domingo, 4 de abril de 2010

CUIDADO: AVAREZA TAMBÉM É IDOLATRIA


É, estas imagens acima são imagens que realmente chocam. Chocam o coração amoroso de Deus: pessoas zelosas, honestas e inteligentes, que Ele ama tanto, se prostrando diante de ídolos, de imagens sem vida, ao invés de adorar o Deus vivo e verdadeiro: Uma imagem refletida de uma humanidade longe de Deus.

No entanto, as pessoas que não se prostram diante de imagens não pensem que estão livres da idolatria: há outra imagem que choca a Deus:



A escravidão ao dinheiro e aos bens materiais, um pecado que nos desvia de Deus e de Sua vontade para a nossa vida (Lucas 12:15-21; 1ª Timóteo 6:6-10). Tudo isso porque para Deus avareza também é idolatria (Efésios 5:5; Colossenses 3:5).

Vamos repetir: AVAREZA É IDOLATRIA!! Portanto, devemos fugir da idolatria (1ª Coríntios 10:14), “nos guardar dos ídolos” (1ª João 5:21).

E ATENÇÃO:

Pelo fato de Deus ser totalmente santo e não tolerar a presença do pecado (Habacuque 1:13; vejam ainda Êxodo 33:17-23), os praticantes de idolatria não herdarão o Paraíso, não poderão desfrutar de Sua presença eternamente (Apocalipse 22:15; Gálatas 5:19-21). Portanto, sejamos de qual religião formos, devemos ter cuidado para evitar a idolatria, seja através de imagens de ídolos ou pelo exagerado apego aos bens materiais, antes que seja tarde demais.

Vamos reforçar a ideia: Não pensem aqueles que pertencem a religiões que não possuem ídolos, que estão imunes à idolatria. Até porque nenhuma religião traz a salvação e leva alguém para o Céu, isso ocorre apenas com aqueles que seguem A Verdade única: Jesus Cristo.

O recado, ou melhor, a ordem de Deus contra a idolatria é para todas as pessoas. Afinal, ninguém vai querer queimar no inferno por causa do apego à um deus criado por suas próprias mãos ou por causa do apego excessivo aos bens materiais. O pior é que essas pessoas irão para o inferno, longe de Deus, e nem poderão levar junto os seus ídolos inúteis, pois estes não poderão fazer nada para impedir a condenação eterna daqueles. Isso é muito sério.

DEVEMOS AVALIAR AS NOSSAS ESCOLHAS DIÁRIAS

O que tem sido prioridade para a nossa vida ultimamente? Ou melhor: o que temos colocado em primeiro lugar, acima de Deus na nossa vida? A casa? O carro? O emprego? Um instrumento musical? O computador? A faculdade? Joias? A conta bancária ou um outro bem material qualquer? Ou será a fama, os aplausos para “agradar” o nosso ego?

Nada pode ocupar o lugar que é reservado a Deus em nossa vida. Nada. Buscar a Ele e o Seu Reino deve ser o nosso objetivo máximo. Ele deve ser o nosso Primeiro Amor (Mateus 6:19-33; 22:37-38; Apocalipse 2:4-5). Até mesmo a família deve ficar em segundo lugar após Deus (Mateus 10: 37; Lucas 14:26). Devemos, inclusive, primeiramente obedecer a Deus e depois as autoridades humanas (Daniel 3:16-18; Atos 4: 19-20; 5:29; Romanos 13:1-5).

É de suma importância atentarmos para três verdades, para complementarmos tudo o que já afirmamos desde o artigo anterior:

1ª) DEUS NÃO É CONTRA A ARTE E A CONSTRUÇÃO TRABALHADAS EM MADEIRA E PEDRAS PRECIOSAS (1º Reis 7:1-51; 8:1-66; 9:1-9), mas não devemos utilizar a criatividade dada por Ele (1º Reis 4:29-34; Êxodo 31:3-6; Tiago 1:17), para edificarmos algo que ocupe o Seu lugar de glória e honra em nosso coração;

2ª) DEUS NÃO É CONTRA AS RIQUEZAS (1º Reis 3:11-13; 10:23-25; Eclesiastes 5:19), mas devemos honrar a Deus com os nossos bens materiais (Provérbios 3:9-10) e não honrar os nossos bens primeiramente e nos esquecer de Deus; e

3ª) DEUS NÃO É CONTRA PRESTARMOS HONRAS E HOMENAGENS àquelas pessoas que as merecem (Romanos 13:7; Filipenses 2:29; 1ª Pedro 2:17), só não podemos exaltá-las e cultuá-las como deuses.

Mas, e o nosso sustento diário? O nosso Pai Celeste amoroso suprirá diariamente cada uma daquelas necessidades que realmente estão de acordo com a Sua vontade (Salmos 145:15; Mateus 6:19-33; 7:7-11; Filipenses 4:11-13,19; 1ª João 5:14-15). Busque-mos a Ele, portanto, com sinceridade de coração e arrependidos de nossos pecados (Isaías 59:1-3; Jeremias 29:11-13; Atos 3:19).

Um grande abraço e que Deus os abençoe juntamente com as suas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário