segunda-feira, 1 de agosto de 2011

SALMO 119

Qual o tamanho da nossa alegria em conhecer e meditar na Palavra de Deus? Quanto de nosso tempo e de nossa agenda "apertada" estaria disponível para essa finalidade?

Quantas vezes os pregadores não mencionam, ironicamente ou não, o Salmo 119 no início de suas mensagens (pelo fato de ser não apenas o maior salmo, mas o capítulo mais extenso de toda a Bíblia com 176 versículos), em alusão à uma possível demora no tempo que essa pregação irá durar com frases do tipo: "Hoje eu vou pregar sobre o Salmo 119" ou "Vamos abrir a Bíblia no Salmo 119"?

E o público que o ouve sorri ou até ri desta situação como se estivesse sentiindo um certo alívio, o que certamente ocorreria ao contrário se a referência fosse ao Salmo 117 que é o mais curto, apenas com dois versículos.

Mas, quantos de nós conhecem realmente o Salmo 119? Quantos destes 176 versículos são conhecidos por nós? Se mencionamos o Salmo 23, certamente o mais conhecido, praticamente todos sabem dizer pelo menos o primeiro versículo.

Se mencionamos o Salmo 150, muitos saberão recitar o último versículo.

Mas, existem pelo menos três versículos muito conhecidos e ensinados nas Escolas Bíblicas Dominicais para alunos desde os mais novos aos mais idosos:

"Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra" (v. 9);


"Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti." (v. 11);

"A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho" (v. 105).

Independente da versão, analisando e interpretando esses três versículos poderiam formar uma espécie de resumo do Salmo, tendo como o tema "o caminho da santidade através da Palavra de Deus".

Mas vamos verificar que, mesmo sem distanciar muito desta possível mensagem central, o Salmo 119 tem muito mais a nos ensinar.

Aliás, ao ver o título deste artigo que o assunto era sobre este salmo, qual foi sua reação?

Vejamos as considerações sobre este salmo em questão, sua origem, seu autor, sua mensagem, extraídos da Bíblia de Estudo NVI:

"Meditação devocional sobre a palavra de Deus. O autor era um israelita de piedade exemplar (provavelmente pós-exílico) que 1) tinha devoção apaixonada à palavra de Deus como a palavra da vida; 2) reconhecia,  porém, com humildade, como seu coração e vida andavam errantes;  3) conhecia ador - mas também os frutos - da disciplina corretiva de Deus; e 4) sofrera muita coisa nas mãos dos que, com arrogância, desrespeitavam a palavra de Deus e faziam do salmista o alvo da sua hostilidade, ridiculariza e calúnia. É possível que fosse um sacerdote (....)" (Bíblia de Estudo NVI, nota de rodapé, pp. 1016-1017).

No Portal Angels, de origem secular esotérica, que lida inclusive com horóscopo, vemos as seguintes considerações:

"Salmo 119 - Salmo especial para louvar ao Senhor e para a realização de todos os seus sonhos no campo do amor, do trabalho e das finanças."  (http://www.portalangels.com/salmo119.htm)
 
Diferentemente, no site "Meditar dia e noite", de origem protestante, lemos inclusive:
 
"O assunto principal dele é sobre a lei de Deus. Neste Salmo aprendemos que o que nos deixa sábios e santificados é a palavra de Deus. Ao longo dos versos vemos como o salmista amava os mandamentos do Senhor e como ele encontrava a força e a sabedoria necessária para sua vida através das escrituras. Ler este salmo nos causa constrangimento, pois vemos alguém que meditava dia e noite nos mandamentos de Deus e os tinha como fundamentos no seu coração, os quais seguia com zelo." (http://meditardiaenoite.com.br/?p=847)
 
Em mais um site protestante, o "E-CRISTIANISMO", vemos mais algumas considerações, entre tantas outras:
 
"O Salmo 119 é geralmente lembrado por ser o capítulo mais longo da Bíblia e, também, por referir-se, quase que exclusivamente, à importância da Palavra de Deus para a vida do cristão. Confesso que, a exemplo de muitos irmãos, nunca havia me aventurado a meditar mais detidamente sobre o Salmo 119, já que as poucas vezes que o li, o fiz mais por obrigação que por prazer. Entretanto, mergulhar no Salmo 119 é um ótimo exercício para o cristão, buscando entender melhor o que ele ensina. Embora, por si só, o Salmo 119 sirva para inspirar um livro inteiro em 2 ou 3 volumes, alguns versículos merecem ser brevemente destacados." (http://www.e-cristianismo.com.br/pt/vida/devocionais/99-reflexoes-no-salmo-119)

Observem também mais estas duas considerações:

"Este Salmo se destaca por vários motivos. É o maior dos Salmos, e contém mais versículos do que qualquer capítulo da Bíblia. (....) Este Salmo destaca a importância e a perfeição da palavra de Deus, que guia os servos de Deus e os separa dos ímpios." (http://www.estudosdabiblia.net/salmos/salmos22.pdf)

"SALMO 119. TÍTULO. Este salmo não tem título nem é mencionado o nome de nenhum autor. É O SALMO MAIS LONGO e este já é um nome suficientemente distintivo para ele (...) Muitos leitores superficiais têm imaginado que ele toca numa corda só, e tem abundantes repetições e redundâncias piedosas, mas isto surge da pouca profundidade da mente do próprio leitor; os que estudaram este hino divino, e notaram cuidadosamente cada linha, ficam pasmos diante da variedade e profundidade do pensamento. Usando apenas poucas palavras, o escritor produziu alterações e combinações de sentido que demonstram sua familiaridade santa com o tema, e a engenhosidade santificada de sua mente. Ele nunca se repete, porque se o mesmo sentimento reaparece, está em um novo contexto, e assim exibe outra variação de sentido. Quanto mais se estuda, mais revigorante ele se torna. Como aqueles que bebem a água do Rio Nilo gostam mais dela cada vez que a tomam, assim este salmo se torna mais completo e fascinante quanto mais freqüentemente se volta a ele. (....) Está carregado de sentido sagrado, e tem tanto peso como massa. Muitas vezes temos clamado durante o estudo: "Ai, que profundidade!". Mas essa profundidade se esconde sob uma simplicidade aparente, como bem afirmou sabiamente Agostinho; e isso torna a exposição mais difícil. Sua obscuridade está escondida atrás de um véu de luz, e por isso só a descobrem aqueles que estão intensamente determinados, não só a ver a palavra, mas, como os anjos, a observá-la por dentro. (....) AUTOR. (...) Cremos que Davi escreveu este salmo. É davídico em tom e expressão, e confere com a experiência de Davi em muitos pontos interessantes. (...) ASSUNTO. O tema único é a palavra do Senhor. O salmista aborda seu tema sob muitas luzes diferentes, e o trata de várias maneiras, mas poucas vezes omite a menção da palavra do Senhor em cada versículo sob um ou outro dos muitos nomes pelos quais ele o conhece; e mesmo que o nome não esteja lá, o tema é ainda perseguido com entusiasmo em todas as estrofes." (http://www.cblibrary.net/portuguese/salmos/salmo119.htm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário