sábado, 8 de janeiro de 2011

PECADO É COISA SÉRIA!!

(OBS: Esta postagem é uma continuação das considerações da postagem anterior).

PECADO é toda a transgressão dos mandamentos de Deus:

“Todo aquele que pratica pecado também transgride a lei: porque o pecado é a transgressão da lei” (1ª João 3:4).

O pecado surge da cobiça de cada um de nós:

“...cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte” (Tiago 1:14-15).

Já somos todos concebidos em pecado:

“Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe” (Salmos 51:5; Vejam ainda Salmos 58:3; Isaías 58:8).

Portanto, não há qualquer ser humano que não peque:

“...porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” (Romanos 3:22b-24; Vejam ainda Eclesiastes 7:20).

E não adianta tentar escapar desta regra: pelo menos um pecado nós cometemos:

“Se dissemos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós” (1ª João 1:8; Vejam ainda Tiago 2:8-10).

Mesmo que nos esforcemos para nos assemelhar a cordeirinhos inocentes, não adianta, dentro de nós existe algo como um lobo voraz, um ímpeto, uma inclinação a fazer aquilo que é mal aos olhos de Deus.

O pecado é coisa séria, ele entristece o coração de Deus e nos separa dEle, pois Ele é puro e santo, não tem como conviver com o pecado:

“Eis que a mão do SENHOR não está escondida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” (Isaías 59:1-2).

O pecado está se transformando em brincadeira em nossa sociedade moderna, o temor a Deus parece estar cada vez mais em baixa. A maioria das pessoas afirma ser temente a Deus, mas se alguém afirmar que esta ou aquela prática é pecado, esta pessoa possivelmente se tornará alvo de zombaria.

Sim, a Bíblia confirma que realmente as sete atitudes chamadas de "pecados capitais" são realmente pecados. Mas, não há qualquer respaldo bíblico para os sete pecados capitais que acarretem a necessidade do “sacramento” da confissão, distinguindo-os, assim, dos pecados perdoáveis, que, por sua vez, não precisam de confissão.

Em outras palavras: Não existe uma lista definida de pecados na Bíblia ou algum tipo de hierarquia de pecados, ou seja, os mais graves e os de menor gravidade. Toda transgressão aos mandamentos de Deus se constitui em pecado e desagrada a Ele.

A diferença que há não é no pecado, mas, em suas consequências.

Por exemplo, as consequências na vida de alguém que é preguiçoso podem ser drásticas, mas, possivelmente, as consequências na vida de alguém que é assassino podem ser bem piores e mais abrangentes (além do campo pessoal, abrangeria o campo social).


Todo pecado deve ser confessado primeiramente a Deus (Salmos 32:1-5) que é ilimitadamente misericordioso (Lamentações 3:21-23) e fiel para nos perdoar e purificar (1ª João 1:9). Entre os irmãos em Cristo (que evidentemente devem inspirar confiança) os pecados devem ser confessados, com a finalidade de cura mútua no Corpo de Cristo, a Igreja (Tiago 5:16; Vejam Mateus 18:15-17). Confessemos os nossos pecados e sinceramente exclamemos a Deus: “Ó Deus, seja propício a nós pecadores” (Lucas 18:13; vejam ainda Daniel 9:3-19). Existe grande alegria no Céu quando um pecador se arrepende (Lucas 15:7).

Muitos dizem que “ninguém vai para o Céu, o ser humano é muito corrupto”. De fato, este quadro observado apenas do ponto de vista humano nos faz pensar que todos nós iremos inevitavelmente perecer longe do Deus Criador, totalmente puro e Santo.


Contudo, Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo através de Seu sacrifício na cruz (João 1:29; Hebreus 9:7), Ele nunca pecou (1ª Pedro 2:22) e portanto é um sacrifício aceitável e suficiente por nós diante de Deus Pai, não importando quais os pecados que cometemos, a quantidade ou a gravidade, mas isso não é pretexto para viver pecando, quem tem a Cristo como Senhor e Salvador de sua vida não vive pecando inconscientemente, o Espírito Santo o incomoda se ele cogitar em pecar ou tiver pecado, o convence, o conscientiza da gravidade do mesmo e santifica seu comportamento dia após dia (João 14:26; 16:7-11; Hebreus 9:14,22b; 10:11-26; 1ª João 1:7-10; 5:18; comparem com Salmo 19:12-14; 25:7-12). Por causa do sacrifício de Cristo, nossos pecados estão purificados através de Seu sangue.

Se você já é discípulo de Cristo, se Ele já é o seu Senhor e Salvador e, consequentemente, você constantemente confessa seus pecados a Deus, então, fazendo uma analogia, onde deveria estar uma marca negra em seu comportamento (conjunto de atitudes boas ou más) devido a algum pecado cometido, Deus vê um sinal vermelho, que representa o sangue de Cristo que "cobre", perdoa (e não "encobre") qualquer tipo de pecado.

Mas, além de tudo o que vimos, jamais devemos nos esquecer que Deus é amoroso e misericordioso, sim, mas, que Ele é justo. Todos os seres humanos, crendo em Cristo ou não, tanto aqui na Terra como depois da morte, receberão a devida "recompensa" pelos seus pecados (2ª Coríntios 5:10; Gálatas 6:7; Apocalipse 2:23b).

3 comentários:

  1. O que acontece com um discípulo de Cristo que rejeita um dos Mandamentos de Deus, já que:
    "PECADO é toda a transgressão dos mandamentos de Deus". E, o que acontece com um salvo que não aceita a validade de um Mandamento da Lei de Deus, sendo que: “Todo aquele que pratica pecado também transgride a lei: porque o pecado é a transgressão da lei” (1ª João 3:4). E, sendo que apesar de "Deus é amoroso e misericordioso, sim, mas, que Ele é justo?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado mais uma vez pela sua valiosa colaboração.

    Respondendo ao seu questionamento, podemos dizer que um verdadeiro discípulo de Cristo não pode "rejeitar" os mandamentos de Deus, principalmente porque o maior mandamento é amar ao próprio Deus e amar ao próximo. Se essa pessoa "rejeita" ou não "aceita a validade" do mandamento é porque ela não se converteu "ainda", ela continua em rebelião com Deus e separada, precisa receber a Cristo, que nos reconciliou com o Pai.

    Não tem como uma pessoa confessar "Cristo é o meu Senhor" e ao mesmo tempo afirmar "eu rejeito os mandamentos de Deus". Se Cristo é o Senhor dela, então ela é serva obediente.

    Mas se ela "tropeça" nestes mandamentos, pecando contra Deus em não amá-Lo adequadamente ou ao próximo, então ela precisa se arrepender e pedir perdão à Deus e à pessoa "atingida" pelo seu erro.

    Mas contra os salvos em Cristo não há mais nenhuma condenação, nada que nos separe do amor de Deus. Mesmo se um salvo pecar, o sangue de Cristo o purifica de qualquer pecado.

    Sim, Deus é justo. E mais, Ele é justo e justificador daqueles que recebem a Cristo, que é a justiça de Deus, que se fez maldição em nosso lugar. Mesmo errando, pecando, somos justificados. Isso não quer dizer que não somos disciplinados. Deus nos disciplina em amor, como um pai terreno.

    Deus o abençoe.

    Estamos à sua disposição.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado. Mas, segundo a sua resposta, quando alguem que professa o nome de Cristo como seu Salvador, mas rejeita ou nega a validade de um dos Mandamentos de Deus não está salvo, já que "PECADO é toda a transgressão dos mandamentos de Deus" e a Palavra de Deus declara que:" Aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando" Tiago 4:17

    ResponderExcluir