sábado, 4 de setembro de 2010

REFLEXÕES INICIAIS SOBRE A DOUTRINA TRINITARIANA

“Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.



Hoje iniciamos um estudo sobre a Trindade. À propósito, quem nunca ouviu falar da Trindade? Podemos afirmar seguramente que uma parcela significante da população do mundo cristão em um certo grau conhece a Trindade, já ouviu falar dela (pelo menos a expressão em epígrafe) nos cultos evangélicos, nas missas católicas, em livros e até mesmo em filmes e novelas, principalmente em cerimônias de batizados, casamentos e funerais, sendo que no catolicismo essa expressão verbalizada geralmente é seguida do gestual denominado "sinal da cruz" (como na figura acima). (Vejam declarações a respeito em http://radioperegrinos.com/?p=115).

Contudo, a despeito desta divulgação na mídia a respeito da Trindade (mesmo de forma inconsciente da importância do assunto) a doutrina bíblica que a envolve é um dos grandes entraves entre as seitas, algumas religiões e o cristianismo, contexto que se revela repleto de dúvidas, insegurança e críticas, onde um número exorbitante de pessoas desconhece a doutrina da Trindade, a sua relevância e como podem utilizá-la de forma prática em suas vidas (sobre esta controvérsia estudaremos já nas próximas postagens).

A doutrina da Trindade assevera que na unidade divina subsistem três “pessoas” distintas, mas igualmente eternas e gloriosas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Em outras palavras, o único e verdadeiro Deus do universo subsiste em Seu Ser infinito e eterno em três pessoas. Descreveremos de uma maneira mais simples:

Deus é um único ser em essência e ao mesmo tempo três "pessoas" (ou três existências pessoais).

Mas, como pode ser isso verdade? Será que este ensino não está em contradição com a Bíblia? Aliás, até que ponto podemos confiar na Bíblia? Afinal, os seus textos originais infelizmente não existem mais. Será que as cópias das quais dispomos atualmente são confiáveis? Será que algumas ou todas as doutrinas cristãs não sofreram uma deturpação através dos séculos?

Retornando ao assunto principal: Qual o conceito que você tem acerca da Trindade? Você acredita que Jesus é Deus e o Espírito Santo também? Ou você crê apenas em Deus Pai? E mais: Você estaria aberto(a) para a possibilidade de reavaliar os seus conceitos quanto a este assunto diante das irrefutáveis verdades bíblicas?

Há alguns meses disponibilizamos neste blog uma enquete acerca da doutrina da Santíssima Trindade, para conhecermos a opinião de nossos prezados leitores visitantes. Entre as alternativas corretas, que convergem com a doutrina trinitariana, lançamos outras alternativas, as equivocadas, inspiradas nas declarações heréticas de pessoas que nunca compreenderam essa doutrina, principalmente os sectários (porque muitos evangélicos também nunca compreenderam), tais como: "Uma aberração, um ser mitológico de três cabeças", "Não acredito nisso, Deus é único" e "É uma invenção doutrinária da Igreja do século IV d.C.".


Até a meia noite de ontém (03/09/2010), ou seja, alguns minutos atrás, a referida enquete estava nesta seguinte situação:


Portanto, como podemos verificar, dos 11 votos que recebemos, todos eles foram de encontro com a doutrina trinitariana, assinalando as 2 únicas alternativas corretas, entre o total de 7 alternativas: 6 foram para a alternativa: "É o único Deus do universo, que subsiste em três formas pessoais igualmente eternas e gloriosas."; E 5 foram para a alternativa; "O Pai Celeste é Deus, Jesus Cristo é Deus e o Espírito Santo é Deus. São as três co-existências pessoais do único Deus".

Mas, por que falar da Trindade? Será mesmo um assunto tão importante? Para os padrões da sociedade atual imediatista e egocêntrica realmente parece absurdo avivar este assunto. Pior ainda: talvez para uma igreja cristã cada vez mais secularizada, este assunto possa parecer um tanto quanto irrelevante e ultrapassado (mas não é).

Será que a igreja cristã atual possui um conhecimento correto, tanto teórico quanto prático acerta da Santíssima Trindade? Ou será que a doutrina da Trindade é mais um daqueles ensinamentos pelos quais as diversas denominações evangélicas discordam, tais como: batismo, predestinação e a guarda do domingo?

Certamente estes inúmeros questionamentos nos fazem refletir e anelar por respostas adequadas, mas, não somente eles, como muitos outros questionamentos serão totalmente esclarecidos até o final deste estudo.

Portanto, convidamos você, seus amigos, sua família e irmãos em Cristo a adentrarem neste universo tremendamente empolgante, fascinante e misterioso da eterna triunidade divina e desfrutar da edificante, reveladora e libertadora aplicabilidade para as nossas vidas que o conhecimento da existência e da obra do Deus triúno pode nos proporcionar.

Em suma, este estudo possui três objetivos principais:

1º) Resgatar ou mesmo criar a consciência entre cristãos e não cristãos da tremenda importância do estudo da Trindade;

2º) Apresentar a aplicabilidade desta doutrina para as nossas vidas; e

3º) Nos aproximar um pouco mais da infinita e insondável glória de Deus através da busca de uma íntima comunhão com Ele.

Que possamos reavivar em nossas igrejas o estudo da Santíssima Trindade, tão vasto, tão fascinante e imprescindível, seja nos cultos, nos estudos bíblicos, nas diversas atividades das sociedades internas, na Escola Bíblica Dominical ou nas células familiares. Amém.

Muito além de esquematizações, simbolismos, diagramas e analogias, desejamos elevar a todos nós a um patamar muito mais elevado no conhecimento e na comunhão com o nosso querido Deus triúno, que talvez muitos de nós jamais havíam imaginado ou já havíam esquecido.

Teremos uma linguagem muitas vezes voltada para a teologia e muitas vezes com termos técnicos e conhecimentos aprofundados, mas em grande parte do estudo também, nossa linguagem será devocional e mais simples (mas não sem qualidade), buscando a edficação da Igreja e não apenas usar meras palavras complicadas, mas palavras que alcancem a todos os públicos, quer sejam doutores em teologia (algumas vezes) ou (muitas vezes) um iniciante discípulo de Cristo que deseja aprender mais sobre as verdades bíblicas.

Informamos que todas as transcrições de textos bíblicos serão extraídas da ARA, Versão Almeida Revista e Atualizada.

O que nós apresentaremos neste estudo é o resultado de meses e anos de pesquisa doutrinária e teológica há mais de 33 livros de apologética e teologia e Bíblias de Estudo, bem como a dezenas e dezenas de sites cristãos protestantes e de outras religiões para conhecimento e comparação. Mas, o mais importante é que as próprias revelações bíblicas nos façam, por intermédio da direção divina, nos aproximar mais de uma íntima comunhão com o nosso querido Deus.

Que Ele nos abençoe. Amém.

________________________________________
Para complementar o nosso estudo, acesse por favor:

2 comentários:

  1. Aí, mais um estudo simples de um assunto profundo, e necessário. as seitas apenas se aproveitam da falta de informação ou formação de muitos irmãos. Esse assunto é primordial para a existencia do Cristianismo. Na verdade do Universo.
    Deus abençoe Claumaliel...rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Para quem não sabe, "Claumaliel" é um apelido pelo qual apenas duas pessoas me chamavam, o Luciano (IBEL) do MCA e o Dc. Eduardo da Editora Pequeninos. "CLAUMALIEL" é um trocadilho com o meu nome e uma alusão ao mestre da lei Gamaliel que foi o professor do apóstolo Paulo. Já tive uma experiência anterior com um blog, ele se chamava "Crônica de Claumaliel", mas foi desativado. Muitos de seus estudos estão agora neste blog, o APRENDEI, mas reeditados e atualizados.

    ResponderExcluir