sábado, 5 de junho de 2010

DERROTAS QUE SE TRANSFORMAM EM VITÓRIAS

INTRODUÇÃO

Existe uma história que está sendo transmitida pela internet via e-mail que não sabemos ao certo se é verídica ou é uma parábola (o mais provável), mas, independentemente disso, acreditamos ser bastante interessante para iniciarmos o nosso estudo, pois demonstra uma das maneiras como Deus age em nossa vida e como muitas vezes não temos o discernimento para reconhecer a ação Dele diante dos nossos olhos:

"Um rapaz pediu a Jesus um emprego, e uma mulher que o amasse muito. No dia seguinte, abriu o jornal e tinha um anúncio de emprego. Ele foi, viu a fila muito grande e disse: eles são melhores do que eu, e foi embora. No caminho, um garoto lhe deu uma rosa... no ônibus ele, chateado, jogou a rosa fora. Ao chegar em casa, o rapaz briga com Jesus: '...É assim que me tratas?...É assim que me amas?' E vai dormir. Em sonho Jesus lhe diz: "O emprego era seu, mas você não confiou e desistiu antes mesmo de lutar; aquela rosa foi eu que te dei... inspirei aquela criança a lhe dar!!! O amor da sua vida, estava sentada ao seu lado... em vez de você dar a rosa a ela, você a jogou fora'. Você entendeu como Jesus age na sua vida? Ele abre as portas e te mostra o caminho, mas a tua fé é tão pouca que desiste no primeiro obstáculo. Não desista... confie que Jesus pode agir na sua vida. Os obstáculos existem para ver até onde vai a tua fé."

Interessante não é mesmo? Pois então, você está passando por uma situação muito difícil, um problema que parece não ter solução? É o desemprego, uma enfermidade em você ou na família ou um relacionamento familiar problemático ou um problema financeiro? Saiba que Deus, mesmo que muitos não acreditem, está no controle da situação e pode mudá-la para melhor, muito melhor. Por mais difícil que seja a sua situação, para Deus não existe nada demasiadamente difícil (Jr 32:27). Para Ele tudo é possível. O que é impossível para nós, para Ele é perfeitamente possível (Lc 1:37; 18:27).


Você já ouviu falar do Deus que transforma tragédias em triunfo? Do Deus que muda uma situação de aparente maldição em uma situação de pura bênção? Daquele que muda o nosso pranto em riso? Este é o nosso único, santo, justo e soberano Deus. Ele certamente está realizando a Sua parte nesta tribulação pela qual você está passando, mesmo que muitas vezes você não esteja percebendo, pois muitas vezes Deus opera atrás das "cortinas da eternidade", Ele fala com os seres humanos em um momento de uma maneira e em outro momento de outra maneira, mesmo que não estejamos percebendo (Jó 33:14), e em muitas dessas vezes os seus planos não são revelados (foi o que aconteceu com Jó, por exemplo, e veremos mais adiante em nosso estudo).

COMO AGIR DIANTE DA TRIBULAÇÃO?

Mas e a nossa parte? O que devemos fazer? É tão difícil agir de maneira positiva e otimista quando uma situação está nos machucando, nos humilhando, nos desanimando, nos sufocando não é mesmo? É difícil imaginarmos uma direção ou uma saída para a situação. Quantas vezes muitos de nós rogam, clamam, imploram a Deus por uma solução, mas parece que Ele não se importa ou que está muito ocupado com outras questões e está demorando muito para nos atender?

Muitas pessoas nestas situações se revoltam contra Deus e murmuram, muitas delas devem estar tão "afundadas" nas suas vidas corridas e de agenda lotada e sem tempo para Deus e em sua dependência viciante da tecnologia e do materialismo, das coisas aqui da Terra, que devem imaginar equivocadamente que quando oramos a Deus é como se precisássemos "entrar na fila do atendimento divino" ou como se fosse a conexão com a "internet celestial" dizendo: "foram detectados problemas com o servidor divino, por favor, ore mais tarde"! Ridículo, não existe isso. Deus é onipresente, onisciente e onipotente, Ele ouve ao mesmo tempo todas as orações sinceras que são feitas à Ele e já sabe o teor das orações mesmo antes de serem feitas.

Essa situação de "demora de Deus" é apenas aparência, pois nós olhamos a vida de uma forma meramente humana, limitada e falha e Deus a conduz soberanamente de outra forma na eternidade. Costumamos considerar a Deus do nosso ponto de vista distorcido e limitado, tentando dizer o que Deus "tem" que fazer ou não e quando fazer, tentando, assim, limitar alguém que é ilimitado e soberano. E não poucas vezes, muitos acabam criando o seu próprio deus, não conhecem o verdadeiro Deus ou não querem aceitá-lo. Precisamos aprender mais sobre a maneira de Deus agir para, pelo menos tentarmos, andar em maior sincronia com os Seus pensamentos, que são mais elevados que os nossos (Is 55:6-9). Sem comunhão com Deus e a Sua Palavra, nossa visão da vida fica embaçada, não conseguimos entender o que está acontecendo conosco. Devemos sempre olhar para todas as circunstâncias com os "olhos da fé".

Bem, ao olhar para as páginas das Escrituras Sagradas, que nos ensinam quem Deus é e como Ele age, podemos aprender que a nossa parte para conseguirmos suportar as situações adversas e atravessarmos todo este caminho de tribulação pode ser dividida em três atitudes básicas:

01) Depositar nossa total confiança em Deus;

02) Aprendermos a viver diariamente na dependência Dele; e

03) Tranquilizarmos o nosso coração face ao Seu poder.

Vamos desenvolver com mais detalhes estes três itens mencionados acima:

01) Devemos confiar Nele integralmente porque, apesar de não sabermos, Ele sabe o motivo e o propósito pelos quais estamos passando por essa tribulação. Deus é o nosso melhor amigo (Jo 15:14-15) e não deseja contar este segredo para nós para o nosso bem, do contrário não cresceríamos e amadureceríamos na fé. Não seria assim que faríamos com um amigo que sabe de um segredo que nos envolve também, mas dissesse: "Eu não posso te contar agora, mas confie em mim, é para o seu bem, se você souber de tudo agora, seu aprendizado será prejudicado"? Devemos confiar em Deus, pois o nosso melhor amigo faz tudo em nossa vida visando o nosso bem, um fim proveitoso (Rm 8:28), mesmo que não consigamos compreender os seus propósitos muitas vezes. Confiar integralmente em Deus é uma grande bênção, mas é um aprendizado diário de difícil assimilação, não por culpa de Deus, mas por culpa de nossa personalidade desconfiada e que gosta de controlar todas as situações.

02) Devemos aprender a viver na dependência Dele, pois só Ele pode nos fortalecer e nos capaciitar a sobreviver a este período de aflição. A nossa suficiência vem Dele (2Co 3:5), sem Ele nada podemos fazer (Jo 15:5) e é Ele que efetua em nós tanto o querer quanto o realizar segundo a Sua boa vontade (Fp 1:13). Isso tudo significa que devemos nos colocar em nosso devido lugar em nosso relacionamento com Deus, ou seja, total submissão à vontade Dele, nos humilhar debaixo de Sua potente mão, pois no momento oportuno Ele nos erguerá novamente do momento de fraqueza que estivermos passando (1Pe 5:6,10).

03) Devemos tranquilizar o nosso coração, pois Deus é todo-poderoso. A nossa tribulação está totalmente no controle Dele. Isso nos trás alívio e segurança. Já imaginou se os nossos problemas não estivessem no controle de Deus, mas dependessem da sorte ou do acaso? Ou ainda pior: e se os nossos problemas e aflições estivessem nas mãos do diabo? Sem comentários. Mas, Deus é amoroso e não enviaria uma provação em nossa vida se Ele não fosse soberano e todo-poderoso para nos livrar dela no momento que Ele determinasse. Deus não envia uma provação que seja mais forte do que nossas próprias forças, mas juntamente com a provação envia o alívio para podermos suportar estes momentos (1Co 10:13)

Um dos mais respeitados pastores e escritores da atualidade na igreja evangélica brasileira, o Rev. Hernandes Dias Lopes, em seu programa televisivo "Verdade e Vida", sabiamente afirmou sobre as provações em sua edificante mensagem intitulada "Transformando tragédias em triunfo". Vejamos algumas de suas declarações:


"É possível nós transformamos, pela graça de Deus, tragédias em triunfo. Nem sempre as circuntâncias difíceis e adversas que acontecem conosco são coisas aleatórias e nem muito menos podemos dizer que elas são fruto de um fatalismo, de um determinismo ou mesmo de uma coincidência. Nós acreditamos piamente na providência divina, para nós não existe o acaso. A nossa vida não é guiada pelos astros, nem por composições químicas do nosso cérebro, nem muito menos por um determinismo da natureza. Cremos sim, que o Deus soberano e bom está no controle da nossa vida [...] O que eu estou dizendo é que Deus é poderoso para transformar tragédias em triunfo, que Deus é poderoso para transformar lágrimas em fontes de consolo e transformar desertos em mananciais, perdas aparentes em ganhos maiores. Na verdade, Deus é poderoso para transformar as situações dolorosas da nossa vida em trampolins para nós alcançarmos vitórias maiores."

Por todas essas razões que vimos até aqui, dentre outras, podemos assegurar tranquilamente que Deus tem o poder de reverter um estado de calamidade e desespero que estejamos passando em paz e bênçãos, em vitória.

Vocês desejam ver alguns exemplos bíblicos na prática e não apenas os preceitos teóricos? Vamos ver, então, alguns exemplos nestas partes do nosso estudo de como Deus age, mesmo com as situações adversas, visando um final feliz, um resultado benéfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário