sábado, 3 de abril de 2010

OS PERIGOS DA IDOLATRIA

INTRODUÇÃO

Quantas demonstrações religiosas nós pudemos observar desde a época do natal e também na virada para o novo ano não é mesmo? Sem mencionar inúmeras celebrações em datas comemorativas alusivas à algum santo. Orações, rezas, petições por milagres, por um ano de paz e prosperidade, saúde, etc. Quantas demonstrações de "fé" e devoção de inúmeras formas e para vários "deuses" diferentes e em vários lugares, em templos, na rua, em casa, olhando para as estrelas e até no mar.

Este nosso estudo tem por objetivo alertar a todos nós com respeito à idolatria. O que vamos verificar aqui é um ensino puramente bíblico. Nada do que diremos aqui estará fora do que qualquer pessoa de qualquer religião não tenha acesso a ler na Bíblia. Mas acreditamos que poucos terão condições de aceitar a verdade, mas pedimos a Deus que toque em cada vida para que conheçam A Verdade.

O ÚNICO DEUS DIGNO DE ADORAÇÃO

Bem, o universo possui um Criador auto-suficiente, independente de Sua Criação, ilimitado, infinito e que, consequentemente, não pode habitar em nada fabricado por nós, Suas criaturas, e nem é semelhante a nada do que Ele mesmo criou (Atos 17:24-25; Isaías 66:1-3). Este Criador não é semelhante ao ouro, à prata ou a algo produzido pela arte, fruto da nossa imaginação (Atos 17:29). Aliás, Ele é o dono da prata e do ouro (Ageu 2:8).

Quem não conhece os Dez Mandamentos? Já no início da lista sagrada, Deus ordena:

“Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem em baixo da terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR teu Deus, Deus zeloso.” (Êxodo 20:3-5b; comparem com Levítico 26:1 e Deuteronômio 4:15-18; 27:15; ARA).


Deus não aceita que nos curvemos a imagens de nada semelhante a tudo que Ele mesmo criou, inclusive de um homem ou uma mulher (Jeremias 7:17-18; 44:15-17). Deus é único, é o único Salvador (Isaías 43:11; 44:6-8; 45:14-16; 45:20-22) e não permite que a Sua glória e honra sejam atribuídas a ninguém, por amor a Ele mesmo e para que o Seu Santo nome não seja profanado (Isaías 42:8; 48:11).

Por isso, Ele condena severamente a prática da idolatria, ela é pecado, é uma das as “obras da carne” e seus praticantes não herdarão o Paraíso (Gálatas 5:19-21). Pedro, apóstolo de Jesus, aclamado por muitos como o “primeiro Papa” confirmou esta condenação. Aliás, ele usou o termo “idolatrias detestáveis” (1ª Pedro 4:3; comparem com Jeremias 16:18; Ezequiel 7:20). O mesmo apóstolo Pedro não aceitou adoração para si (Atos 10:25-26). E o apóstolo Paulo também não aceitou ser adorado (Atos 14:11-18).

O fato é que não devemos prestar culto a pessoa alguma (João 12:43), nem aos anjos (Colossenses 2:18-19; Apocalipse 19:10; 22:8-9), nem a pinturas de ídolos (Ezequiel 8:10-12), nem ao sol (Ezequiel 8:16) ou outro elemento da natureza, que, por sua vez, apenas manifesta a glória do seu Criador (Romanos 1:18-23).

A INSENSATEZ DA IDOLATRIA

Parece ser mais sensato e lógico, portanto, prestarmos a devida glória e honra a este Criador do que a ídolos, pois, eles...

“...têm boca, e não falam; têm olhos, e não vêem; têm ouvidos, e não ouvem; têm nariz, e não cheiram. Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta” (Salmos 115:1-7; ARA; comparem com Sl 96:5; 135:15-18).

Ponderemos: Como é possível racionalmente se prostrar diante de algo feito por mãos humanas (Jeremias 16:20; Daniel 5:22-23), mesmo feitos com dedicação e habilidade? (Isaías 2:8; 40:17-20; 41:7; 44:9-21).

Nós somos limitados pecadores (Salmo 39:4; 103:14; Jeremias 17:9; Marcos 7:21-23). Como poderíamos construir o nosso próprio deus? (Oséias 13:2-4).

ALGO FABRICADO POR MÃOS IMPERFEITAS PODERIA SER PERFEITO? (Habacuque 2:18-19). Poderíamos confiar em um deus que nem sabe fazer chover? (Jeremias 14:22). As imagens de ídolos são chamadas de “obra ridícula” que envergonha quem a produziu (Jeremias 51:17).

Todas as advertências contra a idolatria são para que quando Deus, pela Sua infinita graça e misericórdia trouxer bênçãos aos seres humanos, elas não sejam atribuídas aos ídolos (vejam Isaías 48:5-6). Será que ficaríamos esperando sermos livres de um problema por um ídolo mudo, limitado, que precisa de ajuda até mesmo para ser carregado? (Jeremias 10:3-16; 1 Coríntios 12:2).

INVOCAR UM SANTO NÃO É IDOLATRIA? E A NECROMANCIA?
A IDOLATRIA É UMA ARMADILHA SATÂNICA

Mas, muitos adeptos da idolatria asseveram que não são idólatras, pois, segundo eles, não adoram a uma imagem de um santo, eles a veneram, é apenas uma lembrança de alguém santo e que realizou milagres, como os apóstolos. Vejam, declarações deste tipo, por exemplo no seguinte endereço: http://www.basilicadocarmocampinas.org.br/os_santos_maria_imagens_idolatria.htm.

Mas, já afirmamos anteriormente que os apóstolos não aceitaram serem adorados. E mais: quando se pede algo para uma imagem, a pessoa está realizando petições para alguém que já morreu e consultar os mortos também é pecado. Sim, os apóstolos realizaram milagres, mas foi em nome de Jesus e enquanto eles estavam vivos.

"...acaso não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?” (Isaías 8:19b; ARA; vejam também Levítico 19:31; 20:6; Deuteronômio 18:9-14).

Como poderíamos, por exemplo, nos prostrar diante da imagem de um ser humano que é pecador, por mais brilhante e religioso que tenha sido em vida? Mesmo porque os mortos não podem voltar para nos ajudar (Hebreus 9:27; Lucas 16:19-31) e consultá-los também é abominação (Isaías 8:19b; Levítico 19:31; 20:6; Deuteronômio 18:9-14). Ademais, só Jesus Cristo é o Mediador entre Deus e os seres humanos (João 14:6; Atos 4:12; 1ª Coríntios 3:11; 1ª Timóteo 2:5).

Com a idolatria, resusamos ouvir a voz de Deus (Jeremias 11:10), viramos as costas para Ele (1º Reis 14:7-9; Jeremias 2:11,26-28; 19:4; Ezequiel 23:30,35), provocamos a Sua santa ira (Jeremias 8:19; 25:6) e nos tornamos passíveis de Sua justa punição (Ezequiel 6:4-13; 7:19-21; 11:21). Já imaginaram ouvir de Deus: “Vocês vêm agora clamar a mim?! Os seus ídolos que te livrem!” (Isaías 57:13; Ezequiel 14:2-5). Nem adianta elevarmos nossos louvores e cânticos a Ele se formos idólatras (Amós 5:21-27). A idolatria é tão abominável que pode fazer com que tenhamos nojo de nós mesmos (Ezequiel 6:9; 20:43).

Já que a idolatria é condenada por Deus (Atos 15:20,29; Apocalipse 2:14), obviamente Ele não está presente e nem satisfeito com rituais idólatras. Sendo assim, os inimigos de Deus, o diabo e seus anjos malignos, desejando adoração para si mesmos, para desviar de Deus a glória que Lhe é devida, fazem com que ingênua e involuntariamente os zelosos devotos de imagens se associem à eles, aos demônios e não a Deus (1ª Coríntios 8:4,7; 10:14,19-20; Apocalipse 9:20). O diabo e seus anjos são manipuladores astutos (João 8:44; Efésios 2:2; 6:11; 1ª Timóteo 4:1). Isso é muito sério.

Que Deus nos abençoe. Inclusive, que Ele abençoe com discernimento espiritual todas aquelas pessoas envolvidas com a idolatria para que venham a se libertar e venham adorar o Deus vivo e verdadeiro. Amém.

Na próxima postagem continuaremos a estudar este assunto tão polêmico.

______________________________________
Para complementar o nosso estudo, acessem os seguintes links:

Nenhum comentário:

Postar um comentário