sábado, 27 de março de 2010

DOUTRINAS RELIGIOSAS ANALISADAS À LUZ DA BÍBLIA

“Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.” (Provérbios 30:5-6).


DOUTRINAS RELIGIOSAS QUE POSSUEM RESPALDO BÍBLICO

A EXISTÊNCIA DE UM ÚNICO DEUS

Algumas religiões, não todas, pregam que o Deus Criador é único, que não há outros deuses.

A Bíblia afirma:

“Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais e me creiais e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador” (Isaías 43:10-11; vejam Deuteronômio 6:4; 1º Reis 8:60; 1ª Timóteo 1:17; Tiago 2:19; Judas 25).

AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO

Todas as religiões pregam o amor a Deus e a caridade, o amor ao próximo.

A Bíblia afirma:

“Mestre, qual é o grande mandamento da lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22:36-39; vejam Levítico 19:18; Deuteronômio 6:5; Gálatas 5:14)

A EXISTÊNCIA DO MUNDO ESPIRITUAL

Todas as religiões, de uma forma ou de outra, pregam a existência de um mundo espiritual e de seres que o habitam, umas crêem em anjos e demônios, outras em duendes e fadas, outras em espíritos desencarnados.

A Bíblia afirma:

“Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” (João 4:24); “O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós” (João 14:17); Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés? Não são todos eles espíritos ministradores enviados para serviço, a favor dos que hão de herdar a salvação?” (Hebreus 1:13-14); “Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e, sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Efésios 6:12).

O JUÍZO FINAL

Algumas religiões, não todas, acreditam na existência do juízo final, quando Deus irá julgar as atitudes que os seres humanos tiveram durante sua existência.

A Bíblia afirma:

“Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então se abriram livros. Ainda outro livro, o livro da vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras” (Apocalipse 20:12- 13; vejam Romanos 14:10-12; 2ª Coríntios 5:10).

______________________________________________
DOUTRINAS RELIGIOSAS QUE NÃO POSSUEM RESPALDO BÍBLICO

ADORAÇÃO DE IMAGENS / POLITEÍSMO

Algumas religiões, não todas, possuem imagens de escultura diante das quais se prostram e fazem as suas orações.

A Bíblia afirma:

“Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem em baixo da terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR teu Deus, Deus zeloso” (Êxodo 20:3-5b; ARA; vejam Levítico 26:1 e Deuteronômio 4:15-18; 27:15); “Por que diriam as nações: onde está o Deus deles? Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de homems. Têm boca, e não falam; têm olhos, e não vêem; têm ouvidos, e não ouvem; têm nariz, e não cheiram. Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta” (Salmos 115:2,4-7; ARA; vejam Jeremias 16:20; 51:17; Daniel 5:22-23; 1ª Pedro 4:3); “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas; nem é servido por mãos humanas, como se de alguma cousa precisasse, pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais. Sendo, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata, ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem”. (Atos 17:24-25,29; ARA).

RELATIVISMO / UNIVERSALISMO

Algumas religiões, não todas, afirmam que não existe uma verdade absoluta, cada uma tem o seu próprio salvador, seu próprio mediador infalível com Deus e independentemente dele, todos podem ser salvos.

A Bíblia afirma:

"Respondeu-lhes Jesus: Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6; ARA); “Porque, por ele [Jesus], ambos [judeus e gentios] temos acesso ao Pai em um Espírito” (Efésios 2:18; ARA) [citações nossas entre colchetes]; “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1ª Timóteo 2:5; ARA); “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dados entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4:12; ARA); “Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo" (1ª Coríntios 3:11; ARA).

HOMOSSEXUALISMO

Algumas religiões, não todas, de uma certa forma aprovam a união conjugal entre pessoas do mesmo sexo.

A Bíblia afirma:

"Com homem não te deitarás, como se fosse mulher: é abominação” (Levítico 18:22; ARA; vejam 20:13); “...porque até as suas mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas, por outro contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo em si mesmos a merecida punição do seu erro” (Romanos 1:26b-27; ARA; vejam Gênesis 2:24; 19:4-5; Mateus 5:17-18; 1ª Coríntios 6:9-10; 1ª Timóteo 1:9-10; Efésios 5:31).

CONSULTA AOS MORTOS (NECROMANCIA)

Algumas religiões, não todas, pregam a consulta aos mortos, o culto aos antepassados, acreditando, assim, que os mortos podem ser ouvidos.

A Bíblia afirma:

"...acaso não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?” (Isaías 8:19b); “Não vos voltareis para os necromantes, nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles: Eu sou o SENHOR vosso Deus” (Levítico 19:31; ARA; vejam 20:6); “Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR” (Deuteronômio 18:10-12b; ARA).

SEGUNDA CHANCE DE SALVAÇÃO APÓS A MORTE

Algumas religiões, não todas, acreditam que a alma humana renasce em outras vidas sucessivas vezes até chegar em um estágio de perfeição, outras acreditam que ela permanece em um estágio intermediário até pagar pelos seus pecados (reencarnação, purgatório, etc.).

A Bíblia afirma:

“...aos homens está ordenado morrerem uma só vez e, depois, disto, o juízo” (Hebreus 9:27; ARA; vejam Lucas 16:19-31); “E acrescentou [o ladrão arrependido]: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade, em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso” (Lucas 23:42-43; ARA). [observação entre colchetes de nossa parte]

PANTEÍSMO / ANIMISMO

Algumas religiões, não todas, acreditam que Deus não é um ser pessoal, na verdade Ele está na natureza. Essas religiões adoram a natureza por isso. Para elas, a natureza não proclama a glória do seu Criador, Deus, a natureza é o seu deus.

A Bíblia afirma:

"Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos” (Salmos 19:1; ARA); “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas” (Romanos 1:20a; ARA).

ANTROPOCENTRISMO / GNOSTICISMO

Algumas “religiões”, não todas, exaltam o ser humano como sendo um deus, ou seja, para elas o ser humano não precisa de Deus, ele é totalmente bom e pode alcançar um nível de divindade.

A Bíblia afirma:

“...porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2:13; ARA); “...não que por nós mesmos sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus” (2ª Coríntios 3:5; ARA); “...porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” (Romanos 3:22b-24; ARA; vejam Jeremias 17:5-10; Eclesiastes 7:20).

2 comentários:

  1. aaaaaaaaaaaaaaaaaaatttttttttttttttttttttttaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  2. VERDADE MESMO...DEUS O ABENÇOE

    ResponderExcluir