sábado, 21 de agosto de 2010

A QUESTÃO DO SOFRIMENTO HUMANO

AS PROVAÇÕES SOB OS "OLHOS" DA FÉ CRISTÃ

"E agora esvai-se a minha vida; estou preso a dias de sofrimento. A noite penetra os meus ossos; minhas dores me corroem sem cessar (...) Nunca pára a agitação dentro de mim; dias de sofrimento me confrontam." (Jó 30:16-17,27; NVI)

Existem momentos em nossas vidas que são mais desafiadores do que outros, quando nos deparamos com obstáculos físicos, emocionais e espirituais que, muitas vezes, aos nossos olhos são intransponíveis e aos nossos próprios olhos estas situações nos transformam em criaturas insignificantes e sem força (leiam Números 13:33).

Muitas delas nos colocam em uma aparente estrada sem retorno e que, para piorar, parece estar nos levando a um abismo. Muitos de nós sentimos como se o mundo inteiro estivesse desabando. Em muitos casos, inclusive, parece que Deus não nos vê ou nos abandonou: É o momento da provação.

"Você conhece alguém que não passa por problemas? Eu não conheço. Para alguns falta o pão na mesa; para outros, a alegria na alma. Uns são miseráveis porque lutam desesperadamente para sobreviver, o salário é baixo e não dá para pagar todas as contas no final do mês. Outros são ricos e abastados, mas mendigam o pão da tranquilidade e da felicidade. Todo ser humano passa por turbulências em sua vida. Qual miséria é pior: a física ou a psíquica? Se a miséria física não for dramática a ponto de comprometer as condições mínimas de sobrevivência, não há dúvida de que a miséria psíquica é muito pior do que a miséria física [...] Muitos vivem os desertos dos problemas exteriores ligados ao desemprego, à falta de atendimento médico, às crises financeiras, à rejeição social, doenças na família [...]" (Augusto Cury; "Treinando a emoção para ser feliz", p. 143).

As provações são momentos permitidos por Deus para adquirirmos maturidade emocional e espiritual e fortalecermos a nossa fé. Se estamos passando por uma dificuldade, devemos aproveitar a oportunidade para conhecer os propósitos construtivos para esta situação e aprender preciosas lições que, por sua vez, não devem ser esquecidas quando já tivermos passado por toda a tribulação e estivermos “colhendo os frutos” do que aprendemos.

Não podemos nos esquecer: O PODER SE APERFEIÇOA JUSTAMENTE NO MOMENTO DE FRAQUEZA (2ª Coríntios 12:9-10). Quando estivermos passando por um momento de fraqueza e tribulação é que iremos adquirir forças para vivermos. Não nos entristeçamos, portanto, porque A ALEGRIA DO SENHOR É A NOSSA FORÇA (Neemias 8:10b).

Devemos exclamar como o salmista: “O QUE ME CONSOLA NA MINHA ANGÚSTIA É ISTO: QUE A TUA PALAVRA ME VIVIFICA” (Salmos 119:50). Exatamente, a Palavra de Deus, a Bíblia, pode trazer vida a um coração angustiado e perdido, se, evidentemente, meditarmos e praticarmos o que ela ensina. É essa mesma Palavra que nos ensina que as provações são oportunidades para demonstrar o que está em nosso coração.

Existem ocasiões nas quais Deus nos prova com o propósito de revelar aquilo que está em nosso interior. Como foi o caso do povo de Israel no deserto (Deuteronômio 8:1-8; conforme Provérbios 17:3; Jeremias 12:3; 1ª Pedro 4:12-19). Nestes momentos é que devemos demonstrar a nossa fé e nosso testemunho em Cristo.

Os cristãos são embaixadores de Cristo para o mundo perdido em seus pecados (Mateus 5:14-16; 1ª Pedro 2:9). Cristo nos ensina que aquele que acolher e praticar os Seus mandamentos será comparado a alguém que construiu sua casa sobre a rocha e que ela não foi derrubada mesmo com os ataques da natureza (Mateus 7:24-27) e em 1ª Pedro 5:10 temos a promessa de que, após um breve período de sofrimento, Deus irá nos aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar. Elementos que certamente são tremendos testemunhos de vida.

A Bíblia também nos ensina que as provações produzem perseverança, experiência e esperança. Devemos nos alegrar, ser pacientes e buscar a sabedoria de Deus nas provações (Romanos 12:12; 2ª Coríntios 1:4-6; Tiago 1:2-6), pois elas têm o poder de produzir em nós perseverança, experiência e por fim uma esperança que não nos desaponta e nem nos engana, pois o amor de Deus está dentro de nós através do Espírito Santo (Romanos 5:3-5; Tiago 1:3).

Inclusive podemos descansar na certeza de que os sofrimentos que passamos nesta vida não podem ser comparados com o nosso futuro glorioso com Jesus Cristo (Romanos 8:18), quando Deus enxugará de nossos rostos todas as lágrimas e não haverá mais luto, choro ou dor (Isaías 25:8-9; 1ª Coríntios 15:54; Apocalipse 21:4).

Não desanimemos, portanto, mesmo passando por provações. O Senhor Jesus venceu a morte. Se não crermos na ressurreição do Senhor, seremos as pessoas mais infelizes do mundo inteiro e nossa fé será em vão. O nosso encontro com o Senhor Jesus é a nossa maior esperança, esperança de vida eterna sem tristezas, cheia de paz e na presença dAquele que sofreu, morreu e ressuscitou por nos amar infinitamente e hoje estende a mão para nos ajudar (Isaías 53:5; Romanos 5:6-8; 1ª Coríntios 15:55-58; 2ª Coríntios 5:17-21).

OS ATRIBUTOS DE DEUS E AS PROVAÇÕES

"Mas aos que sofrem ele os livra em meio ao sofrimento; em sua aflição ele lhes fala." (Jó 36:15; NVI).

Podemos passar provações por vários motivos e existem ocasiões que podem nos levar à refletir se há algum propósito construtivo e proveitoso por detrás de um determinado problema, principalmente quando a pessoa que está sofrendo é alguém piedoso, justo, íntegro, mas que, mesmo com esse caráter, está passando por uma situação de extrema angústia. Diante de situações como essa muitos começam a murmurar com Deus e até mesmo desacreditar do Seu amor, Sua justiça e Sua fidelidade. Muitos chegam a pensar:

“Se Deus é bondoso, Ele não deveria permitir que passássemos por problemas. Se Ele é Todo-Poderoso, por que Ele não acaba logo com as dificuldades da vida?”.

Duas aparentes contradições surgem à nossa frente.
Destacaremos, então, três verdades fundamentais, entre tantas outras, sobre as provações que revelam os atributos de Deus e podem nos trazer CONFORTO necessário diante dos momentos difíceis da vida:

PRIMEIRA VERDADE: DEUS É SOBERANO SOBRE TODAS AS SITUAÇÕES

Mesmo que muitas vezes não entendamos o propósito de determinada circunstância, Deus sabe de tudo (Deuteronômio 29:29; Daniel 2:20-23), Ele é soberano sobre qualquer situação de nossa vida (1ª Samuel 2:1-10; Filipenses 2:12-13) e nos dá tanto a prosperidade quanto a adversidade segundo Seus propósitos soberanos, sem que, em muitas das vezes, revele o Seu plano para o futuro (Eclesiastes 7:14).

Contudo, é confortante saber que as provações estão sob a mão poderosa do Senhor, pois podemos descansar e esperar no Seu absoluto poder para nos livrar delas quando Ele quiser. Deus pode também usar algumas situações difíceis com o propósito de mostrar o Seu poder e para que Seu nome seja glorificado (João 9:1-3; 11:4; 1ª Pedro 1:6-9; 4:15-16).

Muitas vezes as dificuldades enfrentadas podem ser consequências de pecados que cometemos, seja por negligência ou por falta de conhecimento bíblico e que, apesar da dor, Deus mais uma vez está sendo justo, pois Ele nos disciplina e nos ensina a Sua Palavra com amor, como um pai amoroso faz com seus filhos (Jó 5:17-18; Provérbios 3:11-12; Hebreus 12:5-11). Neste sentido podemos declarar como o salmista: “Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos” (Salmos 119:71).

SEGUNDA VERDADE: DEUS SE COMPADECE DE NÓS E NOS LIVRA

Mesmo sendo Todo-Poderoso, de ser soberano sobre todo o universo que Ele criou, Deus se importa com os seres humanos (Salmos 121:1-2; 124:8). Ele está sempre acessível, os nossos pecados é que nos separam dEle (Isaías 59:1-2; 1ª Pedro 3:10-12).

Deus é amor e jamais permite provações em nossa vida além de nossas forças, mas nos providencia o livramento necessário para suportá-las (1ª Coríntios 10:12-13) e nos fortalece em qualquer circunstância (Filipenses 4:11-13).

Deus, que é amoroso, jamais nos enviaria provações se Ele não fosse Todo-Poderoso para nos livrar delas.

Ele está sempre perto daqueles que O buscam sinceramente, com humildade e fé (1º Crônicas 28:9; Jeremias 29:11-13; Hebreus 11:6), daqueles que O buscam com o coração quebrantado, Ele se inclina até a nossa pequenez e limitada capacidade (Salmos 34:17-19; 40:1-3; Isaías 57:15; 66:1-2).

Cristo não afirmou que a vida é um “mar de rosas”, mas que passaríamos por aflições e nos convocou a descansar nEle e a aprender com Ele, com o propósito de encontrarmos consolo e paz, pois Ele venceu o mundo (Mateus 11:28-30; João 14:25-27; 16:33). Temos em Cristo o maior exemplo de que Deus se compadece de nós, do que é o amor verdadeiro, do que é sofrer por amor, do que é vencer por amor. Cristo sofreu por amor a nós em obediência ao Deus Pai e venceu todos os desafios propostos a Ele e hoje intercede por nós em nossas lutas e ansiedades.

Devemos nos alegrar, pois a Palavra diz que somos co-participantes dos sofrimentos de Cristo (1ª Pedro 4:12-19). O relacionamento entre o cristão e o Senhor Jesus é tão íntimo que, quando somos atacados, Jesus é atacado. Quando Paulo, ainda como o perseguidor da Igreja, teve um encontro com Cristo no caminho de Damasco, o Senhor não perguntou à ele “Saulo, por que você está perseguindo os cristãos?”, mas a indagação foi “Saulo, Saulo, por que me persegues?” (Atos 9:4).

Tocar em um cristão é como tocar na “menina dos olhos” de Deus (comparem com Salmos 17:8 e Zacarias 2:8).

Jesus sofreu e venceu primeiro para que pudéssemos nos aproximar dEle com confiança e alcançarmos o socorro no momento certo. Ninguém melhor do Jesus sabe o que é sofrer e vencer (Hebreus 2:17-18; 4:15-16).

TERCEIRA VERDADE: OS ATRIBUTOS DE DEUS SÃO IRREVOGÁVEIS

Não devemos jamais esquecer que, independentemente das circunstâncias, os atributos de Deus jamais serão “manchados”. Ele sempre será amoroso, fiel, justo e benigno (Jó 1:21-22; 8:3; Salmos 145:13b). Devemos buscar o conforto na Palavra que nos ensina que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus (Romanos 8:28) e que somos mais do que vencedores pelo amor infinito e incondicional que Ele tem por nós e que nada, absolutamente nada, pode nos separar desse amor (Romanos 8:31-39).

Devemos entregar a Deus nossos problemas, nossas ansiedades e descansar nEle (Mateus 6:25-34; 11:28-30; Filipenses 4:5-8). Ele tem o poder de reverter um estado de calamidade e desespero em paz e bênçãos, como foi com José no Egito (Gênesis 50:19-20; comparem com Jó 5:17-18; 8:5-7; 42:10-12; Salmos 30:10-12). Só Ele pode dar paz e alegria duradouras, mais ninguém (Salmo 16:11; João 14:27; 16:22; Filipenses 4:7).

Um comentário:

  1. Olá Cláudio.

    O Blog dos Eleitos indicou seu blog como um dos melhores blogs cristãos calvinistas. Abraços.

    ________________________
    Heitor Alves
    www.eleitosdedeus.org - Site de Teologia Reformada e Calvinista

    ResponderExcluir