domingo, 28 de março de 2010

DEUS NUNCA VAI DECEPCIONAR A NOSSA ESPERANÇA NELE

"Até o meu melhor amigo, em quem eu confiava e que partilhava do meu pão, voltou-se contra mim." (Sl 41:9. comparem com Jr 12:6).

Que grande decepção o salmista deve ter enfrentado não é mesmo!?

Durante a nossa vida planejamos tantas coisas e sofremos algumas decepções, algumas pequenas e outras grandes que acabam nos marcando muito. Se não sofremos alguma no ano que passou, pode ter sido antes ainda ou até mesmo ainda iremos sofrer algumas em nossa vida futura.

A minha única decepção que posso confessar aqui é em relação à igreja evangélica brasileira que, infelizmente, a cada dia parece estar se perdendo, distante das verdades para ela registradas nas Escrituras Sagradas. Justamente esta instituição divina, a luz do mundo, que pode ajudar o mundo a sair das trevas, parece estar caminhando para a escuridão (mas em nome de Jesus isso vai parar). Mas como faço parte da Igreja de Cristo, preciso continuar orando e trabalhando para que ela desfrute em breve de um grande despertamento, um grande avivamento (assunto para outros artigos).

O fato é que quando depositamos a nossa esperança em alguém, acabamos por exigir muitas vezes desta pessoa algo muito além do ela pode nos oferecer, acabamos criando falsas expectativas. E um exemplo clássico deste comportamento é o que ocorre na vida conjugal: muitos elaboram planos e mais planos em suas mentes, cheios de expectativas muito além daquelas condições realistas que o conjuge possa oferecer e acabam se decepcionando, se frustrando. Ou em outras ocasiões eram expectativas realistas, mas a pessoa na qual se depositava confiança, quebrou este sentimento tão forte de confiança e jogou o relacionamento em uma crise. Mas veremos que com Deus não funciona assim. Ele é o nosso maior amigo e não quebrará a nossa confiança Nele.

Certamente, senão todos, quase todos estamos repletos de planos em todas as áreas de nossas vidas. E se colocarmos nossos planos nas mãos do Senhor Jesus, para que Ele os dirija, certamente não sofreremos decepções com Ele. Deus nunca nos decepciona. Ele nunca decepciona e desampara aqueles que Nele confiam. Não poderemos colocar as nossas expectativas muito além do que Deus pode fazer, pois Ele pode fazer tudo, e além disso, infinitamente mais do pensamos e pedimos.

Bem, alguém que você gostava ou amava ou com quem trabalhava te abandonou, frustrou suas experanças, quebrou a confiança que você tinha com ela? E depois nem se interessou em se reconciliar ou pedir perdão?

Ou será que você recebeu uma má notícia? Sua saúde foi abalada ou de alguém próximo a você? Você perdeu o emprego? Um relacionamento que você mantinha terminou? Ou foi outra circunstância? Enfim, seus planos para as áreas de sua vida sofreram alguma decepção?

Não vamos entrar em detalhes aqui por quais motivos isso poderia ter acontecido à luz da Bíblia, mas uma coisa é certa: Deus não tem culpa de nada. Não adianta se revoltar com Ele e murmurar.

Geralmente quando passamos por uma grande provação, a primeira atitude que tomamos é esfriar o nosso relacionamento com Deus, parar de orar, de louvar e começar a murmurar. Dizemos que Deus nos abandonou, mas, na verdade, foi o contrário. Não devemos nos comportar desta forma.

Mas o que desejamos enfatizar é que, independente das circunstâncias, Deus jamais nos desampara e nos decepciona:

"O SENHOR é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade. Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, SENHOR, jamais abandonas os que te buscam" (Sl 9:9-101);

"Tu, porém, és o Santo, és rei, és o louvor de Israel. Em ti nossos antepassados puseram a sua confiança; confiaram, e os livraste. Clamaram a ti, foram libertos; em ti confiaram, e não se decepcionaram" (Sl 22:3-5);

"Nenhum dos que esperam em ti ficará decepcionado; decepcionados ficarão aqueles que, em motivo, agem traiçoeiramente" (Sl 25:3);

"Mas eu confio em ti, SENHOR, e digo: Tu és o meu Deus. O meu futuro está nas tuas mãos." (Sl 31:14-15a);

"O SENHOR cuida da vida dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre. Em tempos de adversidade não ficarão decepcionados; em dias de fome desfrutarão fartura." (Sl 37:18-19);

"O SENHOR não desamparará o seu povo; jamais abandonará a sua herança." (Sl 94:14).

Você está passando por uma provação? Está enfrentando um momento difícil, cheio de expectativas, incertezas? Você tem medo de que seus planos fracassem? A Palavra de Deus tem uma mensagem edificante e libertadora para você, como ela foi para mim:

"Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu" (Romanos 5:1-5).
Que palavra poderosa. Que lição para as nossas vidas. Aliás, quantas lições podemos extrair de "apenas" cinco versículos! Vamos comentar resumidamente:

1) Deus não apenas é digno de inteira confiança e jamais nos decepcionará, mas Ele, diferente de muitos de nós, teve a iniciativa de restaurar o relacionamento que estava rompido entre Ele e nós, quebrado por nós mesmos, seres humanos, devido ao pecado, que Ele não suporta, devido à "queda de Adão". Então, Ele nos presenteou com a fé Nele, que nos libertou do poder mortal do pecado que nos separaria eternamente Dele, nos justificou diante Dele e ainda trouxe paz para este relacionamento. Agora temos paz com Deus. Repito: Temos paz com Deus!!

2) E não apenas temos paz com Deus, mas pela fé Nele obtivemos acesso à Sua graça, na qual estamos firmes. Não nos esqueçamos disso, mesmo em um momento de provação e incerteza quanto ao futuro, Deus nos traz paz e firmeza.

3) Além de termos paz com Deus e estarmos firmes através de Sua graça, podemos nos gloriar na esperança de Sua glória. Não depositamos nossa esperança em qualquer um, mas na glória de Deus. Será que conseguimos imaginar isso? Uma vez que nossa esperança está firmada na glória de Deus, que é infinita e insondável em suas riquezas, o que iremos temer?

4) E assim, com estas verdades firmadas no coração, podemos nos gloriar também nas tribulações, nos momentos de provação, de grande dificuldade, pois temos paz com Deus, estamos firmes em Sua graça e depositamos nossa esperança na glória Dele.

5) Aqui começa uma espécie de escalabilidade no crescimento espiritual do cristão: podemos nos gloriar nas tribulações, pois ela produz perseverança em nós, que evita que desanimemos "no meio do caminho". E esta perseverança produz em nós um caráter aprovado. Bem, se é aprovado é porque obviamente ele foi previamente testado. Isto é, Deus permite as provações para testar o nosso caráter e para o nosso próprio bem, termos este caráter aprovado por Ele. E enfim, este caráter aprovado produz esperança.


6) Essa esperança produzida em nós depois de aprovados pelo teste das provações jamais nos decepcionará. Por que? Porque é baseada em alguma pessoa qualquer? Em alguém que pode falhar? Não, essa esperança é baseada no amor incondicional de Deus, que foi derramando em nós através do Espírito Santo. Se já passamos por decepções em relacionamentos amorosos e de amizade e sociedade, com certeza, no relacionamento com Deus isso jamais irá acontecer.

Percebemos que o amor de Deus não foi apenas derramado em nós, mas ele foi na prática demonstrado, através do sacrifício de Cristo na cruz. É o que a sequência do texto sagrado nos ensina:

"De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios." (Rm 5:6).

Em seguida, o apóstolo (no v. 7) afirmou como é difícil alguém se sacrificar com a própria vida por alguém, mesmo que seja por uma pessoa justa. E Cristo, como o v. 6 afirmou, morreu por nós antes que fossemos justificados, tornados santos, ou seja, ele não morreu por pessoas justas, mas pecadoras e perdidas.

Como dissemos antes, Deus teve a iniciativa em nos reconciliar com Ele, em restaurar o relacionamento. Se dependesse de nós, estaríamos para sempre mortos em nossos pecados e separados do Senhor.

"Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores". v.8.

Esta mensagem é de extrema importância para a sua vida. Se você está passando por um momento que lhe tirou a paz, lembre-se desta verdade que a Bíblia nos traz. Continue confiante no SENHOR, mesmo diante de más notícias (Sl 112:6-7).

Não se esqueça que a fé que você tem em Cristo te justificou dos seus pecados e trouxe paz com Deus e que você pode se gloriar baseado na glória de Deus e se gloriar nas provações, pois elas te tornarão uma pessoa perseverante, de caráter aprovado e cheio de esperança no amor perfeito de Deus, que não vai te decepcionar jamais.

Portanto, façamos nossos planos tranquilamente, todos, porém, baseados em nosso eterno relacionamento de amor e amizade com o próprio Deus.

Que Deus nos abençoe. Amém.

____________________________________________
Todos os textos bíblicos usados foram extraídos da NVI

Um comentário:

  1. O amor de Deus é singular! Ele falou comigo hoje duas vezes com esse mesmo versiculo...Sl 37.18
    No facebbok vi o versiculo postado por um amigo, e qdo fui no google fazer uma pesquisa com relação ao meu serviço aqui no escritorio, apareceu esse versículo novamente num assunto em que nada dizia a respeito... e novamente me chamou a atenção...então cliquei no link, e aqui vim parar... Aqui veio toda a explanação da palavra... Que coisa Maravilhosa...Muito Obrigada Senhor, porque o TU não desistes dos seus.

    ResponderExcluir