domingo, 9 de janeiro de 2011

ESTAMOS PREPARADOS PARA O MELHOR DE DEUS?

Estamos vivendo uma época na Igreja na qual muitos de nós estão, acertadamente, buscando o melhor de Deus para as suas vidas. Mas, infelizmente muitos cristãos estão indo à igreja pensando que ela é algum tipo de supermercado ou um shopping center, onde as pessoas vão apenas buscar bênçãos, presentes de Deus.

Não há nada de errado em buscar uma vida melhor, buscar as bênçãos de Deus, em buscar o melhor de Deus, pois realmente Deus tem o melhor para nós, Ele jamais imagina algo ruim para os seus filhos, Ele só quer o melhor, Ele quer que melhoremos a cada dia, Ele nos ama com amor incondicional e infinito, que o fez morrer numa cruz em nosso lugar, quando ainda estávamos perdidos.

Quando você afirma que o melhor de Deus ainda virá em sua vida, o que você está esperando? Um novo emprego? A cura sua ou de algum ente querido? O fim de uma crise financeira? Um filho que você e seu cônjuge tanto anseiam e ainda não tiveram? A conversão de alguém muito querido? A aprovação em um vestibular ou concurso?

Amém por tudo isso, porque sabemos que Deus se interessa em nos abençoar, inclusive com milagres e quer que nos aperfeiçoemos e melhoremos de vida. Nós apenas gostaríamos de refletir rapidamente sobre um aspecto desta busca pelo melhor de Deus que ainda não tínhamos parado para ponderar:

Você já parou para pensar que o melhor de Deus também pode incluir a provação?

É isso mesmo. Você já imaginou que as bênçãos de Deus para nós, para que nós melhoremos de vida, podem incluir uma dose significativa de sofrimento?

Não é fácil pensar assim, não é mesmo? Pois uma parcela não muito pequena da igreja evangélica atualmente não quer nem mencionar a palavra "sofrimento", parece que ela foi banida do nosso vocabulário "evangeliquês".

É bastante salutar ressaltar que quando afirmamos "o melhor de Deus", não estamos afirmando "o melhor que Deus pode fazer", pois Ele pode fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos, mas estamos afirmando "o melhor que Deus, em Sua eterna bondade e soberana vontade, preparou para a minha vida".

Mas, o mesmo Deus que se encarnou, que nos salvou para uma vida eterna sem dor e tristeza, que nos selou com o Espírito Santo da promessa, que nos garante uma herança infinitamente rica no Paraíso, que nos deseja uma vida em abundância, que permite que andemos em novidade de vida, de glória em glória, que deseja que a nossa alegria Nele seja completa, esse mesmo Deus, o nosso Deus, em Sua rica, perfeita, agradável, boa e soberana vontade, para cumprir os Seus bons propósitos para nós, pode permitir que passemos por pequenas e grandes lutas, momentos muitas vezes de intenso sofrimento, mas nunca maior do que as nossas forças, sempre providenciando as forças para que o suportemos, nos dando o escape, o consolo necessário, a direção a seguir, sempre visando o nosso bem, fazendo com que tudo contribua para o nosso bem, para a nossa disciplina e aperfeiçoamento, para que tenhamos um caráter um pouco mais parecido com o Dele a cada dia, para que participemos de Sua santidade. Este mesmo Deus, na Pessoa de Cristo Jesus, garantiu que neste mundo teríamos aflições, mas também disse para termos ânimo, pois Ele venceu este mundo.

Não esqueça meu irmão e minha irmã, portanto, que o melhor de Deus deve ser buscado, mas que nós, seres humanos falhos e pecadores, na imensa maioria das vezes, só conseguimos aprender realmente na vida e crescer emocional e espiritualmente quando estamos passando por alguma dificuldade. Geralmente quando está tudo bem, temos a tendência de não querermos ouvir a voz de Deus a nos ensinar. Ele portanto, nos contemplando por detrás das "cortinas da eternidade", permite a tribulação, para o nosso bem, visando o nosso bem estar no futuro. A bonança, muitas vezes, nos deixa "surdos espirituais" e, então, Deus passa a "gritar" conosco através das dificuldades para podermos ouví-Lo (não que Ele precise disso, mas nós precisamos).

O momento de provação é uma oportunidade única não apenas para demonstrarmos quem somos e a nossa fé, mas de aprender ricos ensinamentos, por mais difícil que seja. Como disse sabiamente o Rev. Hernandes Dias Lopes, em seu programa televisivo:

"O sofrimento não deve ser o seu carrasco, mas o seu pedagogo".

Estamos, então, preparados para o melhor de Deus? Nós já vamos indicar o que acreditamos o que é realmente o melhor de Deus.

Finalizando, portanto, todos nós sabemos que, na verdade, o melhor de Deus não são as bênçãos que Ele venha nos dar, as curas, os milagres, a saúde, os bens materiais, e nem mesmo o Paraíso, mesmo que tudo isso sejam bênçãos infinitamente boas e que Ele venha a nos dar.

O melhor de Deus, o melhor presente de Deus para a nossa vida, na verdade, é Ele mesmo, a Sua santa e augusta presença, Sua companhia na nossa vida. Estar na presença do Senhor Jesus, sentir essa presença, saber que Ele está bem ao nosso lado, ter um relacionamento com Ele de louvor, adoração, amizade e devoção, com Aquele que com tão infinito amor nos salvou e cuida de nós e voltará em glória para nos buscar, é a melhor coisa que podemos receber nessa vida.

"Ao SENHOR declaro: 'Tu és o meu Senhor; não tenho bem nenhum além de ti." (Sl 16:2);

"Bendirei o SENHOR, que me aconselha; na escura noite o meu coração me ensina! Sempre tenho o SENHOR diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado. Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranquilo (...) Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita." (Sl 16:7-9,11).


Tudo o que temos ou que ainda teremos é o melhor que Deus podia ter planejado? Não devemos pensar assim. Na verdade, é o melhor que Ele nos designou em Sua soberania, pois, na verdade, não existe nada melhor do que o próprio Deus, pois Deus é perfeito e totalmente santo, justo, misericordioso e amoroso e não precisa mudar para melhor e jamais vai mudar para pior, Ele será eternamente o mesmo. Por isso, o melhor de Deus é o próprio Deus conosco, Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário