domingo, 25 de julho de 2010

O VERDADEIRO AVIVAMENTO (PARTE 02)

AVIVAMENTO AUTÊNTICO, BÍBLICO, NECESSÁRIO E URGENTE

“Então ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam” (Ez 37:9).

"O termo 'avivamento' tem sido usado para designar momentos específicos na história da Igreja em que Deus visitou seu povo de maneira especial, pelo Espírito, trazendo quebrantamento espiritual, arrependimento dos pecados, mudança de vidas, renovação da fé e do compromissos com ele, de tal forma que as igrejas, assim renovadas, produziram um impacto distinto e perceptível no mundo ao seu redor (...) 'Avivamento' é uma palavra muito gasta hoje. Ela está no meio há alguns séculos. As diferentes tradições empregam-na de várias formas distintas" (Rev. Augustus Nicodemus Lopes em seu livro "O que estão fazendo com a Igreja" - p. 163).

Muito tem sido realizado e discutido sobre este tema que tem trazido muita polêmica e, não poucas vezes, divisões traumáticas entre algumas igrejas, e até mesmo entre pessoas de uma mesma família, devido à falta de equilíbrio, discernimento e embasamento bíblico. Mas, distante de tudo isso, o avivamento genuíno não é um comportamento passageiro ou puramente emocional ou carnal, mas tem fortes e eternas bases bíblicas.

Devemos ter um comportamento moderado, equilibrado e amadurecido, embasado nas Sagradas Escrituras, sabendo discernir o que vem de Deus, o que é simplesmente humano ou até mesmo diabólico (Gl 5:16; 2Tm 1:7; 1Jo 2:18-27; 4:1-6; 5:20). Não podemos também nos posicionar contra o avivamento apenas pelo fato de terem ocorrido exageros em nome dele no passado e até mesmo atualmente.

Ao contrário do que muitos pensam, no avivamento verdadeiro não é necessária uma revolução na liturgia do culto público. O que ocorre é a transformação de uma liturgia simplesmente ritualística e fria em uma liturgia alegre e reverente ao mesmo tempo, sem nunca perder de vista a adoração e o temor a Deus, o zelo e a ordem, visando a edificação de todos os irmãos, com harmonia entre a razão e as emoções (1Co 14:12,15,33).

Contudo, o avivamento verdadeiro não se restringe a uma mera mudança de comportamento na igreja, mas na nossa vida diária, seja onde estivermos, em nossos lares, no trabalho, na escola ou faculdade, viajando, em um lazer qualquer ou outra atividade. Essa busca requer uma mudança de prioridades. Muitos de nós, cristãos, por exemplo, utilizamos horas e horas de nosso precioso tempo diário com programas de televisão, “navegando” na Internet ou desfrutando de alguma outra forma de mídia ou diversão (cinema, rádio, jogos, etc.). É evidente que estes comportamentos não são problemáticos se possuírem moderação, discernimento e não “mancharem” o nosso testemunho cristão.

Mas a questão é: será que gastaríamos este mesmo tempo na leitura e estudo da Bíblia e em jejum, oração, em evangelização? Muitos cristãos, por exemplo, se cansam em ouvir um sermão de quarenta minutos ou mais, não suportam participar de uma reunião de oração ou vigília, pois não possuem vida de oração em casa e a Palavra de Deus lhes dá sono e enfado. Estas pessoas estão muito longe de experimentar uma vida avivada, cheia do Espírito Santo.

O problema de muitas igrejas atualmente não é marcar uma reunião de oração ou vigília. A questão principal é que não conseguimos perseverar nestas práticas. Após algum período de reuniões em grupo, acabamos desanimando e desistindo.

Devemos nos lembrar que se uma parcela significativa da igreja ainda não estiver avivada e se não estiverem ocorrendo milagres, estes fatos não querem dizer que o avivamento não chegou. Na verdade a busca perseverante por avivamento, já consiste no próprio avivamento, mesmo que inicial. Desde que nos dispomos a buscar mais a Deus e a mudar de vida, já estamos sendo espiritualmente despertados por Ele.

Este despertamento iniciado a partir de cada um de nós influencia aqueles que nos cercam, sejam amigos, familiares, seja a célula de oração, o ministério do qual participamos, demais irmãos da igreja (inclusive a vida de não crentes, ocasionando conversões), até atingir a igreja local como um todo e até mesmo outras igrejas na cidade e no país.

Contudo, mesmo que tenhamos responsabilidade pessoal em nos santificar, o avivamento não pode ser agendado ou produzido por nós, pois, Deus age nos corações soberanamente. É como numa imensa floresta (a Igreja) onde uma fagulha (o toque do Espírito Santo) incendeia uma ou mais árvores (crentes) que, gradativamente, alastrará o fogo por toda a floresta conforme a força e a direção do vento (o vento do Espírito). Este fogo de Deus aquece os corações desanimados, queima os pecados, ilumina os passos e forja uma nova personalidade, agora poderosamente usada por Deus.

O nosso exemplo máximo de avivamento deve ser a igreja apostólica do primeiro século. Ela permaneceu em perseverante oração, em unidade, até que o Espírito de Deus foi derramado (At 1:14; 2:1-4) e experimentou um grande despertamento e crescimento.

Quais eram as principais características da igreja apostólica e que denotam o verdadeiro avivamento? Observemos uma passagem de Atos:

"Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedade e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos" (At 2:42-47; NVI).

Primeira: Firmeza doutrinária (v.42); Segunda: Unidade (v.42,44); Terceira: Perseverança em oração (v.42); Quarta: Temor de Deus (v. 43); Quinta: Milagres de Deus (v. 43); Sexta: Socorro aos necessitados (v. 44,45); Sétima: Prazer em estar na igreja (v. 46); Oitava: Alegria e sinceridade de coração (v. 46); Nona: Louvor a Deus (v. 47); Décima: Simpatia da população (v. 47); Décima primeira: Crescimento numérico (v. 47).

E esse crescimento não era apenas um crescimento quantitavivo, mas qualitativo, pois como era o próprio Senhor que acrescentava à Igreja as pessoas que iam sendo salvas, e, evidentemente, elas eram realmente salvas e não pseudo-cristãs.

Será que a Igreja Evangélica atual pode assegurar que possui todos ou pelo menos quase todos estes comportamentos da Igreja Primitiva? Pensando desta forma, questionamos se realmente as nossas igrejas realmente já presenciaram e vivenciaram um verdadeiro avivamento nos últimos anos e décadas.

Quem afirma categoricamente algo assim é o Rev. Augustus Nicodemus Lopes em seu livro "O que estão fazendo com a Igreja" (p. 165). Vejamos algumas de suas declarações:

"(...) creio que é seguro dizer que apesar de toda a agitação em torno do nome, o Brasil ainda não conheceu um verdadeiro avivamento espiritual. Depois de Finney, Billy Graham, do metodismo moderno e do pentecostalismo em geral, 'avivamento' tem sido usado para designar cruzadas de evangelização, campanhas de santidade, reuniões onde se realizam curas e expulsões de demônios, pregações fervorosas. Mais recentemente, após o neopentecostalimo, avivamento é sinônimo de louvorzão, dançar no Espírito, ministração de louvor, show gospel, cair no Espírito, etc. Nesse sentido, muitos acham que está havendo um grande avivamento no Brasil. Eu não consigo concordar. Continuo orando por avivamento no Brasil (...)"

Portanto...chega de emocionalismo vazio sem arrependimento de pecados. Chega de show musical e danças coreografadas sem profundidade doutrinário-teológica. Chega de pregações acadêmico-científicas e vazias da unção do Espírito. Chega de espiritualidade de fim de semana e não de testemunho cristão autêntico em todos os dias e em todos os lugares. Chega de buscar a Deus para barganhar e não para adorar. Chega de vida cristã enclausurada na igreja sem transformar a sociedade e sem fervor missionário.

Aliás, o que cada um de nós espera quando suplicamos a Deus por avivamento na igreja? Acredito que o que ocorre muito na igreja atual é que, evidentemente, cada um de nós espera algo no avivamento de acordo com o seu egocentrismo ou seu cristocentrismo. Em outras palavras, se o próprio "eu" do cristão (se é que ele já é cristão realmente) está no centro de sua vida, então ele busca avivamento APENAS cultos repletos de curas, milagres, muito "louvorzão" coreografado, sinais de prosperidade financeira, grandes eventos "gospel" com celebridades da oratória e da música, sejam nacionais e internacionais. É evidente que uma parte de tudo isso é consequência de um verdadeiro avivamento, mas são elementos secundários.

Ao contrário, porém, se no centro da vida do cristão está justamente Jesus Cristo, ele irá buscar a vontade do Seu Senhor quando pedir por um avivamento, ou seja, que a igreja, a partir deste cristão, se quebrante e se arrependa de seus erros, que se santifique e busque aprender, compreender, praticar e divulgar mais a Palavra de Deus, causando uma grande transformação neste cristão, em sua família, na igreja e na sociedade. Esses, sim, são os principais sinais de um verdadeiro avivamento.

É evidente que em todos os problemas vividos pela Igreja que ressaltamos, existem os aspectos que fazem parte da Igreja verdadeira. Existe a música, as expressões de louvor, a pregação previamente bem elaborada, a importância devida à teologia, filosofia, poesia e ciências, existe o bom vestir como demonstração de reverência e respeito, sabemos que devemos ter critérios de avaliação e utilização adequados em relação à cultura secular, sabemos que todas as pessoas podem alcançar a salvação, inclusive as "celebridades", sabemos que existe também o uso necessário do dinheiro para o sustento da Igreja, sabemos que existem as curas e milagres, que existe a batalha espiritual, etc., mas tudo deve ser realizado e administrado com os critérios da Palavra de Deus, com a vontade de Deus, pois a Igreja é de Cristo e não nossa.

O grande problema em todo esse nosso estudo é que sempre na busca e na manifestação do avivamento genuíno, Satanás procura confundir a Igreja com suas manifestações astutas, utilizando a imaturidade de muitos cristãos.

Agora, questionamos: Será mesmo que a Igreja de Cristo precisa de um avivamento? Você tem pensado nisso? Espero que sim meu querido irmão.

Muitos autores e estudiosos já deram suas definições inteligentes, edficantes e bíblicas sobre o que é AVIVAMENTO. Aqui neste espaço, desejamos apresentar a nossa humilde e sincera definição.

Avivamento é...

QUANDO A IGREJA APRENDE A INTERPRETAR CORRETAMENTE A BÍBLIA E PRATICA CORRETAMENTE O QUE APRENDEU A INTERPRETAR.

Vamos explicar melhor. Partindo do pressuposto que a Igreja está se afastando da Bíblia e usando seus ensinos de forma distorcida, a única tarefa que a restou é reaprender o que é a Bíblia, de onde ela veio, quem a escreveu, se ela é confiável, como interpretá-la corretamente e, depois disso, aplicar na vida prática todos estes conceitos e tudo aquilo que ela ler na Bíblia.

Em outras palavras, avivamento é voltar a fazer tudo aquilo que a Bíblia ordena para a Igreja, é imitar de forma contextualizada (e não modernizada) a igreja primitiva do primeiro século.

Pronto! Parece que o avivamento já está devidamente definido e já podemos embalar a nossa definição em um belo pacote doutrinário e amarrá-lo com um lindo laço teológico não é mesmo? Não, não é simples assim. Por que? Porque o avivamento, por mais que se saiba definir o que é, é preciso ser ardorosamente buscado por cada um de nós e ele só acontecerá de acordo com o mover soberano de Deus sobre a Igreja. Nós, a Igreja de Cristo, só voltaremos a saber interpretar a Sagrada Escritura corretamente e praticar tudo aquilo que aprendemos a interpretar se Deus tocar em nossos corações. Como? Através da oração perseverante, da fé operante, da santificação incessante e da unidade da Igreja.

Bem, já que você concorda com a situação caótica na qual se encontra a Igreja (é claro que existem muitas excessões graças a Deus), nós questionamos novamente:

Quando você começa a buscar e orar por avivamento, o que você espera que ocorra? Uma maior santificação de todos? A busca pelo genuíno "leite" espiritual na Bíblia? Conversões em massa talvez? Curas e milagres? Uma "explosão" no apelo missionário? Expulsões de demônios?

Esclarecemos, em tempo, que fizemos na postagem anterior muitas acusações referentes equívocos da Igreja, mas não desejamos ser injustos e sabemos que existem graças a Deus inúmeros setores da Igreja evangélica seriamente empenhados no estudo da Palavra de Deus e na sua prática diária com reverência, zelo e temor. Mas, precisamos mostrar a verdade, mesmo que chocante, para demonstrar a seriedade e a gravidade da situação.

Não nos esquecemos também que o avivamento começa a partir de cada um de nós e, portanto, pedimos a Deus primeiramente por nós, escritores deste blog, para que Deus inicie o avivamento por nós também, pelo tratamento de nossos próprios defeitos, por nossa vida, para que seja cada dia mais santificada em Sua presença perfeita e eternamente santa e justa. Além do mais, cada cristão possue sua parcela de responsabilidade pelo crescimento ou decrescimento da Igreja. A culpa pode ser de parte da liderança da igreja, mas também é dos membros comuns e sem cargo (e não menos importantes).

Nós mostramos nestes estudos alguns dos problemas, os defeitos da Igreja de Cristo, aliás, melhor dizendo, os defeitos dos seus membros, pessoas com qualidades e defeitos, aliás, mas, em nossas outras postagens e nas postagens dos blogs parceiros nossos e blogs cristãos (vejam nossa lista de blogs cristãos), podemos encontrar indicações e sugestões das soluções para esta situação complicada na qual vivemos como igreja como um todo, mediante a Palavra de Deus (os médicos precisam mostrar a doença, mas também precisam saber indicar o tratamento e a cura).

Portanto, a mensagem para cada um de nós hoje é AVIVAMENTO BÍBLICO, GENUÍNO, NECESSÁRIO E URGENTE.

Vamos, portanto, clamar a Deus por um despertamento espiritual a partir de nós mesmos e que ele influencie o nosso lar, nosso trabalho, nossa escola, a sociedade, etc.

________________________________________
Links úteis para análise e possível complementação ao nosso assunto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário