sábado, 20 de março de 2010

EM NOME DE JESUS: NÃO APAGUEMOS A NOSSA LUZ

O ensinamento tem na Bíblia uma analogia como que levar a luz aos que estão nas trevas, ou seja, ignorantes (não no sentido pejorativo) e sem ensino (comparem com Romanos 2:19)...

“...porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz, e as repreensões da disciplina são o caminho da vida” (Provérbios 6:23).

Analisando esta realidade particularmente no contexto espiritual, sabemos que o mundo inteiro jaz no maligno (1ª João 5:19b; comparem com Lucas 1:76-79), influenciado e extremamente corrompido em seu sistema de ética, moral e conduta pelas forças malignas, adversárias de Deus, que cegaram aqueles que não seguem a Cristo para que não recebam a luz do evangelho e sejam salvos (2ª Coríntios 4:4; Lucas 8:12). Portanto o mundo ama mais as trevas do que a luz (João 3:19).

Todavia, Deus Pai nos libertou do império das trevas para o Reino do Seu Filho (Colossenses 1:13a). Para isto, Ele mesmo resplandeceu em nossos corações:

“Porque Deus que disse: De trevas resplandecerá luz – ele mesmo resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo” (2ª Coríntios 4:6).

Éramos trevas, mas agora somos luz no Senhor (Efésios 5:8). Em Deus está a luz e a verdade (Salmos 43:3). Deus é luz e não há treva alguma nEle (1ª João 1:5; comparem com Salmos 18:28; 27:1). Deus é o Pai das luzes (Tiago 1:17), onde se incluem também a “luz moral” e a “luz intelectual”, além da “luz física”. A Palavra de Deus, aliás, é como uma lâmpada a iluminar os nossos caminhos (Salmos 119:105). O mandamento de Deus “ilumina” os nossos olhos (Salmos 19:8).

Cristo, por Sua vez, possui a vida e Ele mesmo é a luz da humanidade (João 1:4; comparem com Isaías 9:2). Jesus Cristo é a brilhante “estrela da manhã” (Apocalipse 22:16). Ele mesmo disse:

“...eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida” (João 8:12; comparem com Efésios 5:14).

Nós somos a luz do mundo, pois temos esta “Luz da Vida”, temos vida espiritual em Jesus, luz que ilumina, aquece e esclarece o nosso coração:

“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:14-16).


Somos a luz espiritual para levar a verdade ao mundo (Atos 13:47), para que o mundo se converta das trevas para a luz (Atos 26:18), sempre revestidos das “armas da luz” (Romanos 13:12). Como uma lâmpada que deve iluminar uma casa não deve permanecer escondida, como uma cidade que foi construída no alto de um monte, assim não devemos esconder o nosso testemunho para o mundo, pois é a palavra de salvação de Deus para a humanidade.

E, se falando em testemunho, como Cristo disse, não apenas as nossas obras, mas as nossas BOAS obras devem ser vistas pelas pessoas com o intuito de glorificarem a Deus Pai. Porém, se não dermos testemunho cristão, esta luz que está em nós, será como que grandes trevas e o mundo continuará na escuridão espiritual:

“São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” (Mateus 6:22-23).

Não pode haver comunhão da luz com as trevas (2ª Coríntios 6:14b), “a luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela” (João 1:5); “Todavia, vos escrevo novo mandamento, aquilo que é verdadeiro nele e em vós, porque as trevas se vão dissipando e a verdadeira luz já brilha” (1ª João 2:8).

É fato, não adianta contrariar, é bíblico e científico:

Quando a luz surge, mesmo que pouca, as trevas se dissipam proporcionalmente à quantidade e qualidade da luz.

Quanto mais iluminarmos um ambiente, menos escuridão haverá ali, é evidente. Como João Batista que não era “a Luz” (que é Cristo), mas veio para testemunhar “da Luz”, a “verdadeira luz que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem” (João 1:6-9), devemos, como luz outorgada por Cristo, pelo Espírito Santo que vive em nós, levar a luz do evangelho ao mundo em escuridão espiritual.

Será que não é por causa da própria Igreja de Cristo que o mundo ainda está em trevas? Até que ponto a Igreja está “iluminando” o mundo? É uma responsabilidade espiritual muito grande, um privilégio incomparável e intransferível e Deus pedirá conta de nós se propagamos de forma boa ou má a luz que Ele mesmo colocou em nós (Romanos 14:10-12).

O que fazer se a Igreja de Cristo está em pecado?

“Se, porém, andarmos na luz, como ele [Deus, cf. 1:5] está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” (1ª João 1:7). [citação entre colchetes de nossa parte].

Resposta: Santificação, pela purificação dos nossos pecados através do Todo-Poderoso sangue de Jesus Cristo, enquanto vivemos em comunhão na Igreja, pois “a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Provérbios 4:18), atendendo à palavra profética bíblica “como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em nossos corações” (conforme 2ª Pedro 1:19).

A santificação se dá através do Espírito Santo, que convence as pessoas dos seus pecados (João 16:8-11), que nos ensina todas as coisas e nos ajuda a lembrar o que Jesus falou (João 14:26), que nos guia em toda a verdade (João 16:13), que é como uma “chama de fogo” dentro de nós que não podemos apagar com os nossos pecados (1ª Tessalonicenses 5:19; Mateus 3:11; Lucas 3:16b; Atos 2:3) e que inspirou a homens escreverem a Palavra de Deus (2ª Pedro 1:20-21; 2ª Timóteo 3:16-17), que, por sua vez, é a “espada do Espírito Santo” (Efésios 6:17b) e “luz” para os nossos caminhos (Salmos 119:105).

Éramos trevas, mas agora somos luz no Senhor e devemos andar como “filhos da luz”, porque o fruto da luz consiste em toda a bondade, e justiça e verdade, provando sempre o que é agradável ao Senhor (Efésios 5:8-10). E sendo todos filhos da luz, somos “filhos do dia” e não da noite ou das trevas (1ª Tessalonicenses 5:5), não sendo, portanto, cúmplices das obras infrutíferas das trevas, mas reprovando-as, pois assim se tornam manifestas pela luz (Efésios 5:11-13).

Nós somos embaixadores em nome de Cristo ao mundo, como se Deus, pela Sua misericórdia para conosco, exortasse a humanidade pecadora por nosso intermédio (2ª Coríntios 5:20a). Nós resplandecemos como luzeiros do mundo (Filipenses 2:15b).

“Então eu perguntei: Quem és tu, Senhor? Ao que o Senhor respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Mas levanta-te e firma-te sobre teus pés, porque por isto te apareci, para te constituir ministro e testemunha, tanto das coisas em que me viste como daquelas pelas quais te aparecerei ainda, livrando-te do povo e dos gentios, para os quais eu te envio, para lhes abrir os olhos e convertê-los das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim” (Atos 26:15-18)

O nosso dever é este:

Não diminuir a chama do Espírito Santo em nós com os nossos pecados, pois, assim, apagaremos a luz de Cristo dentro de nós e nos afastaremos de Deus e o mundo em escuridão não verá e receberá a luz do evangelho que pode salvá-lo.

O nosso clamor, portanto, é este:

Em nome de Jesus, não apaguemos a nossa “luz”.

Que Deus nos abençoe. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário