sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

SOFRER POR CRISTO REFLETIRÁ EM NOSSA GLÓRIA CELESTIAL

O propósito de Deus em provar e aprovar a nossa fé vai muito além desta vida, Ele pensa muito, muito além do que nós pensamos. No fim dos tempos Ele irá "coroar", isto é, galardoar, presentear todos aqueles que perseveraram nas provações que Ele mesmo permitiu visando o amadurecimento de Seus próprios filhos (Tg 1:12).

E devido a esta visão divina direcionando um propósito eterno, celestial e derradeiro para as provações temporárias pelas quais passamos, podemos declarar essa verdade sobre as provações: o nosso sofrimento atual e a nossa glória futura estão sendo pesadas por Deus na eternidade.

"Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada." (Rm 8:18);

"Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito." (Rm 8:28).

Em muitas ocasiões em nossa vida, precisamos realizar o que popularmente denominados de "por na balança" as nossas escolhas, ou melhor, "pesar" as nossas prioridades, rever as nossas opções, ver o que é mais importante. Constantemente estamos tomando decisões: "O que é mais importante nesta ocasião específica? Usar a razão ou a emoção?", "O que vale mais neste momento, me casar ou terminar os estudos?". E em se falando de provações, como já temos estudado, é evidente que sempre pesa muito mais em nossas vidas a vitória sobre elas do que o fato de passar por elas. Só temos em mente muitas vezes o fim da provação do que o processo de provação como intuito de nos aperfeiçoar.

Deus dá importância para ambas as fases da nossa vida, mas dá um peso muito maior ao resultado final da provação que estamos passando do que com a provação em si, pois Ele não deseja nos ver sofrendo, mas felizes e vitoriosos.

Mas, como Deus vê com os olhos da eternidade e é esse justamente o plano de Deus: a nossa vitória, então, essa vitória é a nossa glorificação no fim dos tempos, quando sentiremos um sabor de vitória indescritível, pois teremos chegado ao nosso destino final, aliás, o nosso "destino inicial" (se é que podemos chamar assim) na eternidade, o Paraíso, o nosso início de vida na eternidade, sem chôro, sem dor, sem luto, sem tristezas. E quanto maior for o peso das provações sobre nós, maior será o peso de glória que receberemos. A glória eterna pesa muito mais do que a provação temporária.

"...embora exteriormente estejamos a desgartarnos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles." (2Co 4:16-18).

Portanto, os sofrimentos são leves, momentâneos. Já a glória não tem um efeito leve, mas ela tem um peso muito grande, ou seja, um efeito eterno e não momentâneo. Repetimos: o sofrimento é leve e momentâneo, pois a glória é pesada e eterna. Comparem com Efésios 3:13.

Como afirmamos anteriormente, para poucos, muito poucos de nós, cristãos, os mais amadurecidos na fé e no caráter, as provações são motivo de alegria. É isso mesmo, ALEGRIA. Eles se sentem felizes por estarem sendo provados por Deus, por terem o privilégio de sofrer por Cristo Jesus. Privilégio de sofrer? É isso mesmo.

Você tem desfrutado do privilégio de uma grande amizade? Você tem desfrutado do privilégio de ser mãe ou pai? Você tem desfrutado do privilégio de ter encontrado a pessoa certa e de ter se casado com ela? Você já teve ou tem desfrutado do privilégio de ser professor(a), seja de qual área for, e saber que seus ensinamentos, seus esforços foram recompensados pois seus alunos se tornaram grandes pessoas e grandes profissionais?

Você tem desfrutado do privilégio de ser médico ou bombeiro, por exemplo, e poder salvar constantemente muitas vidas humanas? Ou ainda de possuir um cargo público ou político ou de autoridade que te dê amplos poderes para construir uma sociedade melhor? Ou ainda de ter estudado nas melhores escolas? De saber falar vários idiomas? Ou o provilégio oferecido à pessoas com necessidades especiais?

Muitos usam os seus privilégios para comportamentos ilegais e injustos, como é o caso de alguns políticos e autoridades judiciárias. Pessoas com privilégios podem se vangloriar desta realidade de ser privilegiado.

Como você usufrui dos seus privilégios? Para fazer o bem e ajudar muitas pessoas ou para prejudicar muitos em benefício próprio?

Muitos pais aproveitam o privilégio de serem pais e oferecem mais privilégios a um determinado filho do que outro, muitos patrões fazem o mesmo com seus funcionários, mas com Deus não é assim, todos os seus filhos possuem inúmeros e equivalentes privilégios, e não apenas o maior privilégio que é justamente o de ser alcançado pela graça de Deus e obter a salvação e a vida eterna, ou seja, o de CRER em Cristo, mas também o de SOFRER em nome de Cristo.

Muitos devem questionar: "Privilégio de sofrer? Desde quando sofrer é um prvilégio? Isso parece ir contra a lógica humana".

E realmente não é condizente com a nossa lógica meramente humana imaginar que sofrer seja um privilégio. Mas depende por quem você vai sofrer, aí sim será um privilégio. Seria privilégio sofrer em nome de um criminoso, de um político corrupto? Evidentemente que não. Mas, e ser for para sofrer em nome de alguém que te ama? Aí parece que tudo fica melhor não é mesmo?

Mas e se for por sofrer em nome do próprio Deus, do Deus Filho, que te ama de uma maneira tão indescritível e sem limites que entregou a Sua tão preciosa vida em uma cruz, em uma sentença injusta contra Ele dada pelos homens, para te livrar da morte eterna, pagando a dívida que tínhamos com o Pai Celeste.

São dois dos maiores privilégios da vida. Seja rico ou pobre, seja de qual faixa etária for, tenha estudo ou não, todos podem participar destes privilégios, mas a imensa maioria só se sente privilegiada com o primeiro: CRER. Já com o segundo, o de SOFRER, parece difícil encontrar alguém que o aprecie.

Cristo desceu do Céu, temporariamente deixou Sua majestade gloriosa enquanto esteve aqui na Terra, o que seria Seu privilégio por ser o próprio Deus na Pessoa do Filho e deixou de ter inúmeros privilégios materiais, para que nós tivéssemos todos estes privilégios que afirmamos ter obtido pelo Seu sacrifício na cruz. Cremos nEle e sofremos por Ele, pois somos co-herdeiros de Deus Pai juntamente com Cristo se participamos dos Seus sofrimentos, para que também participemos de Sua glória.

Assim, os sofrimentos de Cristo transbordam sobre nós, Seus seguidores, mas por meio Dele também transborda a nossa consolação, pois trazemos em nosso corpo o morrer de Jesus, o morrer para o mundo e o pecado, para que a vida de Jesus, a vida abundante, santificada e eterna, também seja revelada em nosso corpo. Crendo em Cristo e O conhecendo, bem como o poder de Sua ressurreição e a participação em Seus sofrimentos, nos tornamos semelhantes a Ele em Sua morte, mas alcançamos, assim, a ressurreição dos mortos.

Percebam os contrastes: Sofrimento e glória, sofrimento e consolação, morrer de Jesus e vida de Jesus, participar dos sofrimentos de Cristo semelhantemente com a Sua morte e participar da ressurreição dos mortos semelhantemente a ressurreição de Cristo. Tudo tem um propósito benéfico, sempre algo inicialmente ruim nesta vida, observada pelo ponto de vista da eternidade, se mostra como algo eternamente bom. Vejam todas essas passagens bíblicas abaixo para embasar esses ensinamentos:

"Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica, sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opôem a vocês. Para eles isso é sinal de destruição, mas para vocês, de salvação, e isso da parte de Deus; pois a vocês foi dado o privilégio de não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele, já que estão passando pelo mesmo combate que me viram enfrentar e agora ouvem que ainda enfrento." (Fp 1:27-29);

"Quero conhecer Cristo, o poder da sua ressurreição e a participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos." (Fp 3:10);

"Pois assim como os sofrimentos de Cristo transbordam sobre nós, também por meio de Cristo transborda a nossa consolação." (2Co 1:5);

"Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo. Pois nós, que estamos vivos, somos sempre entregues à morte por amor a Jesus, para que a sua vida também se manifeste em nosso corpo mortal." (2Co 4:10;-11);

"Se somos filhos, então somos herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória." (Rm 8:17);

"Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja." (Cl 1:24).

"Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria." (1Pe 4:13).

O que nós fazemos com este privilégio de crer e sofrer por Cristo? Nossa fé e nossa provação em nome de Cristo é um testemunho fiel do Mestre e tem influenciado e transformado para o bem a vida das pessoas que nos cercam, sejam irmãos na fé, sejam aqueles que ainda não se encontraram com Cristo? Enquanto cremos e sofremos por Cristo, estamos UNÂNIMES, defendendo a fé evangélica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário