e Sombras do Espiritualismo), conta sobre seu diálogo com o Conde Dunraven, quando inesperadamente passou a receber uma mensagem telepática de Allan Kardec confessando que estava arrependido de ter formulado a doutrina espírita. Posteriormente descobriu-se que Houme “recebeu” aquela mensagem no mesmo dia da morte de Kardec. Interessante, não?

Mas, não pára por aí. Arthur Conan Doyle, um clássico escritor de origem espírita em sua obra “História do Espiritismo”, um livro extremamente aceito pelos espíritas brasileiros e de todo mundo, entre outras opiniões contrárias à reencarnação, cita uma impactante e irônica argumentação de Douglas Houme, combatente da reencarnação (pp. 398-399):

“Encontro muita gente que é reencarnacionista e tive o prazer de encontrar pelo menos doze que tinham sido Maria Antonieta, seis ou sete tinham sido Mary Rainha da Escócia; um bando de Luiz e outros reis; cerca de vinte Alexandre, o Grande. Mas não encontrei ninguém que tivesse sido um simples John Smith. E vos peço que, se o encontrardes, guardai-o como uma curiosidade”

Realmente muito interessante. Por que, em sua maioria, os depoimentos sobre vidas passadas aparentemente “revelam” que as pessoas foram apenas personagens ilustres e bem sucedidas da história? Nunca se ouve alguém relatar que foi em vidas passadas um humilde camponês ou que foi um criminoso, por exemplo.

Bem, após observar que milhares de “espíritos” vindos do além túmulo utilizavam inúmeros médiuns para protestar contra a reencarnação, eis as conclusivas declarações de William Howitt (p. 397), que se encontra entre os pioneiros do espiritismo inglês (declarações contidas neste mesmo livro que citamos acima):

“...se a reencarnação for uma verdade, lamentável e repelente como é, deve ter havido milhões de espíritas, que, ao entrarem no outro mundo, em vão terão procurado os seus parentes, os filhos, os amigos...Já teria chegado a nós esse sussurro de milhares, de dezenas de milhares de espíritos comunicantes? Nunca. Podemos, portanto, só nesse campo, considerar falso o dogma da reencarnação como o inferno do qual ele brotou”

Mais uma interessante refutação à reencarnação. Se ela fosse verdade, seria desastroso para as famílias e círculos de amizades jamais poderem se reencontrar, pois alguns teriam se reencarnado, outros “avançado” para mundos mais evoluídos, e assim por diante.

Ainda no mesmo livro, Conan Doyle cita o espírita Alexander Aksakof (p. 398):

“É claro que a propagação dessa doutrina por Kardec foi matéria de forte predileção. De início, a reencarnação não foi apresentada como objeto de estudo, mas como um dogma. Para o sustentar, recorrem com freqüência a escritos de médiuns, que, como bem sabemos, facilmente se submetem a influências de idéias preconcebidas. E o espiritismo as produziu em profusão. Enquanto que, através de médiuns de efeitos físicos, não só as comunicações são mais objetivas, mas sempre contrárias à doutrina da reencarnação”

Na época na qual “O Livro dos Espíritos” foi publicado na Inglaterra, parte da mídia e a maior parte dos espíritas anglo-saxões foram contrários a esta obra de Kardec, até mesmo se portando com uma linguagem ofensiva. E foi por ocasião do Congresso Espírita Internacional de Liege, de 26 a 29 de agosto de 1923 que as divergências entre os espíritas quanto à reencarnação se tornaram mais evidentes. Um dos mais influentes espíritas, M. Drouville explicou o motivo de sua descrença na reencarnação:

“Em geral se diz que a reencarnação é uma lei graças à qual o espírito evolui, eleva-se, expiando as faltas cometidas em existências anteriores. Agora, o que eu queria saber é o seguinte: por que o espírito teria necessidade da matéria para evoluir e elevar-se (falo do espiritismo consciente); e sobretudo, como pode ser admitido por alguns que, não havendo recordação do passado, seja possível uma expiação? Esta última dificuldade sempre chamou a minha atenção. Se não há recordação, isto é, se o Eu consciente passado não existe, então o Eu atual de fato não tem relação nenhuma com o passado e, por conseguinte, não pode pagar pecados”.

Já em relação aos espíritas norte-americanos, a grande dificuldade encontrada por eles diante da reencarnação é devido ao enorme preconceito de raças predominante nos Estados Unidos. Dificilmente algum espírita racista daquele país vai aceitar que a sua alma já reencarnou ou reencarnará em um corpo de uma pessoa de pela negra. Um grande absurdo.

Quantas divergências de opiniões entre espíritas renomados justamente com relação à principal doutrina espírita: a reencarnação!! Bem que o Senhor Jesus havia advertido:

“...todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e toda cidade, ou casa, dividida contra si mesma, não subsistirá...” (Mateus 12:25)

Que Deus abençoe a todos os espíritas e que eles venham a conhecer a Verdade que pode libertar e conduzir ao Pai Celeste e à vida eterna: Jesus Cristo (João 8:31-36; 14:6).

__________________________________________
NOTA BIBLIOGRÁFICA: Fatos extraídos do livro “Porque Deus condena o Espiritismo”, de Jefferson Magno Costa – CPAD, Casa Publicadora das Assembléias de Deus. 12ª ed., Rio de Janeiro.

18 comentários:

  1. Oi!Prezado do Site @prendei.

    Vocês continuam mentindo descaradamente, onde já se viu um Espírita negar a reencarnação, esse jamais foi Espírita e sim espírita, vão contar historinha de vocês para elefante dormir, ou pensa que nós Espíritas somos uns tolos quais vocês conseguem enganar com suas mentiras pueris? Vão inventar outra, pois aquele que não crer na reencarnação nunca foi um Espírita e nunca será.

    Um forte abraço, cheio de Paz e Luz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdoai,Ruy; eles não sabem o que fazem.Os autores citados acima, de onde tiraram que eram espíritas?Eram espiritualistas.
      O desconhecimento gera ignorância(de ignorar apenas).
      Poderiam se informar pela FEB antes de escrever algo para não apelarem assim, com tanto desconhecimento.
      Contemporâneos de Kardec ou que escrevem sobre o espiritismo não são espíritas.
      Conhecereis a verdade e ela vos libertará.Ou seja: lamentável a conduta.

      Excluir
  2. Prezado Ruy Freitas

    Graça e paz do Senhor Jesus a você e sua família.

    Primeiramente gostariamos de dizer que suas opiniões são e serão muito valiosas e bem-vindas.

    Em segundo lugar, em complemento às suas considerações, gostaríamos de salientar que em nenhum momento pretendemos desrespeitar e denegrir qualquer pessoa ou sua religião.

    Neste artigo em voga, nós tão somente publicamos informações muito bem documentadas de fatos que ocorreram dentro do Espiritismo há muitas décadas atrás, bem como, também o fazemos e faremos com as denominações protestantes e seus problemas.

    Afinal, existem muitas virtudes e muitos defeitos entre os adeptos das denominações religiosas, pois todos nós, seres humanos, somos cheios de virtudes, mas de defeitos também. Mas só Deus é perfeito, como você sabe tão bem quanto nós.

    Concordamos quando você afirma que se uma pessoa não crê na reencarnação não pode ser considerada um verdadeiro Espírita, da mesma forma que no protestantismo, acreditamos que quem não crê na salvação em Cristo, não pode ser considerado verdadeiramente convertido, por razões óbvias.

    Mais uma vez deixamos aqui a nossa admiração pelo grande zelo que vocês possuem em sua devoção religiosa, bem como a grande enfase dedicada aos estudos de suas doutrinas. Sem mencionar a imensa contribuição social e filantrópica.

    Tivemos contato durante muitos anos com um amigo de trabalho que é Espírita e sempre fomos muito amigos e sempre discutíamos amigavelmente nossos pontos de vista religiosos, mesmo sendo em grande parte discrepantes.

    Continuamos a sua disposição.

    Grande abraço.

    Deus o abençoe ricamente juntamente com sua família.

    Cláudio
    Blog APRENDEI / MCA

    ResponderExcluir
  3. Caros irmãos do Site @prendei,

    Como espírita, agradeço as suas referências elogiosas ao espiritismo com relação a contrubuição social e filantrópica da doutrina.Também quero dizer que tenho vários amigos e familiares cuja orientação religiosa é a mesma que a sua e com os quais sempre estabeleci uma relação de amizade e respeito, apesar de não possuirmos os mesmos pontos de vista, embora sejamos todos cristãos e irmãos, posto que todos somos filhos do Deus único.
    Apenas gostaria de sugerir que, doravante, vocês deixassem de se preocupar tanto com a doutrina espírita e a procurar nela erros principalmente partindo de declarações isoladas de pessoas que se dizem espíritas.
    Nesse artigo foram feitas algumas afirmações que tornam evidente o fato de que quem o escreveu tinha o claro intuito de atacar "O livro dos Espíritos"e ao codificador Allan Kardec com relação ao tema "pluralidade da existências" ou "reencarnação". A pergunta que faço é: porque tanta preocupação com esse tema? não estão vocês tão seguros de que "encarnamos" apenas uma vez?
    Também pergunto: aquele que escreveu esse artigo teria alguma vez lido o referido livro ou alguma das demais obras da codificação kardequiana?
    Ora, fica evidente que não leu quando coloca como argumento contra a reencarnação o fato de que "não havendo recordação do passado, seja possível uma expiação?". Se tivesse lido (com real interesse pelo assunto e sem a pré-disposição de não aceitar a reencarnação verificaria que no capítulo 5 do referido livro há uma exaustiva explicação sobre a pluralidade das existencias a qual alcança também esse tema e que o livro dos espíritos possui 1019 perguntas e respostas nas suas 354 páginas tratando dos diversos assuntos relacionados ao tema.
    Isso sem mencionar as demais obras da codificação onde seria possível encontrar respostas para esse tipo de dúvida.
    Jesus disse: "uma árvore boa não pode dar maus frutos, assim como bons frutos não podem proceder de uma árvore má" Examinem os frutos e conhecerão a natureza da árvore. Os frutos que o espiritismo dá são de ótima qualidade, a qual vocês disseram reonhecer, então, para que atacar uma doutrina como a nossa que apenas se preocupa em divulgar o evangelho?
    Fiquem na paz do mestre dos mestres, Jesus Cristo !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei mt d seu comentario. Não entend pq eles q se julg. tao religiosos,cristao natos julg. tnt sem conhecer a nossa doutrina,eles não sabem o conteudo dos livros nem mesmo do evangelho espirita e julga mesmo assim. q pena não é? fala tant d amor d respeito ao nosso proximo,eles não sabem oq dizem...sou feliz por ser espirita.creio q vc tb seja. mt paz mt luz hj e sempre

      Excluir
  4. "Santa" ignorancia, se todas as religiões pregassem o que o espiritismo prega, haveriam menos criticas e julgamentos e mais amor e caridade!

    ResponderExcluir
  5. Claudio , não tinha melhor dfinição de resposta que a sua, é por este motivo que siguo seu Blog.
    Como sempre repitimos, o "senhor Jesus" nos disse que temos o livre arbitrio, então que pensem o que quiser, mas primeiroteriam de ler o Livro dos Espirito.

    Abs.

    Cesario.

    ResponderExcluir
  6. Achei interessante a colocação:
    “Encontro muita gente que é reencarnacionista e tive o prazer de encontrar pelo menos doze que tinham sido Maria Antonieta, seis ou sete tinham sido Mary Rainha da Escócia; um bando de Luiz e outros reis; cerca de vinte Alexandre, o Grande. Mas não encontrei ninguém que tivesse sido um simples John Smith. E vos peço que, se o encontrardes, guardai-o como uma curiosidade”
    ...chega a ser hilário.
    Minha esposa sempre me diz que os amigos que tenho só estão do meu lado devida minha condição social; e que se eu fosse um simples trabalhador comum eles nem me comprimentariam. Realmente ela tem razão. Então onde quero chegar? Citações do porte daquela citação com certeza chamarão mais atenção ao público alvo que um simples 'eu fui um andarilho', pois infelizmente o ser humano em sua grande maioria valorizam apenas o nome e não o simples.
    Tive um amigo que desde sua infância, seguindo os passos da família, era um evangélico extremamente fervoroso, da igreja Batista, salvo engano e que pregava como um líder da sua igreja. Com o passar dos anos e sem motivo plausível, começou por furtar e logo se envolveu com roubo de carros a mão armada até que foi preso. Após solto, foi sequestrado, torturado e morto juntamente com seu comparsa tendo sido constatado por peritos que os dois foram decaptados ainda com vida. Este fato ocorreu a vários anos e ainda não acharam os culpados.
    Acho que como cristão não devo condenar a igreja batista pelo "desvio" e fim tão brutal de seu membro, afinal as pessoas têm o livre arbítrio para fazerem o que querem, inclusive falar mal ou negar sua prórpia religião. Acontece com todas, por isso o termo "me converti", "passei para", "agora sou", entre tantos outros.
    Não há motivos para disputas ou condenações. O intuito de toda religião é mostrar o verdadeiro caminho a um único Deus, nada mais.
    E por fim quero dizer que se tivermos dúvidas de como ser uma pessoa boa ou não fazer mal aos nossos irmãos em Cristo, basta não fazermos aos outros o que não gostariamos que eles nos fizessem. Esse será um grande passo para seguirmos no caminho que nos conduzirá a Deus.

    Abraços fraternos e que Deus abençoe a todos.

    Alexander Ribeiro

    ResponderExcluir
  7. Thammy Maia (Espírita com muiiiiito orgulho)


    Engraçado... Já li varias vezes o livro Historia do espiritismo e nunca encontrei o que você cita em seus relatos a cima.
    Espiritismo é ciência e religião, entendo que fica difícil pra alguns ignorantes compreender do que ela realmente se trata. Cada um segue a religiao que quer, e não é isso que o classifica ignorante, mas sim o fato da pessoa denegrir uma religião tao respeitada como o Espiritismo, sem se quer realmente conferir as fontes que diz usar para blasfemar aqui, então aproveito e finalizo usando a sua frase:

    Que Deus abençoe a todos vocês desocupados e que venham a conhecer a Verdade que pode libertar e conduzir ao Pai Celeste o trabalho que gera a ocupação, assim não os fazendo perder tempo postando besteiras...

    ResponderExcluir
  8. EVANGÉLICO DE VERDADE NÃO FICA CRITICANDO A RELIGIÃO DOS OUTROS. ESTUDE MAIS E PARE DE REPARAR NAS CRENÇAS DOS OUTROS E ORE POR ELES, ASSIM VOCÊ SERÁ ABENÇOADO.

    ResponderExcluir
  9. Tenham como base a biblia sagrada, é o unico livro que nos ensina o verdadeiro sentido da vida Jesus deu a vida por todos nós. So´ele pagou o preço de sangué pelos nossos pecados! O que ele quer de nós, é que sejamos obidientes e siga sua verdade Jesus Cristo é o unico caminho que nos leva a salvação. Uma boa tarde e a Paz do Senhor a todos, independente de religião.

    ResponderExcluir
  10. Deturparam tudo.

    Por exemplo, na declaração de D D Home (398-399), porquê não colocaram o texto em seu inteiro teor?
    "Comentando o artigo de Aksakof, D D Home deu um impulso à fase de crença à reencarnação. Diz ele..."
    Quem combate o espiritismo, combate ao Cristo!
    Hipócritas!

    ResponderExcluir
  11. SOU ESPIRITA A ALGUM TEMPO EU CREIO QUE EXISTE A REENCARNAÇÃO, MÁS PARA POUCOS E MUITOS NÃO PODEM REENCARNAR MESMO, É TRISTE MÁS É VERDADE, DIGO ISTO DEVIDO A GRANDE POPULAÇÃO DA TERRA QUE ALGUNS SECULOS ATRAS ERA UM TERÇO DO QUE É HOJE E AONDE ESTAVAM ESTE DOIS TERÇOS DE ESPIRITOS DA POPULAÇÃO DE HOJE?, EU JÁ TIVE UMA CONVERSA COM UM ESPIRITO E PERGUNTEI SE ELE IRIA REENCARNAR DE NOVO E ELE DISSE NÃO TINHA PERMISSÃO PARA VOLTAR, FIQUEI MEIO INQUIETO COM A SUA RESPOSTA, DAI ENTÃO COMECEI A PRESTAR ATENÇÃO EM TUDO AO MEU REDOR E NA PRÓPRIA RELIGIÃO ESPIRITA QUE NÃO TEM RESPOSTA PARA TODAS AS PERGUNTAS FEITA POR NÓS QUE AMAMOS MUITO ESTE CAMINHO POR PARECER O MAIS CORRETO DO OS OUTROS, MÁS INFELIZMENTE DEIXA MUITO A DESEJAR.
    EU ACREDITO NAS ENTIDADES ESPIRITUAIS QUE NOS ACOMPANHA E NOS PROTEGE, MÁS TAMBÉM NÃO PODEM REENCARNAR MÁS QUEREM SER ÚTEIS A NÓS ENCARNADOS POIS ESTAMOS CEGOS COM NOSSAS MISSÕES AQUI NA TERRA, GOSTARIA DE DESCREVER MAIS SOBRE O ASSUNTOS MÁS É MUITA COISA PARA ESCREVER, OK.

    ResponderExcluir
  12. QUANTA FALTA DE INFORMAÇAO. Um verdadeirO cristao NÃO JULGA NÃO CONDENA,NÃO ATIRA PEDRA. ou sera q na biblia d vcs nao ta esta escrito isso:"aquele q tiver sem pecado atire a 1 pedra" Não julgue sem antes conhecer a doutrina de Kardec. Cristao q é cristao deve lembrar sempre disso, antes d fica julgand a religião dos outros etc...antes d condenar busque informacao nunca esqueça: UM VERDADEIRO ESPIRITA NAO NEGA REENCARNAÇAO, E JAMAIS DEIXARA DE SER ESPIRITA.SE NEGAR OU SE DEIXAR DE SER...OU SE CONDENAR ALGUEM,ELE NAO É ESPIRITA. lEMMBRAM?..." AMAI UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI"...KARDEC EM SEUS LIVROS NAO NOS DEIXA ESQUECER ISSO.(KARDEC OBRIGADO!ASS: Rose )

    ResponderExcluir
  13. Voces são tao religiosos tao cristao e pq nao postaram meu comentario? realidade doi não é verdade? e como diz nosso amigo augusto: EVANGÉLICO DE VERDADE NÃO FICA CRITICANDO A RELIGIÃO DOS OUTROS. ESTUDE MAIS E PARE DE REPARAR NAS CRENÇAS DOS OUTROS E ORE POR ELES, ASSIM VOCÊ SERÁ ABENÇOADOleia mais se informem. Mt paz e mt luz a tds vcs do site q DEUS ajude vcs a terem forcas p se informar,ler mais antes d condenar . se na sua igreja nao ensina isso no kardecismo ensina vai la...vcs seram bm vindos e nao serao julgads .(ass:rose)

    ResponderExcluir
  14. Senhores,

    Sempre encontraremos pessoas que concordam com nossos pontos de vista e os que não concordam também.
    Devemos respeitar de toda a forma possível todos os irmãos que temos, indiferente de que eles acreditem em "a" ou "b".
    A nós que cremos na reencarnação não devemos/precisamos provar a ninguém o porque do que fazemos.
    Da mesma forma, os irmãos que não creem no que acreditamos tem todo direito de fazer de sua vida (carnal e espiritual) o que lhes bem entender, uma vez que o livre-arbitrío é dado a cada um de nós como uma pedra precisosa e delicada que cuidaremos por todas as nossas gerações.
    Convido-os (indiferente de religiõws ou não) a elevar seu pensamento à Jesus e mentalizar bons sentimentos e boas energias pois é disto que todos (novamnte, indiferente de religiões) que nosso undo precisa.
    Aos que creem no Kardecismo, sabem que não precisamos em momento algum provar o porque de acreditarmos nisto (como numa alusória ridícula, o satânico também tem seus motivos), pois, simplesmente acreditamos.

    Dentro do Kardecismo sabemos o porque passamos por "N" problemas em nossa vida.

    Uma frase para reflexão de todos: "Não queira mudar o mundo sem antes arrumar o seu quarto".

    Aos Kardecistas, Evangélicos, Nômades, Católios e outras que por ventura apareçam:

    "Nosso senhor Jesus Cristo nos prepara para cada pergunta que a vida nos faça. Para cada ação há uma reação e não podemo-nos livrar dela. Que a cada dia nosso espírito evolua, sem discussão e sem pervarença, respeitando a cada um dos nossos irmão como se fossem de nossa própria carne. Que assim seja".

    Abraços a todos e um ótimo 2012.

    José Carlos Lima
    jose.carlos@mail.com

    ResponderExcluir
  15. O próprio autor do texto afirma que existem igrejas que se dizem evangélicas, mas que pregam coisas que vão de encontro ao protestantismo. Logo, é racional que chegamos a conclusão de que isso acontece também no espiritismo.
    Nunca ouvi falar do citado médium inglês, mas, provavelmente, poderia estar sofrendo obsessão, recebendo mensagens de espíritos sofredores ou, até mesmo, mentindo.
    Como disseram em um dos comentários, são fatos isolados e não provam nada.

    ResponderExcluir
  16. O problema é que a palavra Espiritismo acabou se generalizando e o espiritualismo inglês foi e ainda é confundido por muitos com o Espiritismo. Verificamos esse engano no próprio texto: “Essas declarações foram publicadas na revista inglesa “The Mouth” (A Boca), em julho de 1926 em artigo intitulado “A New History of Spiritualism” (Uma Nova História do Espiritismo)”. Spiritualism é Espiritualismo, não Espiritismo.
    Disso resulta que os espiritualistas ingleses não aceitam a reencarnação, que é totalmente aceito pelo Espiritismo. Desse modo, não há controvérsias sobre o assunto dentro do Espiritismo. Sabemos que os espíritos são apenas pessoas despojadas do corpo físico e que muitas vezes não têm conhecimentos maiores que os homens. Uns são bastante instruídos e outros não. Uns criam seus sistemas baseados em suas convicções particulares e outros mais evoluídos só fazem afirmações racionais fazendo questão de colocarem suas ideias sob o crivo da lógica dos homens de escol, como aconteceu com Kardec.

    ResponderExcluir