domingo, 9 de maio de 2010

A TRÍADE VIRTUOSA: FÉ, ESPERANÇA E AMOR (PARTE 02)

"Agora, pois, permanecem a , a esperança e o amor, estes três: porém o maior destes é o amor.” (1ª Coríntios 13:13; ARA; grifos nossos)

Retornando a este tão conhecido texto de Paulo aos coríntios, verificamos que o interessante é que o apóstolo, inspirado por Deus, atribuía uma importância tão grande a estas três virtudes (fé, esperança e amor) que ele ressaltou a dinâmica existente entre elas na vida cristã também em outras de suas epístolas e não somente aos coríntios. Observemos como as três virtudes conjuntamente atuam na vida dos cristãos:

“Recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa , da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.” (1ª Tessalonicenses 1:3; ARA; grifos nossos).

Vejam mais uma vez aqui a tríade de virtudes: a operosidade da fé, ou seja, uma fé que reflete em atitudes, em prática. A abnegação do amor, ou seja, um amor que faz com que nos doemos ao próximo sem, no entanto, pensarmos em nós mesmos. E a firmeza da esperança em Cristo, uma esperança que não vacila diante das dificuldades do cotidiano. Mais ao final desta epístola aos tessalonicenses, Paulo afirmou:

“Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da e amor, e tomando como capacete a esperança da salvação.” (1ª Tessalonicenses 5:8; ARA; grifos nossos).

A fé e o amor, portanto, servem juntos como uma couraça e a nossa esperança de salvação em Cristo como um capacete para que em nosso cotidiano vivamos de maneira sóbria diante das dificuldades e diante dos ataques do maligno (comparem com Efésios 6:11-18).

Já aos gálatas, Paulo afirmou:

“Porque, nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da . Porque em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão, tem algum valor, mas a fé que atua pelo amor.” (Gálatas 5:5-6; ARA; grifos nossos).

Aqui Paulo assevera que a nossa esperança em Cristo, que nos justifica pelo Seu sacrifício na cruz, provém da fé nEle. Observemos a fé e a esperança juntos, a fé que produz a justificação, na qual está a nossa esperança (“...de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus...”, 1ª Pedro 1:21b).

Mas, a fé também atua mais uma vez aqui conjuntamente com o amor. Segundo Paulo, a fé que produz a nossa justificação diante de Deus, ela atua através ou pelo amor. É como vimos em 1ª Tessalonicenses 5:8, a fé e o amor atuam como uma couraça para as nossas vidas.

E por fim, aos romanos, Paulo asseverou que...

“...justificados, pois, mediante a , temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus. E não somente isto, mas também nos gloriemos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.” (Romanos 5:1-5; ARA; grifos nossos).

Mais uma vez Paulo menciona a fé em Deus que nos torna justos diante dEle, que nos traz paz para com Ele e nos dá acesso direto a Deus por meio de Jesus Cristo, este Deus cuja a excelsa glória deve nos trazer esperança, esperança que é resultado de um processo permitido por Deus em nossas provações cotidianas, depois de vermos produzida em nós a perseverança e a experiência. Uma esperança que não nos desaponta, não nos engana, pois o amor de Deus, como afirmamos anteriormente, é derramando em nosso viver pelo Seu Espírito, que está em nós.

Mas o apóstolo Pedro também relatou a operação da tríade virtuosa (mesmo que implicitamente):

"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros, que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a , para salvação preparada para revelar-se no último tempo.” (1ª Pedro 1:3-5; ARA; grifos nossos).

Encontramos aqui claramente a esperança e a fé. Mas, e o amor? Se interpretarmos esta passagem com o auxílio de outra passagem de Paulo, descobriremos que o amor está presente, sim, nesta declaração de Pedro (implicitamente), pois ele mencionou a "misericórdia" de Deus pela Ele nos regenerou:

“Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo – pela graça sois salvos.” (Efésios 2:4-5; ARA).

Observamos que Paulo declara que Deus Pai é rico em misericórdia devido ao Seu grande amor por nós, pelo qual nos deu vida em Cristo. O que corrobora com o que Pedro disse: Deus Pai segundo a sua muita misericórdia nos deu nova vida mediante a ressurreição de Cristo. Portanto, implicitamente Pedro tratou naquela passagem do amor de Deus, quando mencionou ser Ele muito misericordioso.

A imensa misericórdia de Deus é reflexo exato do Seu imensurável amor. Da mesma forma, quando sentimos misericórdia por alguém, este é um reflexo do amor que estamos sentindo por aquela pessoa.

Bem, Pedro, então, afirmou que devido à misericórdia do Pai, reflexo do Seu amor por nós, Ele nos trouxe uma viva esperança com a ressurreição de Cristo, herdando nós, assim, uma vida perfeita no Céu, que é reservada pelo poder de Deus, mediante a nossa fé.

Quantas ligações, quantos vínculos edificantes podem ser desfrutados entre a fé, a esperança e o amor, não é mesmo? As três virtudes atuando em harmonia e nos aperfeiçoando por meio da ação sobrenatural de Deus em nosso viver. Mas, o amor continua sendo a maior das três virtudes. É como podemos observar na figura abaixo:

Vamos analisar um exemplo prático da atuação das três virtudes?

"E eis que uma mulher, que durante doze anos vinha padecendo de uma hemorragia, veio por trás de dele e lhe tocou na orla da veste; porque dizia consigo mesma: Se seu apenas lhe tocar a veste, ficarei curada. E Jesus, voltando-se, e vendo-a disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou. E desde aquele instante a mulher ficou sã.” (Mateus 9:20-22; ARA).


Esta mulher sofrida dizia a si mesma que se ao menos tocasse nas vestes do Mestre, ela seria curada. Que tremenda fé, uma fé que alimentou uma esperança inabalável em alcançar o seu objetivo de encontrar-se com Jesus. E ela o alcançou, sua fé a salvou, uma fé prática, operosa, que a lançou em direção do Senhor com uma esperança firme, esperança que encontrou o amor abnegado de Cristo, que a curou imediatamente (compare com o que observamos anteriormente sobre 1ª Tessalonicenses 1:3).

No AT também encontramos um exemplo prático da tríade virtuosa, mas aqui, o salmista não usou a palavra fé, mas confiança em Deus, que não deixa de ser um sinônimo para fé, pois confiar em Deus é acreditar em alguém que não se vê e ainda poder ter a certeza (pois Ele é sempre fiel) daquilo que se espera em Deus:

"Nossa esperança está no SENHOR; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção. Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu santo nome. Esteja sobre nós o teu amor, SENHOR, como está em ti a nossa esperança." (Sl 33:20-22; NVI; comparem com Ef 3:12 que equivale a confiança à fé).

Mas, por que o amor é maior que as outras duas virtudes, a fé e a esperança?

O amor é eterno, pois, Deus é amor e só o amor permanecerá entre nós no fim dos tempos, visto que não precisaremos de fé no Céu, pois, estaremos frente a frente, diante do Autor e Consumador na nossa fé (Hebreus 12:2), Jesus, um encontro aguardado e esperado por anos, décadas.


Aleluia! Com este encontro, juntamente com a fé, a esperança na promessa da vida eterna (1ª João 2:25) também terá encontrado o seu fim, pois não precisaremos esperar mais nada, não precisaremos de nada, pois seremos eternamente satisfeitos e felizes pela presença santa, excelsa e indescritível do nosso Deus, em um lugar sem choro, sem luto, sem dor (Apocalipse 21:3-5).

Com tudo isto, o que resta é o amor, o amor emanando do coração de Deus, refletido eternamente na Igreja triunfante, entre os salvos e redimidos pelo sangue do Cordeiro (Apocalipse 19:7-9), Cristo Jesus e devolvido a Deus por nós em eterna gratidão, adoração e devoção.

A esperança e a fé não são virtudes de Deus, não fazem parte da Sua essência, são virtudes dadas a nós por Deus, por causa da Sua imensa misericórdia (uma virtude, ou melhor, atributo de Deus) com que nos amou.

Deus não possui fé e esperança, pois Ele é Deus, Ele é perfeito, Ele não precisa ter fé em ninguém e nem esperar por ninguém para salvá-Lo de nada, e nem esperar por nenhum acontecimento, pois Deus não está vinculado aos poderes do tempo como nós estamos, Ele é eterno, Ele está no início, no meio e no fim de todas as coisas, Ele está no passado, no presente e no futuro. Agora, o amor, sim, é virtude (ou atributo) de Deus.

Por isso, o amor é eterno, ele é a essência do Ser de Deus. Além de tudo, o amor é o vínculo perfeito ou vínculo da perfeição para a unidade do Corpo de Cristo, a Igreja (Cl 3:12).

Por isso, juntamente com todas as outras virtudes (qualidades ou atributos) de Deus, como eternidade, imutabilidade, onisciência, misericórdia, bondade, justiça, soberania e perfeição, por exemplo, o amor de Deus deve ser proclamado àqueles que ainda não o conhecem, pois somos “raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus”. E com que propósito? A fim de proclamarmos as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz (1ª Pedro 2:9).

Aleluia!! Que Deus nos abençoe. Amém.
_________________________________________________
Links complementares ao nosso estudo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário