sábado, 10 de abril de 2010

TUDO COM JESUS, NADA COM MARIA !!


A PECAMINOSIDADE DA MÃE DO SALVADOR

Existe um ditado, um “jargão religioso” bem conhecido que diz:

“Tudo com Jesus, nada sem Maria”.

Independente de quem disse primeiro esta frase e de quem concorda ou não com ela, a verdade é que, segundo a Bíblia, esta frase recebe um “meio certo”. Ela não está 100% correta, apenas metade certa.

Sim, realmente devemos realizar tudo sob a direção de Jesus, em nome de Jesus e para a glória de Jesus. Todavia, em nenhuma passagem bíblica, existe uma orientação para que nada realizemos sem Maria, a mãe do Senhor, ou sem as suas orientações. Sim, Maria não foi somente a mãe de Jesus, mas, uma serva de Deus (Lucas 1:38,48), escolhida por Deus (Lucas 1:30-31) e, por isso, bendita entre as mulheres, bem-aventurada (Lucas 1:42,48b), para gerar em si pelo poder do Espírito Santo de Deus, Aquele que salvaria todo o mundo, inclusive ela, dos seus pecados (Mateus 1:18-21). Foi ela mesma quem disse:

“...a minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador” (Lucas 1:46-47).

E mais, Maria desejava que a vontade de Deus Pai e a de Jesus fossem cumpridas, que Suas ordenanças fossem obedecidas:

"...aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra...” (Lucas 1:38);

“...fazei tudo o que ele [Jesus] vos disser” (João 2:5).

Ela não se considerava uma santa imaculada que jamais peca, mas disse:

“...o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é o seu nome...” (Lucas 1:49).

Aliás, não só ela não era santa, como ela também recebeu o Espírito Santo juntamente com os apóstolos e discípulos, cerca de cento e vinte pessoas, que oravam unidas e perseverantes no mesmo lugar, aguardando o revestimento de poder vindo de Deus e não de Maria, para serem testemunhas de Cristo e não de Maria, até os confins da Terra (Lucas 24:45-49; Atos 1:13-15; 2:1-4).

Maria, portanto, admitiu que não era santa e que precisava de um Salvador, ela era meramente um ser humano. Mas, este fato não ocorreu com o Senhor Jesus, Ele não era (e não é) apenas um ser humano, Ele é Deus inclusive. Vamos observar algumas evidências bíblicas que Jesus Cristo é Deus, juntamente com o Pai Celeste?

A DIVINDADE DO SALVADOR

Jesus é o Deus-homem (1ª Timóteo 2:5). Ele não só estava com Deus, mas também era (e é) Deus, Ele subsistia em forma de Deus (João 1:1; Filipenses 2:5-6). Jesus é o Deus unigênito que está em comunhão de essência com o Pai e O revelou ao mundo (João 1:18; 14:8-9). Ele é a imagem de Deus Pai, que é invisível (Colossenses 1:12-15). Ele é o resplendor da glória e a expressão exata de Deus Pai (Hebreus 1:1-3a). O próprio Pai declara o Filho como Deus (Hebreus 1:8-9). Cristo é o Emanuel, o Deus conosco (Mateus 1:23; Isaías 7:14). Ele é Deus Forte (Isaías 9:6). Ele é Deus bendito para todo o sempre (Romanos 9:5). Em Seu corpo físico reside toda a plenitude da Divindade (Colossenses 2:8-9). Ele é o nosso grande Deus e Salvador (Tito 2:13; 2ª Pedro 1:1b). Ele é o verdadeiro Deus e a vida eterna (1ª João 5:20).

Mas, não é apenas nas epístolas que encontramos evidências da divindade de Jesus, nos próprios evangelhos, que retrataram o ministério terreno do Mestre, encontramos estas evidências: No julgamento de Cristo, antes da crucificação, o sumo sacerdote O interrogou: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus Bendito?”.

Qual foi a resposta de Jesus? “Eu sou, e vereis o Filho do homem assentado à direita do Todo-Poderoso e vindo com as nuvens do céu” (Marcos 14:61-64). Pedro afirmou a Cristo que os discípulos acreditavam ser Ele o Filho do Deus vivo. Cristo não o exortou como em outras situações, mas, disse que Pedro era bem-aventurado porque o Pai Celeste o tinha revelado a verdade (Mateus 16:15-17; comparem com Mateus 3:16-17; 17:5; Marcos 1:9-11; Lucas 3:21-22; 1ª João 5:9-12).

Aliás, Cristo sabia que era Deus. Ele aceitou adoração (Mateus 8:2; 14:33; João 9:35-39; 20:27-29; comparem com Hebreus 1:5-6,14). Quando um dos dez leprosos curados por Jesus se prostrou em sinal de adoração e gratidão diante dEle, Cristo não o exortou pela atitude, mas, perguntou ao ex-leproso onde estavam os outros que não vieram dar glória a Deus (Lucas 17:12-18). Sem falar o que ocorreu com o discípulo Tomé quando exclamou a Jesus: “Senhor meu e Deus meu”. Cristo o repreendeu? Não. Ele disse: “Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram, e creram” (João 20:26-29).

DEVEMOS ADORAR A PERFEIÇÃO DIVINA OU A IMPERFEIÇÃO HUMANA?
QUAL ERA A VONTADE DE JESUS E A VONTADE DE MARIA?

Então, diante de todas estas evidências indiscutíveis da divindade santa do Senhor Jesus e da humanidade pecadora de sua mãe, Maria, a quem devemos direcionar a nossa adoração e devoção? Que vantagem teríamos se a nossa salvação e intercessão ao Pai Celeste dependesse de um ser humano pecador, por mais devoto que ele fosse?

Graças a Deus, ocorre o contrário, a nossa salvação depende do perfeito Deus que por amor se uniu à natureza humana, sem pecado, para morrer por nós, pecadores (Romanos 5:8; Hebreus 7:26-27).

Bem, Maria desejava que a vontade de seu filho fosse realizada, não é mesmo? Ela não disse "Fazei tudo o que ele disser"? E qual era (e é) a vontade de Jesus? Que busquemos a Ele ou à Sua mãe? Vejamos:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.” (Mateus 11.28);

"...ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele darás culto...” (Mateus 4.10; conforme Deuteronômio 6:13; 10:20);

“Todo aquele que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.” (João 6:37).

E assim por diante, poderíamos citar inúmeros outros versículos nos quais o próprio Jesus ou Seus apóstolos exortam a buscarmos a Ele apenas.

2 comentários:

  1. acho que esta errado esse comentário
    "tudo com jesus, nada com Maria" reveja essa frase no seu blog ok .

    ResponderExcluir
  2. Bom dia meu caro amigo leitor.

    Graça e paz do Senhor.

    Primeiramente eu gostaria de que você me informasse mais detalhadamente onde está o equívoco nas declarações deste artigo.

    Aproveito o ensejo para informar que quando afirmamos: "Tudo com Jesus, nada com Maria", estamos dizendo que toda a nossa vida depende de Jesus e é para a glória de Jesus e não vivemos em função de Maria.

    Mas em nenhum momento estamos dizendo que nada aconteceu de importante por causa de Maria. Muito pelo contrário. Deus, em Sua soberania, escolheu Maria para ser a mãe do Salvador, simplesmente, o acontecimento mais importante da história humana: a vinda do Messias, o Filho de Deus ao mundo para nos redimir.

    Maria tinha inúmeras qualidades, sim, mas, certamente, defeitos também, pois era meramente humana, como nós somos, apesar de ter sido tremendamente usada por Deus, como nós também somos, se estivermos abertos para que Ele atue na nossa vida.

    Que Ele o abençoe ricamente juntamente com a sua família.

    Grande abraço.

    Estamos à disposição, suas críticas e sugestões são importantes para nós.

    Cláudio
    Blog APRENDEI / MCA

    ResponderExcluir