sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A VITÓRIA SOBRE O CÂNCER

(RELATO DA MINHA EXPERIÊNCIA)

"O SENHOR o susterá em seu leito de enfermidade, e da doença o restaurará." (Sl 41:3; NVI);

"É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças." (Sl 103:3; NVI).

Este artigo na verdade, é uma adaptação de quatro e-mails que encaminhei à inúmeros familiares, amigos e irmãos em relação à uma séria questão de saúde que nos tem envolvido no último ano e que gostaria de compartilhar com os meus prezados amigos leitores deste blog. No final, complementando os e-mails, concluo o artigo com as notícias mais atuais referentes a este assunto.

Primeiro e-mail (sexta-feira, 11/09/2009):

Graça e paz do Senhor Jesus. Estou encaminhando este e-mail no intuito de solicitar as orações intercessórias de vocês. Fiz alguns exames com o meu médico gastroenterologista e ele detectou um "tumor ulcerado no reto", já em estágio avançado. Nós nunca esperamos ouvir um diagnóstico deste de um médico e o impacto é muito grande. Realizei e solicitei uma bateria de exames ontém, inclusive biópsia, duas tomografias, um raio-X e um exame de sangue detalhado e próxima terça-feira tenho um retorno com o médico para o mesmo analisar os resultados, inclusive, para verificar se o tumor é benigno ou maligno e se já se multiplicou para um outro órgão (se Deus permitir, isso não terá acontecido).

Independente destes resultados, estou ainda mais firme na fé em Cristo. No que depende da proporção da minha fé (mesmo ainda pequena), eu já conto com a cura total em nome do Senhor Jesus. Amém. É uma situação de provação e confronto com a realidade muito forte, mas me esforço diariamente para apenas olhar para Cristo e não para as circunstâncias adversas ao redor. Mas sem Ele nada podemos fazer e fico na dependência da Sua soberania e Sua eterna vontade sempre boa, perfeita e agradável. Depois de eu e minha esposa passarmos por algumas e grandes provações como a doença da síndrome do pânico (em nós dois) e que graças a Deus está numa situação estável e de também estarmos desempregados, agora recebemos essa notícia do médico. Mas estou me apegando à outra notícia. E ela foi registrada em Mateus 8:14-17:

"Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra deste de cama, com febre. Tomando-a pela mão, a febre a deixou, e ela se levantou e começou a servi-lo. Ao anoitecer foram trazidos a ele muitos endemoninhados, e ele expulsou os espíritos com uma palavra e curou todos os doentes. E assim se cumpriu o que fora dito pelo profeta Isaías: 'Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças'". (NVI-Nova Versão Internacional; grifos meus)

Que excelente notícia!!!! Glória a Deus!!! Jesus levou sobre si as nossas enfermidades. Ele tem toda a autoridade sobre elas. Essa notícia me traz tranquilidade, pois sei que tudo está no controle Dele e de mais ninguém. Mas, se formos aqui mencionar todos os versículos que relatam o poder milagroso do Senhor e tudo o que Ele infinitamente mais pode fazer, certamente teríamos que escrever um livro. Quem sabe num futuro próximo.

Depois de 7 anos como diácono, depois de tocar e cantar durante 20 anos no ministério de louvor sobre o amor de Deus e Seu poder milagroso, depois de 5 anos escrevendo artigos sobre as provações, o sofrimento humano e a fé (entre outros temas), agora aprouve ao Senhor Jesus permitir esta situação na minha vida e eu tenho a oportunidade de mostrar na prática tudo o que eu falei, cantei e escrevi, terei que me esforçar para demonstrar o que eu acredito.

Sob toda esta realidade, só posso lembrar, como muitos escritores e pregadores cristãos disseram, que ninguém está imune, por mais fervoroso e temente a Deus que seja, por mais tempo que tenha trabalhado nos mais diversos ministérios da igreja. O nosso currículo eclesiástico não é uma garantia de que nada ruim irá acontecer, não possui poder de barganha com Deus. Não é assim que funciona. Mesmo sabendo que teremos galardões, nós não atuamos em nossos ministérios buscando algo em troca, mas é por amor, adoração e gratidão ao Senhor e para edificação de Sua Igreja e evangelização (e isso já é uma satisfação muito grande). Ademais, quantos irmãos em Cristo já vimos, nos últimos anos inclusive, padecer de doenças graves e todos eles eram ou são valorosos cristãos. E todos demonstraram sua grande fé e devoção a Deus.

Mas, o que diremos? Deus é injusto? É evidente que não. Jamais. Independente das circunstâncias, o Seu amor incondicional por nós, Sua justiça, etc., nunca são manchados. Este tema do sofrimento humano talvez seja o mais polêmico e nem tentarei aqui prolongar mais o assunto. Ao invés de ficar refletindo: "Por que tantas coisas ruins acontecem com pessoas que se esforçam em fazer o bem?", eu vou pensar assim: "Como Deus é bom e permite tanta coisa boa, mesmo em pessoas pecadoras e que não mereciam o Seu amor e Sua graça!". Vou manter um espírito de gratidão e louvor a Deus constante e meu amor por Ele só irá aumentar.

Portanto, peço a gentileza das suas orações para que o Senhor coloque Sua mão poderosa sobre minha vida e realize um milagre para a Sua própria glória, para que mais uma vez, como Ele fez com tantos de nossos irmãos (inclusive recentemente), deixe os médicos perplexos com uma reviravolta (para o bem) no resultado dos exames. Amém!! Desde já agradeço o apoio e a oração de tantas pessoas que já estão intercedendo por mim. Espero em Cristo, poder continuar sem qualquer limitação a exercer os dons que Deus me concedeu. Fazendo tudo aquilo para o qual Ele nos chamou é que nos sentimos felizes e frutíferos na obra Dele não é mesmo?

Segundo e-mail (sexta-feira, 25/09/2009):

Boa tarde meus amigos, familiares e irmãos em Cristo. Tudo na santa paz do Senhor?

Primeiramente gostaria de agradecer grandemente por todas as orações e apoio que temos recebido nos últimos dias devido ao meu pedido de oração. Obrigado por todas as palavras inspiradas de conforto, de vitória e de estímulo também. Aproveito a oportunidade para informar que em relação ao meu estado de saúde, temos mais boas notícias do que ruins (do ponto de vista médico, pois do ponto de vista divino são apenas boas notícias). Bem, a única má notícia é que o tumor é realmente maligno....pois é, um grande susto não é mesmo?

As boas notícias são que o meu exame de sangue está perfeito, não existe a menor porcentagem de qualquer doença, seja diabetes, ácido úrico, etc e graças a Deus também não tenho problemas de pressão ou algo do tipo. E a melhor notícia é que o tumor está localizado apenas no reto. O raio-X, as tomografias e a colonoscopia não detectaram mais nenhum mínimo sinal de tumor em qualquer outro órgão. Glória a Deus !!! Este é um grande milagre, pois os médicos disseram que este tumor já está há alguns anos em meu corpo e poderia ter se espalhado e então, neste caso, só mesmo um grande milagre me salvaria.

Mais uma vez Deus prova claramente que está no controle de todas as coisas, Ele permitiu o tumor, mas bloqueou o seu alcance e não permitiu que ele se espalhasse. Isso já é uma vitória muito grande. E peço a Deus, que está no controle da situação, que ordene ao tumor que recue e desapareça completamente. Agora precisamos aguardar o que os médicos irão indicar, pois as opções de radioterapia e quimioterapia antes de uma cirurgia curativa estão sendo analisadas, mas, segundo eles, se este tratamento não der totalmente certo, a única chance de cura é a amputação do reto. Só posso dizer uma coisa: Em nome de Jesus eu já me sinto curado, não será necessário chegar ao ponto da amputação, se Ele assim desejar. É como o próprio Senhor Jesus disse:

"Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá" (Marcos 11:24 - NVI).

Portanto eu me apego firmemente a esta palavra, pois o Senhor é fiel e eu creio que já recebi a cura. Me apego também a outra afirmação do Senhor:

"Também lhes digo que se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus. Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles." (Mateus 18:19-20 - NVI).

E não são apenas duas pessoas que estão concordando em oração pela minha cura, mas dezenas e até centenas de irmãos em Cristo. Mas, por que tanta certeza assim da cura? É porque...

"A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos" (Hebreus 11:1 - NVI).

Enquanto Deus certamente está fazendo a parte Dele e de forma perfeita, eu me esforçarei ao máximo para fazer a minha, pois tenho muito a agradecer a Deus pois não tenho nenhuma deficiência física e os meus sentidos estão perfeitos, enquanto isso, milhares de pessoas que possuem problemas mais graves do que o meu e até mesmo possuem limitações físicas, estão fazendo muito, muito mais do que eu. Isso me quebrantou muito e me fez reavaliar a minha própria vida. Como Paulo afirmou:

"...ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele." (Filipenses 2:12b-13).

Então, enquanto eu faço a obra para o qual Deus me chamou, Ele efetuará em mim o querer e o realizar conforme Sua boa vontade. Deixo aqui mais um versículo que tem me marcado muito ultimamente:

"Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo." (Romanos 15:13 - NVI).

Mais uma vez obrigado pelas orações e apoio. Continuamos contando com vossa intercessão.

Terceiro e-mail (domingo, 20/12/2009):

Bom dia prezados irmãos, familiares e amigos. Tudo na paz de Cristo?

Gostaria de informar que, em relação ao meu tratamento de saúde, após 5 sessões de quimioterapia e 25 de radioterapia, realizei na segunda-feira passada (dia 14) um novo exame e graças ao nosso bom Deus, o tumor diminui 80%...não foi só 10, 20 ou 30%, mas 80%...é uma grande vitória e os médicos confirmaram que foi uma grande melhora. Porém, aos olhos da medicina, o problema ainda é sério, pois a diminuição do tumor foi de cima para baixo, ou seja, os 20% que restam estão localizados na área mais delicada, justamente em um local que não tem como retirar e religar novamente, só mesmo amputando todo o reto. Se tivesse sido de baixo para cima, essa área já estaria curada e seria feita uma retirada de um pedaço e um novo ligamento.

Mas, quem disse que o Deus que já permitiu 80% de cura, não pode permitir os restantes 20%? Isso não mostra que Deus é limitado, mas ao contrário, mostra que Ele pode fazer tudo o que quiser, da maneira que quiser e na hora que quiser. Tenho certeza que se Ele permitiu esta obra na vida minha vida, não foi em vão, Sua Palavra jamais volta para Ele vazia, mas é 100% eficaz dentro do Seu propósito e este fato ocorre desta forma porque Ele já está certamente mostrando o Seu grande poder e têm respondido favoravelmente às nossas orações. Se Ele enviou para mim uma palavra de cura, então será 100%.

A questão é que os médicos já fizeram a sua parte, e muito bem feita, mas tudo o que eles tinham que fazer, já foi feito. Inclusive, já foi marcada uma cirurgia para o dia 20 de janeiro de 2010, com a intenção de permitir mais 30 dias de prazo para o meu corpo reagir, inclusive ainda sob o efeito do tratamento que fiz, e aguardar o restante do milagre, se Deus assim permitir.

Bem, a despeito de tudo isso, continuo me colocando nas mãos do Senhor Jesus. Apesar do diagnóstico médico que acabei de mencionar, eu sei que os médicos agora dependem do chefe dos médicos, o próprio Senhor, e o diagnóstico final é sempre Dele. Glória a Deus. A contar de hoje, temos exatamente um mês para a cirurgia, mas Cristo não precisa de um dia, uma semana ou um mês, se Ele quiser, poderá fazer o restante do milagre em uma fração de segundo. Mas, em tudo na vida cristã existe um propósito construtivo e TODAS, TODAS as coisas cooperam para o BEM e não para o mal daqueles que amam a Deus, para aqueles que foram chamados de acordo com o Seu PROPÓSITO (Romanos 8:28).

Eu sei que Deus tem o melhor para mim, e mesmo se, no fim das contas, Ele permitir a amputação (o que eu oro o tempo todo para não acontecer), eu sei que Ele me dará forças e sabedoria para administrar esta situação. Se Ele deseja que eu dê testemunho da minha fé desta forma e inclusive nos dias que porventura passar no hospital, assim me esforçarei para fazer. Se em Sua soberana vontade, Ele desejar assim, será um privilégio para mim estar debaixo dos Seus designios, pois são os melhores. Afinal, minha vida não está nãos mãos dos seres humanos mortais ou do acaso ou da sorte ou dos poderes cósmicos e muito menos dos poderes da trevas, mas ela está nas mãos do Senhor Jesus, o meu Criador, meu Senhor e Salvador, o meu Deus do Impossível, Aquele a quem eu sirvo e servirei para sempre.

Além do mais, todo o restante do meu corpo estará sadio, "SE" a amputação ocorrer, e eu continuarei sendo frutífero na obra Dele, já tenho muitos planos para o ano que vem, inclusive em todas as áreas da minha vida. A vida continua de glória em glória até ser dia perfeito. E ninguém precisará ficar triste por eu ter que passar por esta situação de amputação o resto da vida ("SE" ela ocorrer mesmo), porque na verdade, vocês sabem melhor do que eu, pois são cristãos também, que para aqueles que se entregam a Cristo, a vida é eterna. Quando finalmente eu me encontrar pessoalmente com o Senhor, ou seja, o dia mais feliz da minha vida, depois de talvez ter vivido pelos menos 80 anos aqui na Terra, de acordo com a vontade de Deus, quando estiver na glória, sei que receberei do Senhor um novo corpo, semelhante ao meu corpo atual, mas semelhante ao corpo de Cristo, ou seja, imortal, glorificado, restaurado, zerado, novinho, para estar com Ele toda a eternidade (vejam 1 Coríntios 15).

Bem, apenas solicito mais uma vez, as orações de todos à respeito desta cirurgia, para que ocorra mais um milagre e que ocorra tudo bem e que não seja necessária a amputação. Agradeço mais uma vez à todos pelas orações, pelas palavras de apoio, e inclusive apoio no sentido material e financeiro. Muitos destes colaboradores são anônimos, não quiseram se identificar. Que Deus retribua a todos vocês infinitamente mais.

Quarto e-mail (segunda-feira, 22/02/2010):

Boa noite prezados familiares, irmãos e amigos. A paz e a graça do Senhor Jesus estejam com todos. Amém.

Como de costume, desejo transmitir-lhes a situação na qual se encontra o meu tratamento contra o tumor maligno (OBS: a cirurgia do dia 20/01/2010 não ocorreu; acreditei, depois de muita oração, que ela deveria ser adiada e que eu primeiramente deveria procurar recursos melhores em São Paulo-SP).

Estivemos à algumas semanas rapidamente em São Paulo no intuito de ouvir mais uma opinião sobre o caso, especificamente do dr. Carlos Walter Sobrado Jr., um dos melhores do Brasil nesta área, mas não devido à acreditarmos que os médicos daqui de P. Prudente são inferiores, muito pelo contrário, mas devido ao fato de que inegavelmente as condições tecnológicas na capital paulista são melhores geralmente, mas o diagnóstico dele, após um exame realizado no Hospital Sirio Libanês, que é referência nacional e mundial no tratamento do câncer, foi praticamente o mesmo dos médicos daqui, com a excessão de que ele apresentou uma técnica de restauração do canal retal (que pode ser realizada depois de no mínimo dois anos), caso ocorra mesmo a amputação do reto na cirurgia.

E em se falando de cirurgia, após orar muito e ponderar com os médicos daqui de P. Prudente, decidi me submeter à cirurgia aqui mesmo, pois em casos como o meu não é aconselhável demorar muito, pois o tumor pode se espalhar a qualquer momento, sendo que a cirurgia foi marcada para esta quinta-feira, dia 25/02, mas a internação deverá ser 24 horas antes, para exames. E apenas em caso de um grande milagre (o que eu sempre acreditarei), não haverá amputação do reto, pois humanamente falando tudo já foi feito. E após a cirurgia, teoricamente, terei ainda que permanecer internado uma semana para recuperação.

Portanto, mais uma vez solicito a gentileza das Vossas orações intercessórias, pois bem sabemos que tudo está no controle soberano do onipotente Deus e Ele pode reverter a situação mesmo que seja no último instante. Desde já agradeço mais uma vez, pois bem sei que vocês tem acompanhado o caso e intercedido por mim, sem falar do grande apoio emocional, espiritual e material que recebi. Em nome de Jesus, muito em breve estarei escrevendo-lhes mais uma vez para dar um grande testemunho da obra poderosa de Deus, independentemente do encaminhamento que a cirurgia tiver, pois tudo está nas mãos Dele. Obrigado mais uma vez. Que Deus abençoe a todos juntamente com suas famílias.

____________________________________________

O QUE ACONTECEU DEPOIS...

Que experiência marcante! Que provação! Que providência divina! Que vitória!

A cirurgia realmente ocorreu no dia 25/02. Portanto, lá se vão mais de seis meses. Infelizmente por um lado, não foi possível preservar o meu canal retal e os médicos precisaram amputar para poder garantir que o tumor fosse completamente eliminado do meu organismo. Com isso, eu passei pelo procedimento médico da COLOSTOMIA. Em outras palavras, devido à amputação do reto, houve a necessidade de fazer uma nova ligação intestinal, uma nova maneira de exteriorizar o processo de eliminação fecal, ou seja, de excreção diretamente depositadas em uma bolsa de colostomia, fabricada para esta finalidade. Portanto, para isso acontecer, o final do intestino passou a ser no lado esquerdo do abdomen onde foi realizada uma abertura e a aplicação de uma espécie de mucosa chamada ESTOMA.

Para mais detalhes sobre pessoas OSTOMIZADAS, acessem os seguintes endereços:

Eu passei três semanas, 21 dias internado no hospital para a recuperação necessária e para a aplicação do ciclo de anti-bióticos para evitar uma infecção. Não foi fácil, não foi mesmo, parecia que eu jamais iria sair de lá. Mesmo estando em um quarto excelente, mesmo com a presteza e dedicação dos médicos e dos enfermeiros e mesmo que a minha família tenha podido ficar próxima de mim (minha esposa e meus pais revesavam para ficar de companhia comigo), mesmo com tudo isso, a velha e infeliz síndrome do pânico voltou a me atrapalhar e dar trabalho para todos nós, tive uma recaída. Por isso, precisei ter acompanhamento de uma psiquiatra, mas a família e a igreja estavam constantemente em oração e recebi inúmeras e constantes visitas de apoio e intercessão. No dia que saí do hospital, parecia um sonho, parecida que este dia não chegaria. Ainda levei um susto e ao mesmo tempo tive a grata satisfação de constatar que tinha emagrecido dez quilos, e sem fazer qualquer esforço (mas atualmente já engordei tudo de novo).

Após passar algumas semanas em convalescência e recuperação, foi necessário passar por mais 24 sessões de radioterapia pós-operatória, além das outras 25 que já havia feito pré-operatórias. E é uma situação difícil, pois todo o tratamento foi feito pelo SUS e todas as 49 sessões de radioterapia foram antecedidas por uma espera muito longa, muitas vezes 4 horas ou mais aguardando, pois pessoas de toda a região vizinha vêm para serem tratadas, pois só aqui em P. Prudente-SP existem duas máguinas de radioterapia para "suprir" a demanda regional. Muitas vezes a espera precisava ser em pé, não tinha lugar suficiente para acomodar todos tamanha a quantidade de pessoas de várias cidades e sofrendo com diversos tipos de câncer, uma doença que tem atingido e assolado pessoas e famílias de várias idades, raças, poder aquisitivo e religião, não importa. Foi uma experiência importante, rica, aprendi a dar mais valor a vida, a ver que eu não sou o único que passou por uma situação assim, a reconhecer que existem casos muito, muito piores do que o meu, a me aproximar mais destas pessoas que sofrem tanto, muitas vezes já perderam a esperança de viver.

Mas ainda passei outras provações após a cirurgia, como o fato das cicatrizes dos pontos começarem a doer muito ao me movimentar e eu precisar tomar antinflamatório, que por sua vez, "agrediu" o meu estômago, que passou também a doer bastante. Sentia dores no local das cicatrizes dos pontos e no estômago, quase não conseguia nem caminhar dentro da própria casa tamanho era o incômodo, até que tudo passou graças a Deus.

Mas, não terminou por aí, o pior de tudo foi que eu e a minha esposa descobrimos através de um exame de fertilidade que fiz com um dos melhores especialistas no assunto, que por uma falha de comunicação médica, especificamente da equipe de radioterapia, que este meu tratamento de radioterapia danificou significativamente, ou melhor, completamente, a minha produção de espermatozóides. Não fomos avisados deste risco e na preocupação de eliminar o problema maior que era o tumor, jamais imaginamos este risco.

Se tivéssemos as informações corretas, eu poderia ter solicitado o congelamento de espermatozóides para uma futura fertilização in-vitro, pois já há muitos anos, antes mesmo de nos casar, eu já vinha tentando melhorar a minha porcentagem de fertilidade, mas ela sempre ficou próxima de 2%, ela estava melhorando aos poucos, sempre foi outra provação para passarmos. Agora a chance é nula do ponto de vista humano e é necessário aguardar um ano para voltarmos a este tratamento, pois o meu tratamento do tumor se encerrou há pouco tempo. Mas, tenho certeza que Deus proverá todas as coisas. Quando Ele quiser, se Ele quiser, teremos nosso(s) filho(s). Amém.

No momento estou aguardando chegar a época da nova cirurgia, para a reconstrução do canal retal, espera que pode durar de 2 a 5 anos, mas não vou desistir enquanto não atingir este sonho. Temos orado nesse sentido, tanto eu como a minha esposa, meus familiares, amigos e irmãos da Igreja e solicito, em nome de Jesus, as vossas orações, prezados leitores, irmãos e amigos. Tenho realizado apenas exames de rotina, como hemograma, raio-X, ultrassom e tomografia e que Deus permita que jamais exista qualquer possibilidade de um novo início de tumor.

O momento pior já passou, graças a Deus, Ele não permitiu que o tumor surgisse e nem se espalhasse para órgãos vitais, o que foi um grande milagre firmado em Sua providência misericordiosa. É isso que precisa estar em minha mente, para que eu possa encarar essa fase de adaptação complicada da colostomia, pois é um choque muito grande, uma mudança muito radical. Mas, Deus tem me dado discernimento e paciência. Ele tem me ensinado muita coisa. Hoje eu vejo tudo o que eu passei neste último ano como toda a minha vida com uma outra perspectiva, mais abrangemte, menos materialista, mais espiritual, mais humana, etc. 

Deus abriu as portas e consegui, pela Sua graça, obter o auxílio-doença do INSS que está nos amparando muito em nosso sustento até que eu me recupere completamente, pois antes de saber que estava com câncer, eu e minha esposa estávamos (e ainda estamos) desempregados, pois a sindrome do pânico foi fria e impiedosa conosco e não conseguimos continuar trabalhando naquela época. Mas, não vou (não vamos) desanimar e desistir, continuo no firme propósito de prosseguir sendo usado por Deus, apesar de minhas falhas, com os dons e talentos que Ele me deu, em Sua infinita misericórdia, seja em casa, com os amigos, irmãos e familiares ou seja através da escrita, da diaconia ou da música ou outra maneira que Ele me direcionar, estou com muitos planos e sei que Ele pode restaurar todas as coisas, seja a minha completa saúde física, emocional, a nossa vida profissional nos dando novos empregos e etc.

Em suma, após toda esta história, por maior a provação que tenha sido e que esteja sendo, não vou murmurar com ninguém e muito menos com Deus. Ele é a minha rocha firme onde estou firmado, Dele vem o meu sustento e a minha suficiência sempre. Nele estão firmados e direcionados o meu passado, o meu presente e o meu futuro. Por tudo isso, não posso deixar a ansiedade, o desânimo e a angústia tomarem conta de mim.

Querem saber um grande fruto de toda esta provação, talvez o maior deles? Desde o início de todo este período de provação por causa do câncer (graças a Deus totalmente curado) estou empenhado em uma visão ministerial que Deus me concedeu. Ele já me inspirou a compor algumas dezenas de músicas de caráter cristão, letra e músicas (sendo algumas em parceria) no estilo de cânticos congregacionais e evangelisticos. E, se Ele permitir, gravaremos todas em estúdio profissional e no próximo ano estaremos compartilhando todas elas com os leitores deste blog.

Finalizando, portanto, desejo sinceramente que esta nossa série de artigos sobre as adversidades da vida à luz da Palavra de Deus seja edificante para todos, como tem sido para mim.

A Deus, portanto, sejam a honra, a glória, a majestade e todo o louvor e adoração para sempre. Amém.

4 comentários:

  1. Claudio,

    Convidado pelo Luciano, vim conhecer seu blog. E me deparei com seu testemunho, que me levou de volta a 4 anos, quando minha irmã teve o mesmo câncer e passou pelo mesmo tratamento.

    Mas no caso dela, devido o estado adiantado, não surtiu efeito. Mas reconehcemos o controle de Deus e a Ele damos glória, que ela foi levada ao Senhor através da doença, pois antes, jovem e saudável, não O conhecia.

    Creio que o Senhor dará completa vitória ao amado, inclusive quanto à fertilidade. Me fez lembrar de Abraão, que Deus deixou que a situação ficasse impossível, para então lhe dar Isaque.

    Deus o abençoe, juntamente com sua esposa.

    Em Cristo,

    Clóvis
    Editor do Cinco Solas

    ResponderExcluir
  2. Prezado Claudio e irmão
    em Cristo Jesus

    Temos duas coincidencias, sou formado em administração e tenho técnico em contabilidade

    fiquei emocionado com os relatos dos 4 emails que vc recebeu

    desde o ano passado tambem venho lutando contra um cancer no canal do reto e hoje posso dizer que estou totalmente curado

    já estou lhe seguindo no seu blog e espero que vc e os demais amigos seus possam conhecer o meu blog lá tambem estou relatando todos os passos do meu tratamento

    http://vitoriasobreocancer.blogspot.com/


    Um grande abraço e que Deus lhe abençoe

    Marcelo M. Andrade

    ResponderExcluir
  3. Prezado irmão em Cristo

    Temos duas coincidencias, sou formado em administração e tenho tecnico em contabilidade

    Passei um ano tratando de um cancer no canal do reto e lembrei de minha historia após ler os 4 emails que voce recebeu

    Tambem criei um blog no qual relato todo meu tratamento no hospital AC Camargo/SP

    Caso tambem queira conhecer a minha historia e divulgar a todos os seus amigos e a pessoas portadoras de cancer visitem meu site
    http://vitoriasobreocancer.blogspot.com/

    Estou lhe seguindo

    que Deus abençoe voce e sua familia

    Marcelo M. Andrade

    ResponderExcluir
  4. Clovis

    Parece que temos duas coincidencias sou formado em administração e tenho tecnico em contabilidade apesar de nunca ter exercido

    Adorei e me emocionei com o relato dos 4 emails
    passei por essa mesma coisa conforme relato em meu blog se vc puder visitar e compartilhar com todos seria de muito bom grado

    Já estou lhe seguindo e com certeza vou compartilhar com meus amigos principalmente as pessoas que são ou foram acometicas por essa terrivel doença

    O segredo da vitória esta em Cristo

    Que Deus abençoe a vc e sua familia

    Sds
    Marcelo Andrade

    ResponderExcluir