sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Predestinação x Livre Arbítrio

Um comentário:

  1. Muito bom este video.

    A grande pergunta sobre este assunto não está nem na Predestinação, mas sim no livre arbitrio. Tanto para monergistas como para sinergistas o livre arbitrio humano é escravizado pelo pecado, para ambos causando um estado de depravação total.

    Etretanto para os sinergistas a Graça de Deus vem, e basta libertar o livre-arbitrio, denominando-se livre-arbitrio libertário. Uma boa analogia seria uma nave invisivel em que somente possui uma placa apontanto em direção a porta da emsma; caso a pessoa decida ir, a partir do momento que ela passa pela porta, a nave passa a ser visivel. A placa apontando para a porta seria a palavra de Deus que é o elemento de comunicação da fé ou decisão, dado ou testificada por Deus, o entrar na porta simboliza a regeneração, pois a nave simboliza o renio de Deus e este se tornou visivel para a mesma. A grande pergunta para este grupo é: Portque que uns decidem entrar na nave e outros não?

    Já para os monergista além do estado cativo do livre arbitro o mesmo sofre inreversibilidades ou o termo que gosto, pois faço Engenheiria, que é geração de entropia, ou seja um livre arbitrio corrompido, possibilitando somente o livre agir. Para o monergista tanto a nave quanto a placa estão invisivéis para a pessoa tornado-se visiveis sem nenhum requisisto de decisão.

    Fica claro que em ambos a regeneração é um ato de Deus e somente dele. Acho que o conceito monergista seja o mais compativel coma as sagradas Escrituras, sedo esta filtro para se avaliar a doutrina correta.

    Este assunto só causa controvésia graças ao simples fato dos primeiros pais da igreja se preocuparem com outros assuntos apologéticos como combater o gnosticismo, arianismo, salebianismo, antinomismo, etc. Com todos estes combatidos depois de 3 ou 4 seculos surge o embate soteriologico entre Pelágio e Agostinho que estende-se até hoje.

    Para mim arminianismo é louça não lavada na janta, só vai ajuntar a mais peçonheta raça de bichos. Graças ao aminianismo acha-se heresias que são arasam congregações. Arminianismo é justificação para muitas heresias com teologia da prosperidade, apostatação da fé, etc.

    .::::Bryan::::.

    ResponderExcluir