sábado, 7 de agosto de 2010

EM BUSCA DA IDENTIDADE CRISTÃ


Já sabemos que não devemos nos isolar do mundo para nos santificar, vivendo, assim, um “evangeliquês” eremita e alienado. Mas, como podemos alcançar uma verdadeira santificação e um testemunho fiel de Cristo num mundo tão corrompido e imoral?

Infelizmente os costumes seculares estão cada vez mais influenciando as igrejas, dificultando muitas vezes a distinção entre os cristãos e aqueles que não seguem a Cristo. Atualmente o termo “evangélico” deixou de expressar aquela pessoa que segue realmente a Cristo. Basta alguém freqüentar uma igreja evangélica para receber este título, não é necessário saber se esta pessoa é realmente convertida, se ela possui uma vida transformada por Deus. Muitos destes freqüentadores não convertidos são na verdade pseudos-cristãos, isto é, ainda não seguem a Cristo e continuam a adotar o padrão mundano de comportamento, acarretando, então, muitos exemplos ruins.

A própria denominação “cristão”, infelizmente, tem perdido o seu significado real, que é uma pessoa que é seguidora de Cristo, partidária dEle. Muitos se auto-intitulam cristão apenas pelo fato de terem uma boa índole. A Igreja de Cristo, em contrapartida, deve urgentemente despertar de seu sono espiritual e social e se levantar para mostrar a verdadeira identidade de uma Igreja autenticamente cristã.

À vista de todo este contexto, enquanto nos empenhamos neste despertamento de nossa identidade cristã, surgem alguns questionamentos, tais como: até que ponto a nossa convivência no mundo está acarretando em nós uma conivência com os seus pecados? Como saber discernir exatamente quais são os hábitos e costumes que agradam e os que não agradam a Deus, dentro de uma gama de oportunidades e opções que o mundo nos oferece atualmente, muito maior do que quando a Bíblia foi escrita?

É de vital importância salientar que inúmeros pecados são claramente expostos e condenados na Bíblia, como matar, roubar, adulterar, idolatrar, mentir, etc., contudo, algumas situações e comportamentos modernos, por exemplo, podem não estar claramente enunciados na Bíblia, pois, entre outros motivos, o contexto nos quais eles estão inseridos não existia na época que os textos sagrados foram escritos, porém, devido ao eterno e imutável padrão de retidão e santidade explícitos na Bíblia, reflexos da eterna santidade e imutabilidade de Deus, podemos discernir exatamente qual a posição dEle a respeito destes comportamentos, se estudarmos e interpretarmos as Escrituras Sagradas adequadamente.

Vamos a seguir citar dez critérios básicos de conduta cristã, entre tantos outros que podem ser extraídos da Bíblia, que seguramente nos mostram a vontade de Deus para nós, que é a nossa santificação (Jo 17:17-19; 1Ts 4:13):

Primeiro: Amar, agradar e glorificar a Deus acima de tudo (Mt 22:37-38; At 4:19-20; 5:29; Rm 8:8; 1Co 10:31);

Segundo: Fazer tudo em nome de Jesus (Cl 3:17);

Terceiro: Buscar a direção do Espírito Santo, a unção divina e a paz de Cristo nas decisões (Jo 3:5-8; 14:26; 16:8-11; Cl 3:15; 1Jo 2:20,27; Hb 5:11-14);

Quarto: Desenvolver o fruto do Espírito (Gl 5:22-23);

Quinto: Testemunhar de Cristo com sabedoria e fidelidade: (2Co 2:14-15; Cl 4:5-6; Tt 2:7-8; 1Pe 3:13-17);

Sexto: Lembrar que tudo o que Deus criou é bom (1Tm 4:4-5; Gn 1:10,12,18,21,25,31; At 10:9-16,28);

Sétimo: Amar ao próximo como a nós mesmos (Mt 7:12; 22:39; Jo 13:34-35; Gl 5:14);

Oitavo: Usar a nossa liberdade cristã sábia e responsavelmente (Rm 14:13,22; 1Co 8:9; 10:23; 2Co 3:17; Gl 5:13; Fp 4:5; 2Tm 1:7);

Nono: Manter a nossa mente sempre pura (Mt 12:33-37; Fp 4:8; Cl 3:16); e

Décimo: Analisar todas as situações e aprovar apenas o que é edificante (Jó 34:3-4; Fp 1:9-10; 1Ts 5:21; Tt 2:6; Hb 5:11-14).

Em resumo, o que devemos ter sempre em mente quando tivermos dúvidas quanto à algum determinado comportamento são os seguintes questionamentos, entre outros:

Primeiro: Será que estarei agradando a Deus e expressando o meu amor por Ele com este comportamento?

Segundo: Este comportamento visa glorificar a Deus?

Terceiro: Este comportamento será adotado em nome de Jesus? Se o Senhor estivesse fisicamente aqui na Terra Ele faria o mesmo?

Quarto: Este comportamento vai edificar o meu próximo ou escandalizá-lo?

Quinto: Este comportamento estará me escravizando e me afastando da comunhão com Deus?

Sexto: Será que estou mantendo a minha mente e meu testemunho puros com este comportamento?

Adotando uma visão crítica como esta que vimos, com estes ou outros questionamentos baseados na Palavra de Deus, certamente estaremos cada vez mais vivendo como discípulos de Cristo Jesus, isto é, nos identificando como verdadeiros cristãos (At 11:25-26) e estaremos certos de que a nossa visão da santificação estará de acordo com a vontade de Deus.

Devemos seguir o exemplo do salmista que disse:

“Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” (Sl 119:11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário