domingo, 10 de janeiro de 2010

DIVINA, MARAVILHOSA, PERFEITA...

...sempre fiel e verdadeira, sempre tem muitas históricas para contar, fala sobre o passado, o presente e o futuro, mexe com os sentimentos de qualquer um, passou com louvor nos melhores testes, bilhões de pessoas ao redor do mundo já tiveram um encontro com ela e tiveram suas vidas transformadas...


Mas, quem é ela? uma modelo famosa? Uma nova atriz? Uma deusa? Uma profetisa? Uma linda fada? Uma bela cartomante? Uma nova mãe-de-santo?

Não, não é nada disso. Estamos obviamente falando da Bíblia.


Existe uma regra importante e interessante na natureza: aquele que produz ou cria alguma coisa, seja nas artes, seja na ciência ou outra área, deixa a sua marca, a sua identificação em seu trabalho, algum traço de sua personalidade. E mais, o criador fará todos os esforços para que a sua obra seja preservada sem sofrer qualquer ameaça de deterioração e desvalorização com o tempo.


Essa relação entre criador e sua obra se inicia em Deus, pois os atributos que não visualizamos, a essência ou natureza e o poder de Deus sempre puderam ser claramente observados através das obras criadas por Ele (Romanos 1:20).

Sendo assim, estudando alguns aspectos da natureza e do universo em geral, poderemos encontrar traços ou marcas deixados pr Deus de Sua essência. É uma situação semelhante ao que acontece com diversas atividades humanas. Os autores de obras de arte podem claramente refletir o que pensam e suas próprias personalidades em seus trabalhos. Da mesma forma isso ocorre na música, que pode transmitir os sentimentos do compositor e em outras inúmeras formas de arte.

A veracidade da Bíblia e de suas histórias vem sendo confirmada através dos séculos por um número cada vez maior de estudiosos de diversos ramos da ciência, seja pela história, a geografia, a astronomia, a arqueologia, a medicina, a física, etc.. Muitos relatos e fatos narrados nas Escrituras Sagradas e tenazmente refutados pelos críticos, atualmente já foram confirmados por estudiosos de renome mundial. As profecias bíblicas, inclusive, ano a ano vêm se cumprindo.

Agora ponderemos: Se, em termos terrenos, humanos e proféticos ela é 100% verdadeira, seguramente é também 100% verdadeira naquilo que afirma sobre Deus e os valores espirituais nela contidos (João 3:11-12).

Partindo, portanto, do pressuposto que o que Deus diz é sempre verdade e sabemos que “contra fatos não há argumentos”, nada podemos fazer contra a verdade, mas apenas a favor dela (2ª Coríntios 13:8). Devemos, então, aceitar a Bíblia como um todo inspirado por Deus. Pode-se até não entender ou não concordar com algo que está escrito, mas não se pode afirmar que seja mentira, pois Deus nunca mente.

Quem pode dizer que existe alguma falha em Deus? Quem pode dizer que conhece a Deus profundamente e O compreende plenamente? Não, nada disso é possível. Deus é perfeito e verdadeiro, Ele jamais erra, mente ou se arrepende (1º Samuel 15:29; Isaías 45:19b; Hebreus 6:18), Seu conhecimento e sabedoria são inatingíveis (Romanos 11:33-36).

Evidentemente tudo aquilo que Deus fala reflete aquilo que Ele é na Sua essência. Portanto, Suas palavras ou a Sua Palavra também é perfeita, infalível e verdadeira (Salmo 119:140a; João 10:35; 17:17). Ela é eterna, jamais voltará atrás, tudo será cumprido (Isaías 55:10-11; Lucas 16:17), ela é útil para o nosso aprendizado e edificação (Salmo 119:130; Romanos 15:4; Hebreus 4:12; 2ª Timóteo 3:16-17; 2ª Pedro 1:20b-21).

Com o ser humano, criado com perfeição por Deus, à Sua imagem e semelhança, mas que se desviou com seus pecados (Gênesis 1:26-31, Eclesiastes 7:29; Jeremias 17:9), não encontram-se a perfeição e a infalibilidade. Por isso, nós encontramos algumas dificuldades de compreender o que está registrado em alguns trechos da Bíblia. Mas, por quê? É culpa de Deus? Não, jamais. Se temos dificuldades na compreensão do texto sagrado é justamente devido à nossa limitação e imperfeição, seja por não termos ainda entendido o significado das palavras e nem compreendido os contextos cultural, geográfico, histórico, lingüístico, entre outros, nos quais foram escritas e para quem foram escritas.

Ao nos deparar com um versículo de difícil compreensão, não desanimemos, com certeza, outros versículos da própria Bíblia nos auxiliarão na compreensão. Não existem contradições ou falhas na Bíblia, do contrário Deus teria errado, o que é impossível. Na verdade todos os versículos se complementam, sempre em direção da mesma mensagem: JESUS CRISTO (João 5:39).

Deus assegurou não só a transmissão infalível de Suas palavras para o papel, como também a Sua preservação. As ciências que tratam da datação, comparação e da preservação de manuscritos antigos, inclusive os da Bíblia, asseguram que praticamente 100% do texto bíblico é fiel aos textos originais.

Ou seja, NENHUMA DOUTRINA CRISTÃ FOI CORROMPIDA ATRAVÉS DO TEMPO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário