sábado, 20 de agosto de 2011

VOCÊ SE LEMBRA DO CÉU? (PARTE 01)

É isso mesmo, você se lembra do Céu? Não, na verdade eu não estou questionando sobre um acontecimento passado na sua vida, mas algo prometido para o futuro. Eu estou mencionando o Céu, a presença imediata de Deus, que no fim dos tempos será o Paraísoa Nova Jerusalém ou Jerusalém Celestial. 

A pergunta que faço é: você se lembra como será o Céu? Quais são as promessas de Deus para a nossa vida futura no Paraíso? Ou será que você não se lembra mais?

Por que eu estou perguntando isso? Você pode se lembrar, mas podemos infelizmente assegurar que aparentemente muitas e muitas pessoas que frequentam os templos cristãos evangélicos atualmente no Brasil não aprenderam ou se esqueceram das eternamente ricas promessas que temos para nós sobre este assunto.

Tudo isso justamente porque dentro da Igreja cristã evangélica existe uma ala que está se interessando cada vez mais em ficar aqui na Terra mesmo e de desfrutar tão somente dos prazeres carnais, terrenos e passageiros, movidos por ambição desmedida, egoísta e amor ao dinheiro.

A questão é que geralmente, por dois motivos principais, pela desmedida busca por satisfação material e passageira ou por desacreditar no futuro, estar desanimados, devido a tantos e avassaladores problemas de saúde pelos quais muitos passam, muitos acabam não nutrindo em seus corações a bendita esperança da vida futura.

Mas, olhando logo no início de 2a Coríntios li que Deus é Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação. Ele nos consola em toda tribulação e com essa consolação que recebemos Dele, podemos consolar outras pessoas que passam por adversidades (vejam 2Co 1:3-6).

Em seguida, vi como Paulo havia passado por adversidades tão grandes que perdera a esperança da própria vida, mas cria que essa realidade de morte anunciada era com o propósito de ensinar a confiar no Deus que pode nos livrar dos perigos de morte ou até mesmo ressuscitar os mortos e, enquanto isso, contava com a intercessão dos irmãos coríntios pela sua vida e que muitos comportamentos de gratidão surgiriam pelo testemunho de libertação dele, em resposta àquelas orações (1Co 1:8-11).

Um pouco mais a frente também li que é Deus que faz com que nós permaneçamos firmes na fé em Cristo, pois Ele nos ungiu, nos selou como sua propriedade e nos presenteou com o Espírito Santo em nossos corações como garantia de tudo que está por vir (2Co 1:21-22).

No capítulo terceiro li que não podemos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, pois a nossa capacidade vem de Deus (2Co 3:5) e no capítulo 4, o apóstolo Paulo ainda menciona que o poder que a tudo excede provém de Deus e não de nós (2Co 4:7).

Em seguida, ele ainda afirmou que somos pressionados de todos os lados, mas não ficamos desanimados, que ficamos perplexos com tantas provações, mas não desesperados, que somos perseguidos por causa do evangelho do Senhor, mas não abandonados, que somos abatidos, mas não destruidos (2Co 4:8-9).

E encerrando o capítulo 4, Paulo ensina que Aquele que ressuscitou o Senhor Jesus, nos ressuscitará semelhantemente como o Senhor e que não podemos desanimar, pois mesmo que em nosso corpo exteriormente estejamos sofrendo desgaste, interiormente estamos sendo renovados diariamente, pois os nossos sofrimentos terrenos são leves e momentâneos e estão produzindo uma glória futura e eterna para nós que possui um peso muito maior do que os sofrimentos (2Co 4:16-17). 

E ensinou mais: que devemos fixar nossos olhos em tudo o que não se pode ver e não no que podemos enxergar, pois aquilo que vemos é passageiro, mas aquilo não temos visto ainda, é eterno (2Co 4:18).

Já no capítulo 5, Paulo inicia testemunhando da esperança de que mesmo se o nosso corpo físico venha a ser totalmente consumido e destruído, temos a promessa de um corpo glorioso da parte de Deus, para vivermos no Céu com Ele, mas enquanto isso sofremos e nos angustiamos pelas dores que este corpo temporário e mortal nos trás, longe do Senhor ou do Céu, vivendo pela fé e ao mesmo tempo desejamos nos ausentar deste corpo e estarmos com o Senhor, no Céu, sermos revestidos deste corpo eterno, celestial, cheio de vida e saúde. E mais uma vez Paulo ressalta que Deus nos deu o Espírito Santo nos preparando para todos estes propósitos e como garantia do que está por vir (2Co 5:1-8). 

Aliás, se estamos em Cristo, ou seja, se já somos convertidos a Ele, somos parte de uma nova criação de Deus e devemos considerar que todas as coisas antigas já se passaram e que tudo em nossa vida se fez novo, surgiram coisas novas (2Co 5:17).

Qual o impacto que toda essa gama de ensinamentos e promessas da Palavra de Deus tem trazido para a minha vida é o que irei testemunhar na próxima postagem.

Deus abençoe a todos.

Um comentário:

  1. Cláudio,

    Que beleza de exposição! Reflexão excelente sobre o porvir.

    Por que paramos de falar sobre o céu em nossas igrejas? A única resposta para isso talvez seja a perda da cruz de vista. Nossas mensagens antropológicas estão tomando o lugar da Cruz de Cristo, fazendo com que não tenhamos mais desejo de estar no Céu com Ele. A minha oração é que Deus mantenha em meu coração o desejo ardente de estar com Ele e reavive em mim a alegria para que eu consiga dizer como o apóstolo Paulo: "combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé." e que então receba a coroa que para mim está reservada.

    Também escrevi sobre o tema no meu blog. Se puder dar uma lida, ficarei agradecido: http://blogdoibrahim.blogspot.com/2011/08/exilados-forasteiros.html

    Em Cristo,

    Um abraço!

    ResponderExcluir