domingo, 21 de agosto de 2011

VOCÊ SE LEMBRA DO CÉU? (PARTE 02)

Confesso sinceramente que pelo menos nas últimas semanas havia me esquecido de meditar nas promessas celestiais. Andava imerso nas adversidades do cotidiano, sofrendo com  as sequelas das cirurgias pelas quais passei de um ano e meio para cá, alguns fatos que compartilharei novamente com os prezados leitores, mesmo que resumidamente.

Eu estava tão desorientado com alguns problemas de saúde física que, equivocadamente, nem a Bíblia eu estava lendo com regularidade já há algumas semanas, minha comunhão com Deus estava longe de ser considerada exemplar, mas sexta-feira (19/08/2011), justamente no meu aniversário de 37 anos, ocasião na qual muitos de nós refletem sobre tudo o que tem passado na vida, foi quando Deus me levou não apenas a voltar a ler, mas meditar em alguns textos maravilhosos narrados na segunda epístola do apóstolo Paulo aos Coríntios (textos os quais já mencionei na postagem anterior).

Estar com 37 anos e desfrutando de boa saúde, depois de tudo que passei, é uma vitória pela qual não tenho palavras exatas para agradecer a Deus. No que depender de mim, desejo viver mais de 100 anos e me dedicarei para isso, mas minha vida está nas mãos de Deus.


Como muitos dos meus leitores conhecem, eu passei há um ano e meio atrás por um longo e desgastante tratamento de quimioterapia e radioterapia e uma cirurgia complicada para extrair um câncer no reto, já em estágio muito avançado, e infelizmente não foi possível preservar este órgão, pois a lesão era muito baixa, e ocorreu a amputação, o que me tornou um ostomizado.


Para maiores detalhes sobre toda esta experiência, por gentileza, acessem um artigo meu da época: http://aprendei.blogspot.com/2010/09/questao-do-sofrimento-humano-parte-66.html.

Nessa primeira cirurgia também foram retirados além de 25 cm do reto e ânus, também mais 40 cm do intestino que era uma espécie de dilatação congênita chamada "megacolo", que não trazia mal para a saúde, mas foi melhor retirar.

Em maio deste ano precisei passar por uma nova cirurgia para a correção de hérnia abdominal (decorrente daquela primeira cirurgia) e também retirada da vesícula. Graça a Deus ocorreu tudo na perfeita paz.

Como se não fosse suficiente todo o sofrimento emocional e físico que passei com o câncer, com toda a dificuldade que passo para me adaptar a vida de ostomizado, tendo que controlar a síndrome do pânico que às vezes tenta me assombrar novamente (vejam com maiores detalhes em: http://aprendei.blogspot.com/2010/08/questao-do-sofrimento-humano-parte-36.html), depois de saber que a radioterapia destruiu toda a minha produção de espermatozoides e me tornou completamente estéril (e eu e a minha esposa ainda não temos filhos).


E após passar meses e meses com dores agudas na região onde houve a amputação, sem que os médicos conseguissem diagnosticar e resolver o problema, tendo que espantar o receio de que o tumor pudesse ter retornado, um terceiro médico, após novos exames detalhados diagnosticou que não existe nada anormal do ponto de vista físico, mas que estou com a chamada "dor fantasma", ou seja, um sensação dolorosa, diária e desconfortante demais, mas que existe apenas no cérebro, pois não existe mais o órgão para originar qualquer dor, ele foi amputado. E, enfim, semana que vem começarei o tratamento para aliviar essa dor. (Vejam maiores detalhes, por exemplo em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dor_do_membro_fantasma).

Mas, a despeito de todas estas provações físicas e emocionais, Deus mais uma vez voltou a se manifestar poderosamente na minha vida, através das revelações da Sua inerrante e poderosa Palavra. Deus me fez lembrar do Céu, do Paraísocomo será a vida na Nova Jerusalém ou Jerusalém Celestial. 

Quando o Espirito Santo me levou a voltar a ler a Sua Palavra (que é a Sua espada), Ele me levou a ler os primeiros cinco capítulos de 2a Coríntios. 


Resumidamente, são estas as lições que relembrei e apliquei à minha situação atual:


Por que vou ficar traumatizado por ter tido câncer? 


Por que vou ficar me lamentando por ter que passar mais 5 anos monitorando meu organismo com exames para evitar que essa doença infeliz volte? 


Por que vou ficar me martirizando por ter que superar uma condição física limitada de amputado e ostomizado, tendo que durante muitos anos ainda evacuar por uma saída no abdome direto em uma bolsa até que a medicina me dê condições adequadas para a cirurgia de reconstrução retal? (o que pode ocorrer em cerca de 4 anos).


Por que vou ficar sem esperanças de ser pai porque a radioterapia pela qual passei foi tão forte que destruiu meus espermatozoides e me tornou estéril? (Tudo por causa de um erro médico).


Por que vou ficar murmurando por sentir diariamente uma dor em um local que não tem mais nada para doer, pois o órgão não está mais lá? 


Por que vou ficar inseguro e desanimado com uma doença psiquiátrica de origem bioquímica que quase destruiu minha personalidade e me afundou na lama da depressão e dos caos emocional por muitos anos? 


Por que vou murmurar pelo fato de a síndrome do pânico ter acionado em mim uma labirintite irritativa que trouxe uma sensibilidade insuportável a ruídos altos e agudos e quase me afastou totalmente do convívio social, profissional, familiar e ministerial? 


Por que me sentiria derrotado e frustrado pois todas estas dificuldades unidas a outras pelas quais minha esposa também passou nos fizeram desanimar e perder a esperança no futuro e quase destruíram o nosso casamento?


À vista de todas as verdades e promessas que li nestes cinco capítulos da Bíblia, não posso desanimar, pois mesmo que meu corpo exteriormente esteja sofrendo desgaste, interiormente estou sendo renovado diariamente, pois os meus sofrimentos são terrenos, são leves e momentâneos e estão produzindo uma glória futura e eterna para mim que possui um peso muito maior do que os sofrimentos. 


Tenho que pensar que o pior já passou, Deus derrotou o câncer em mim, equilibrou a minha química cerebral e aprendi a lidar e controlar facilmente a síndrome do pânico, Ele está nos sustentando materialmente, Ele restaurou o meu casamento e o elevou a um patamar muito melhor do que antes.


Toda a consolação que tenho recebido de Deus, tenho me esforçado para transmitir àqueles que têm padecido de provações, com os ministérios os quais Deus me confiou, com a escrita neste blog, o Projeto Gratidão neste blog e através do DVD que produziremos com a graça de Deus até o fim do ano e também retornando às atividades da junta diaconal em breve, inclusive ingressando no ministério de capelania hospitalar, se Deus permitir.

Não procuro me gabar de alguma coisa que realizo como se fosse mérito meu, mas procuro sempre estar na dependência de Deus, pois minha capacidade vem Dele, que tem o poder que a tudo excede .

Sou pressionado de muitos lados, enfermidades, limitações físicas, crise financeira, etc., mas não fico desanimado, fico perplexo com tantas provações que surgem, mas não me desespero, sou perseguido por testemunhar do evangelho do Senhor, mas sei que Ele jamais me abandona, sou abatido muitas vezes nas lutas, mas sei que jamais serei destruído.

Tenho contado diariamente com a intercessão dos irmãos de minha igreja e de muitas outras pela minha vida e creio que muita gratidão surgirá por intermédio do meu testemunho de libertação, em resposta à essas orações.


Deus me faz permanecer firme na fé em Cristo, pois me ungiu, me selou como sua propriedade exclusiva, me presentando com o Espírito Santo em meu coração. 


Sou propriedade exclusiva de Deus. Sou Dele e de mais ninguém e isso me consola e fortalece. Minha vida não é propriedade de qualquer pessoa, do acaso, da sorte, de um anjo e muito menos do diabo. Minha vida é propriedade do Deus Altíssimo, Todo-poderoso, que é amor, e por isso fico tranquilo, pois Ele é justo, santo e bondoso, mesmo que as circunstâncias possam sugerir o contrário.


E o Espírito Santo vive em meu coração como garantia de tudo que está por virMas, o que está por vir? Uma vida futura sem choro, sem dor, sem luto, junto Daquele que me amou a ponto de entregar a Sua própria vida em meu lugar. Estar no Paraíso celestial será indisível, um lugar maravilhosamente indescritível, como também será reencontrar meus amigos, irmãos e parentes que faleceram crendo em Cristo. 


Mas, nada se comparará a ver face a face a Jesus, o meu Senhor e Salvador e poder dizer olhando nos Seus olhos: "Obrigado meu Deus". O melhor do Céu é o próprio Senhor. O dia da minha morte, na verdade, será o dia mais feliz da minha vida.

Mesmo se o meu corpo físico esteja até certo ponto sendo consumido, confio na promessa de um corpo glorioso da parte de Deus, para viver no Céu com Ele. Como cristão sou parte de uma nova criação de Deus e considero que todas as coisas antigas já se passaram e que tudo em minha vida se fez novo, surgiram coisas novas. 


Procuro fixar meus olhos em tudo o que não se pode ver e não no que posso enxergar, pois aquilo que vejo é passageiro, mas aquilo que não tenho visto ainda, é eterno.


Meu prezado amigo leitor, este é o meu testemunho pessoal, mas todas estas verdades e promessas são para todos que têm fé no Senhor Jesus e vivem por esta fé. 


Se você também é discípulo de Cristo, você está debaixo da proteção de todas estas verdades e pode desfrutar da bendita esperança do encontro com Cristo. Mas, se você ainda não segue a Cristo, não perca mais tempo, o receba agora mesmo em sua vida. Arrependa-se dos pecados e permita que Ele seja o Seu Salvador e Senhor e tome posse dessa vida eterna.  


Este reencontro pessoal da humanidade com Cristo está cada vez mais próximo. Quando Ele retornar para julgar a todos nós, como Ele encontrará você? Apegado à esperança de estar com Ele para sempre no Paraíso ou apegado a uma vida terrena, passageira e mundana? Você se lembra do Céu?


Que Deus abençoe ricamente a todos. Amém.

Um comentário: