sábado, 26 de dezembro de 2009

DEFENDENDO A ORTODOXIA BÍBLICA E RESPEITANDO AS RELIGIÕES E SEITAS

DEFENDENDO A ORTODOXIA BÍBLICA

Estaremos neste espaço sempre balizados pela ortodoxia bíblica, ou seja, primando pela fundamentação na sã doutrina bíblica, defendida pela reforma protestante e seus princípios, que parecem atualmente estar sendo esquecidos e ignorados em muitos segmentos chamados cristãos.

Aqui nós iremos defender a Palavra de Deus, revelada nas Escrituras Sagradas, A Bíblia, sempre com respeito e amor cristão. E, onde as denominações religiosas, quaisquer que forem, estiverem em desacordo com o texto sagrado, este comportamento poderá ser demonstrado como equivocado. Evidentemente muitas vezes por questão de ética não iremos expor o nome da denominação, mas apenas a atitude equivocada.

Não defenderemos uma religião ou denominação específica, como sendo a dona da verdade, mas defenderemos a fé cristã protestante alicerçada na Pessoa do Senhor Jesus Cristo. E até mesmo comportamentos equivocados da igreja evangélica serão comentados à luz da Bíblia.

Aliás, todos nós que seguimos os ensinamentos do Mestre dos mestres, Jesus Cristo, ou aqueles que seguem outros líderes religiosos, todos nós somos suscetíveis a falhar em vários momentos da vida. Mesmo sendo honestos e sinceros, podemos estar, quando provados à luz da Bíblia Sagrada, sinceramente enganados.

Mas, por que a Bíblia? Por que falar tanto dela e fazer passar pelos seus critérios tudo aquilo que pensamos? A resposta estará em todos os nossos artigos que especificamente defenderem a perfeiçao da Palavra de Deus, que, por sua vez, não contém erros e nem contradições, e muito menos fábulas ou lendas, mas é inteiramente digna de confiança, pois foi o Deus perfeito quem a ditou e a preservou durante séculos e séculos.

Veremos que esta declaração acima não se baseia apenas em nossa fé, mas até mesmo as ciências se curvam diante da Palavra de Deus.

PRIORIZANDO O RESPEITO PELOS ADEPTOS DAS DEMAIS RELIGIÕES E DAS SEITAS

Estaremos sempre primando também pelo respeito a quem quer que seja, seja de qualquer denominação ou religião, jamais iremos evidentemente faltar com o respeito com tais entidades religiosas. Mas, obedecendo ao mandamento de amar ao próximo e falar a verdade em amor que a Bíblia nos ensina, não poderemos omitir a verdade contida nas Escrituras, deixando tantas pessoas zelosas e honestas, mas sinceramente enganadas em seus conceitos à respeito da Bíblia, à respeito da vida, do futuro e do próprio Deus.

Sempre lembrando que ninguém é perfeito, sempre olhando para as nossas próprias falhas e limitações antes de tudo. Sem esquecer que todos nós, a partir deste que vos escreve, devemos estar constantemente aprendendo de Deus, pois Sua Palavra sempre tem muitas lições para nos ensinar e que todos nós somos pecadores e carecemos da glória de Deus.

E lembrando também que A Verdade é Jesus Cristo e Sua Palavra e não uma religião ou denominação específica. É de vital importância ressaltarmos que não teremos jamais neste espaço virtual a intenção de denegrimos ou desrespeitarmos nenhuma pessoa, seja de qual religião ou denominação religiosa ela for.

Deus e Sua Palavra são perfeitos, mas, nós, seres humanos não somos. Não temos entre nós super heróis perfeitos e eternos, todos precisamos de Jesus Cristo, que é perfeito e nunca pecou ou cometeu erros. Ele é o nosso modelo, nosso exemplo máximo.

Muitos líderes religiosos são dignos de admiração e respeito, sejam eles do protestantismo, do catolicismo, do espiritismo, do hinduismo, do mormonismo, do islamismo, do budismo, das religiões africanas, etc. Todos eles tiveram (ou têm) lições verdadeiras para ensinar. Todos eles foram (ou são) zelosos e honestos em suas atitudes e sua devoção a Deus, mas todos eles eram (ou são), incluindo os líderes da reforma protestante, falhos seres humanos como nós. Até mesmo os discípulos e apóstolos do Senhor Jesus cometeram erros, pois também careciam do Mestre para guiá-los.

Não iremos apenas citar a Bíblia, citaremos também os demais livros religiosos como o Alcorão, o Livro de Mórmon, o Evangelho Segundo o Espiritismo, entre outros, mas não como suprema autoridade inspirada e inerrante como a Bíblia, mas apenas como fontes importantes de estudo comparativo e conhecimento de outros segmentos religiosos. Estes livros possuem muitas declarações verdadeiras, mas em muitos aspectos fundamentais da fé cristã protestante, discordam totalmente da Bíblia, que sempre será a "luz para os nossos caminhos".

VERSÍCULOS QUE FORMAM O ALICERCE DESTE BLOG E AS SUAS FINALIDADES:

NOSSO VERSÍCULO BASE

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." (Mt 11:28-29; ACF).

EXAMINAR AS ESCRITURAS DIARIAMENTE

"Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo." (Atos 17:11).

COMPARTILHAR OS DONS E A FÉ

"Anseio vê-los, a fim de que compartilhar com vocês algum dom espiritual, para fortalecê-los, isto é, para que eu e vocês sejamos mutuamente encorajados pela fé." (Romanos 1:11-12)

PREGAR A VERDADE SEM DISTORÇÕES

"Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano, nem torcemos a palavra de Deus. Ao contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus." (2 Coríntios 4:1-2).

COMO LUZ DO MUNDO EXPOR À LUZ AS OBRAS DAS TREVAS COM BONDADE, JUSTIÇA E VERDADE

"Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor. Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz." (Efésios 5:8-11).

DIVULGAR E DEFENDER COM PREPARO E MANSIDÃO A SÃ DOUTRINA, O EVANGELHO PURO DE SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO, VISANDO RESGATAR PESSOAS DESVIADAS DA VERDADE

"Você, porém, fale o que está de acordo com a sã doutrina." (Tito 2:1).

"Retenha, com fé e amor em Cristo Jesus, o modelo da sã doutrina que você ouviu de mim." (2 Timóteo 1:13).

"Sabemos que a Lei e boa, se alguém a usa de maneira adequada. Também sabemos que ela não é feita para o justo, mas para [...] todo aquele que se opõem à sã doutrina. Esta sã doutrina se vê no glorioso evangelho que me foi confiado, o evangelho do Deus bendito [...] Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores." (1 Timóteo 1:8-9b,11,15a).

"Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade, é orgulhoso e nada entende." (1 Timóteo 6:3).

"...e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela." (Tito 1:9).

"Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica, sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõem a vocês." (Filipenses 1:27-28a).

"Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade, para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do Diabo; que os aprisionou para fazerem a sua vontade." (2 Timóteo 2:24-26).

"Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus." (2 Coríntios 4:3-4).

"Antes, santifiquem a Cristo como Senhor em seu coração. Estejam preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando a boa consciência." (1 Pedro 3:15-16a).

"Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um." (Colossenses 4:5-6).

"Por isso, é preciso que prestemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos." (Hebreus 2:1).

Que Deus nos abençoe ricamente. Amém.

3 comentários:

  1. Fico preocupado com o Ministério Cristão Apologético. Se é cristão, faz-se necessário rever seus fundamentos. Se apologético, considerar o sentido de apologético, e, finalmente, se ministério em que sentido o é. Devemos separar o que é ensino para a Igreja (com letra maiúscula, por se tratar não de denominação) de Cristo, no sentido das orientações que são dadas aos membros da mesma para seu relacionamento no interior da igreja (entenda-se interior, não como dentro das quatro paredes de um templo, mas no meio do relacionamento social do corpo de Cristo). Outras são as orientações que devemos seguir no relacionamento com o mundo pecador, morto nos seus delitos e pecados, em que jaz o maligno e seus seguidores (não salvos). Devemos distinguir os pecadores salvos, novas criaturas, morada do Espírito Santo de Deus, lavados pelo sangue de Cristo. Também aqui devemos considerar os nossos irmão em Cristo que por ensino deficiente ou negligência seguem um evangelho que não é o Evangelho bíblico, pelos quais devemos orar e por todos os meios tratar de corrigí-los com ensino sadio da Palavra, doutrina-los e encaminha-los no Caminho que é Cristo, o Salvador e Senhor da Igreja. Não confundir respeito pela pessoa humana, com concordância com doutrinas ou filosofias por muito que seus líderes sejam ou tenham expressão intelectual, mesmo que nos pareçam brilhantes do ponto de vista intelectual. Não busquemos beber em cisternas cujas águas estão contaminadas, por muito que tenham apenas umas gotinhas minúsculas de veneno doutrinário, filosófico porque não passam de pensamentos humanos despidos de qualquer conteúdo que possa comunicar vida, como o faz a Bíblia, fonte única de fé e prática. Pergunto: como é que um morto espiritual, alheio à vida de Deus, sem a iluminação do Espírito Santo de Deus, não regenerado e nem lavado no sangue precioso de Cristo pode me inspirar a amar e servir meu Senhor? Pode por acaso um cego conduzir outro cego, ou por ventura poderá um morto dirigir ou ensinar um vivo que já foi iluminado pelo Espírito de Deus na Sua Palavra, a Bíblia? Que os filhos de Deus somos pecadores é bem verdade, porém todos estes são declarados santos perante Deus, pelo próprio Deus. Todos estes agora tem ousadia para entrarem no santo do santo pelo vivo caminho que Cristo abriu para eles. Pergunto: que pode acrescentar a doutrina espírita, a budista, ou qualquer outra doutrina ou filosofia humana à vida de um cristão, seguidor de Cristo, salvo por Ele, cuja vida se pauta pela Bíblia? Pode a inteligência humana sem Cristo ser considerada mérito suficiente para servir de bom exemplo para o povo de Deus? Basta ler a Carta aos Hebreus para encontrar exemplos a ser seguidos se assim o desejarmos, ou mesmo nas fileiras do povo de Deus na atualidade, assim como no passado que verdadeiramente são dignos de ser imitados na sua fidelidade e dedicação ao nosso Deus e Pai. Que amaram e amam a Jesus Cristo! A recomendação bíblica é sempre estar preparados para dar razão da nossa fé, a todo aquele que nos indagar a razão do nosso procedimento, e fé. Devemos pregar em tempo e fora de tempo. Chamar os pecadores ao arrependimento, confiando em que o Espírito Santo é quem convence do pecado da justiça e do juízo, porque o mundo não crê em Cristo como o Filho de Deus, como o Salvador e o Senhor da parte de Deus o Pai. Fiquemos expostos ao ensino bíblico de fato e de verdade para que o nosso ensino, testemunho e pregação não fujam da verdade bíblica!!!

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz prezado irmão Alejandro

    Obrigado pelas suas preciosas considerações.

    Apenas desejo ressaltar que, ao nosso ver, não existe motivo para se preocupar com o nosso ministério e seu modo de agir, na proporção como o sr. afirmou. Não estou dizendo que somos perfeitos, pelo contrário.

    Digo isso porque, pelo menos aparentemente, todas as suas considerações sobre as doutrinas cristãs convergiram totalmente com o nosso modo de pensar e agir, nada nos pareceu contradizer os ensinos bíblicos. Tudo indica que cremos nas mesmas coisas e pensamos do mesmo modo.

    Solicito, por gentileza, que, se em algum momento o sr. verificou alguma consideração ou ensino de nossa parte que porventura estejam equivocados em relação à Bíblia, que nos aprensente os mesmos, pois em seus comentários não ficou visivelmente claro qual a real razão colocar em questionamento se somos um ministério, se somos apologéticos ou até mesmo cristãos.

    Apenas ressalto para encerrar que, quando afirmamos que respeitaremos as diversas ramificações religiosas e as seitas, jamais queremos dizer que iremos coadunar com suas doutrinas quando elas forem contra as Escrituras Sagradas.

    Estamos simplesmente, em casos como este, tendo mansidão e respeito ao pregar a Verdade que é Cristo e lembrando que os adeptos de outras religiões são dignos de respeito e sua inteligência e caráter jamais devem ser subestimados apenas por discordarem de nós, por não seguirem a Verdade.

    Aliás, muitos ensinos que eles pregam (e praticam muitas vezes mais do que os evangélicos) como o amor ao próximo, entre outros, são verdadeiros, não podemos afirmar categoricamente que TUDO, sem exceção, que eles pregam, é mentira.

    Grande abraço e que Deus o abençoe ricamente.

    Em Cristo

    Cláudio
    blog APRENDEI / MCA

    ResponderExcluir
  3. Irmão Cláudio, >>talvez< ele esteja falando especificamente do blog MCA. Visto que o ‘Aprendei’ ficou mais com os assuntos teológicos e devocionais, talvez a dureza que tenho tratado os ensinos das seitas e seu espírito mentiroso, leve as pessoas acharem que somos mais duros do que deveríamos.

    Pedimos desculpas se existe ‘força’ demais em algumas postagens, mas elas são necessárias diante do perigo eterno colocado pela heresia.
    As postagens no MCA são identificadas, para que as pessoas notem que vc tem um estilo diferente do meu, mas estamos no mesmo trabalho. O Aprendei divulga estudos de caráter doutrinário, o trabalho sobre a Trindade por exemplo é singular. A outra face da moeda, o MCA, divaga no que as seitas tem distorcido, nesse momento trabalhos com firmeza.
    Caso esteja falando do Aprendei, entendo que ele foi >>totalmente ilegítimo<.

    ResponderExcluir