sábado, 22 de janeiro de 2011

REFLEXOS DE SODOMA (PARTE 01)

INTRODUÇÃO

Primeiramente queremos enfatizar que em nenhum momento nestes artigos iremos atacar o caráter e o profissionalismo de qualquer pessoa de orientação homossexual. Não é preciso ser estudioso e muito observador para perceber que os homossexuais são excelentes profissionais e pessoas respeitadoras, sejam de qualquer área forem, inclusive, o seu caráter e profissionalismo não são "afetados" negativamente simplesmente pelo fato de possuírem esta ou aquela orientação sexual.

Todas as pessoas pecam em alguma área da vida. Todas as pessoas podem, por exemplo, possuir uma vida social e profissional honesta, mas em algum ponto de seu comportamento, possuir pelo menos uma atitude pecaminosa (muitas vezes são inúmeros pecados). Exemplos: Alguns pagam seus impostos em dia, mas são maridos que violentam suas esposas, outros pagam seus impostos, mas mentem inescrupulosamente, outros ainda também pagam seus impostos, mas são insubordinados no trabalho.

Quando os ativistas homossexuais se defendem das críticas contra o movimento gay, por exemplo, com frases como "eu pago meus impostos, sou um cidadão honesto", eles têm toda a razão, sim, eles são honestos, mas quando os cristãos mencionam o homossexualismo não está se mencionando ou questionando a natureza do caráter dos seus praticantes, mas, sim, uma questão comportamental que afeta diretamente a questão espiritual e o destino eterno destas pessoas.

Essa é a nossa preocupação. Não queremos atacar ninguém em seu caráter, mas alertar em amor cristão sobre esta questão. Muitos podem não crer no que ressaltaremos aqui sobre o que a Bíblia diz sobre o assunto, irão dizer que é mentira, etc. Mas e se a Bíblia no fim das contas tiver razão? Na verdade ela sempre tem razão, pois é a Palavra inspirada sem erros por Deus, Aquele que detém em Suas mãos o destino de cada um de nós. Portanto, em nome de Jesus, suplicamos a sua atenção, antes que seja tarde demais.

Como reflexo da ordem cristã de amarmos ao próximo, precisamos aqui informar qual é a opinião da Bíblia sobre este assunto tão polêmico e atual e alertar as pessoas envolvidas nas práticas homossexuais que elas, mesmo sendo sinceras e honestas, estão sincera e honestamente enganadas em relação à vontade de Deus para a vida delas. Elas podem estar certas, honestas e verdadeiras em todas as outras áreas de suas vidas, mas nesta área, a Bíblia garante que não estão.

A REFUTAÇÃO BÍBLICA

Deus com satisfação abençoou ambos, homem e mulher, que receberam o mandamento de serem férteis e se multiplicarem, visando a procriação e perpetuação da raça humana, o que biologicamente todos nós sabemos, só seria possível entre sexos opostos. Se Deus tivesse o propósito de que houvesse a procriação por intermédio de pesoas do mesmo sexo, Ele certamente teria realizado esta instituição, essa união entre os sexos de forma diferente. A mulher foi declarada "idônea" (alguém que auxiliasse e correspondesse), para ser a companheira do homem, e não outro homem.

"Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou, e lhes disse: Sejam férteis e multipliquem-se!" (Gn 1:27-28a; NVI); "(...) Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse. Então o SENHOR Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o SENHOR Deus fez uma mulher e a levou até ele. Disse então o homem; 'Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada.' Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne." (Gn 2:20b-24; NVI).

Não está claro? Mas, parece que não está claro para a nossa sociedade atual. Ou pelo menos a sociedade não quer acreditar ou admitir (prefiro ficar com a segunda opção). Até porque a nossa sociedade vive uma religiosidade raza, sem conteúdo e compromisso, muito aquém do compromisso verdadeiro com Deus.

Quando Deus criou os dois sexos foi com o propósito que os dois sexos opostos se unam em santo matrimônio, instituido por Ele (Gn 2:24), mas muitos estão distorcendo essa questão, afirmando que partindo do princípio que Deus criou dois sexos, então é possível, é permitido que homens ou mulheres escolham livremente com qual irá se relacionar sexualmente, ou seja, o homem pode se relacionar sexualmente com um outro homem ou com uma mulher, é sua livre escolha, e uma mulher pode se relacionar sexualmente com outra mulher ou com um homem, é sua livre escolha. Não poderia haver uma filosofia mais repugnante e herética ao mesmo tempo do que essa.

Muitos podem acreditar que é radicalismo, mas podemos afirmar seguramente que mais uma vez, como desde o início da humanidade, Satanás vem distorcer as verdades de Deus com suas mentiras sutis e destruidoras (Gn 3:1; 1Cr 21:1; Jó 1:6; Zc 3:1; Lc 8:12; Jo 8:44; 13:12; 2Co 4:1-4; 11:14; 1Ts 3:5; 2Tm 2:26; Tg 4:7; 1Jo 3:8; Ap 12:9).

Quando Deus terminou a Sua criação à partir do nada, quando Ele encerrou o Seu processo de criação do universo e da humanidade, cessou no universo todo o processo de criação. O que ocorre desde então, ou seja, as mudanças existentes na criação, são micro-evoluções dentro das espécies já criadas por Deus e os resultados da inteligência, livre escolha e criatividade dos seres humanos sobre a criação. E tudo o que Deus criou, Ele viu que era MUITO BOM (Gn 1:31) e é bom e deve ser recebido e aceito com gratidão e oração, inclusive o casamento (1Tm 4:1-5). Não há qualquer chance de haver a criação de outro sexo, ou seja, do terceiro sexo. A criação cessou no sétimo dia e ponto final (Gn 2:1-2).

Para defenderem a prática homossexual, muitos outros chegam a afirmar que Deus é amor e deve respeitar o amor entre pessoas do mesmo sexo ou ainda que o amor deve ser sempre incentivado sem levar em consideração a preferência sexual, o importante é amar e ser amado. Outros afirmam que cada um deve ser livre para fazer o que bem entender de sua vida, inclusive, sua sexualidade. A homossexualidade é até encarada como doença por alguns e por outros como uma herança genética, etc.

Reforçamos mais uma vez, agora de forma ainda mais clara e direta, que as Escrituras Sagradas deixam claro desde o início da criação da humanidade que a união conjugal que é aprovada por Deus é apenas entre pessoas do sexo oposto:

"Não se deite com um homem como quem se deita com uma mulher; é repugnante" (Lv 18:22; NVI; comparem com Lv 20:13).

Contudo, a humanidade incorreu no pecado do homossexualismo desde o início, como podemos observar na história da cidade de Sodoma:

"Ainda não tinham ido deitar-se, quando todos os homens de toda parte da cidade de Sodoma, dos mais jovens aos mais velhos, cercaram a casa. Chamaram Ló e lhe disseram: 'Onde estão os homens que vieram à sua casa esta noite? Traga-os para nós aqui fora para que tenhamos relações com eles". (Gn 19:4-5; comparem com Judas, versículo 7).

Mas, por que insistirmos que a união conjugal entre pessoas do mesmo sexo é pecado? E aquelas pessoas que mantém relações sexuais com pessoas do mesmo sexo, mas não estão necessariamente casadas, são apenas namorados, noivos, amaziados, "parceiros", "ficantes", etc.? A questão principal é que para Deus, o sexo foi criado apenas para o ambiente puro, estável, seguro e indissolúvel do casamento (1Co 7:2-5,9; Ef 5:22-33). Para Deus, a união sexual de duas pessoas do sexo oposto é algo muito sério e profundo, é a concretização intensa da união conjugal que Ele mesmo criou.

Se duas pessoas, de sexos opostos, mesmo não casadas, já mantiveram relações sexuais, para Deus, eles já são como uma só carne, já estão unidos como um só ser, para Deus já é um casamento, pois a união carnal é resultado, consequência de uma prévia união racional de amor entre duas pessoas, ela caracteriza que uma união indissolúvel anteriormente foi desejada e planejada (comparem as mensagens de Mt 19:4-6; 1Co 6:12-18).

E como essa união carnal fora do casamento não é definitiva, ou seja, uma parcela significativa destas pessoas trocam de "parceiros" constantemente, para Deus elas estão em adultério, em imoralidade sexual (comparem os textos de Mt 5:27; 19:9; Mc 10:5-11; 1Co 7:10-16; 1Ts 4:3-8; Hb 13:4). Ou seja, esta união sexual temporária não é uma união abençoada por Deus.

E, mesmo que seja um casamento, uma união estável, mas se for de pessoas do mesmo sexo, como já afirmamos e ratificaremos, esta união também não é abençoada por Deus. Portanto, o homossexualismo masculino ou feminino, seja dentro ou fora do casamento, é pecado, é abominação diante de Deus. Não há situação que escape do justo juízo de Deus.

São palavras duras para muitas pessoas não é mesmo? Mas isso é só o começo.

Reflitamos: Em todas as áreas desejamos que nos falem a verdade não é mesmo? Queremos que nossos familiares, irmãos e amigos sempre nos digam a verdade. Queremos que os nossos médicos digam a verdade. Queremos que o nosso mecânico diga a verdade. Queremos que a mídia diga a verdade. Mas, será que estamos sempre prontos para suportar a verdade? Podemos afirmar seguramente que quando o assunto é religião, ou melhor, as verdades bíblicas, aí muitas pessoas mudam de opinião, não querem ouvir a verdade, a verdade lhes incomoda nesta área. Interessante? Triste? Paradoxalmente ambos.

O apóstolo Paulo procurava agradar a todos e de todas as formas, pois não procurava o seu próprio bem, mas o de muitos, com a intenção de que fossem todos salvos (1Co 10:33), mas ele continha uma pregação ausente de palavras persuasivas de sabedoria, mas sim, repleta de demonstração do Espírito e de poder para que a fé destas pessoas se baseasse no poder de Deus e não na sabedoria humana (1Co 2:4-5) e não buscava a aprovação dos homens, mas a de Deus, ele não tentava agradar aos homens se para isso desagradasse a Deus, pois assim ele não seria considerado servo de Cristo (Gl 1:10). Quando ele exortava a igreja, suas palavras não se originavam no erro ou motivos impuros, com intenção de enganar as pessoas, ao contrário, na qualidade de homem aprovado por Deus, que lhe confiou a pregação do evangelho, ele não falava para agradar as pessoas, mas ao próprio Deus, que provava a sua mente (1Ts 2:3-4). Vejam ainda Jo 12:42-43 e 2Co 8:20; 10:6. Comparem com Jó 32:20-22.

O apóstolo Paulo, portanto, sem bajulação e buscando falar a verdade para que as pessoas encontrassem a salvação, deixou claro como a atitude homossexual, seja masculina ou feminina, é reprovada por Deus:

"(...) até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão." (Rm 1:26-27; NVI)

E ensinou mais: os que vivem na prática homossexual não poderão herdar o Reino de Deus, o Paraíso. Na passagem de 1º Coríntios 6:9-11 na ARA (Versão Almeida Revista e Atualizada), mais amplamente utilizada, lemos:

“Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.” (1Co 6:9-11).

Neste texto, os “efeminados” (do grego: “malakoí”, ou seja, "macio ao tato") são aqueles homens que assumem o papel passivo no ato homossexual, ou seja, o lugar que deveria ser da mulher, daí o seu nome. Já o termo “sodomitas” (do grego: “arsenokoitai” composta de duas outras palavras, “arsen”, que significa macho, e “koitai”, cama) refere-se aos homens que assumem o papel ativo no ato homossexual, conforme aqueles habitantes de Sodoma (daí o termo: cf. Gn 19:4-5).

Já na NVI (Nova Versão Internacional), a menção contra o homossexualismo passivo e ativo é bem mais clara:

"Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus. Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus." (1Co 6:9-11; NVI; comparem com 1Tm 1:9-10; 2Pe 2:7-10).

Verificamos que Paulo referiu-se a irmãos de Corinto que haviam tido no passado, antes de se converterem a Cristo, atitudes homossexuais, entre tantas outras relacionadas, mas que haviam sido transformados pelo poder restaurador do Senhor Jesus Cristo (1Co 6:11).

Um comentário: