sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A CONTROVÉRSIA SOBRE A DOUTRINA TRINITARIANA (PARTE 02)

A DOUTRINA DA TRINDADE E O JUDAÍSMO (CABALISTA)
(fonte da imagem utilizada: http://misterioemagia.blogspot.com/2008/06/kabalah.html)

Já em relação ao judaísmo, em sua ramificação esotérica denominada de "cabalismo", nem é preciso entrar em muitos detalhes. Todos nós sabemos que os judeus jamais aceitaram a Cristo como Salvador e muito menos como sendo a segunda pessoa da Divindade, ou seja, sendo igual a Deus Pai (cf. Jo 10:30-33), e ainda mais sendo uma ala esotérica, essa situação é ainda mais confirmada. Vamos apenas transcrever algumas considerações interessantes encontradas no site http://www.adventistas.com/, no artigo "Dizer que Judeus Crêem na Trindade é Ofendê-Los":

“(...) O Zohar, base do kabalismo [ala esotérica do judaísmo], pode se alegrar em dizer que ‘Israel, a Torah e Deus’ são um (...) para eles Jesus foi simplesmente um judeu (judeus não são homens comuns, são parte de Israel, da Torah e de Deus) que adquiriu este ‘poder’ e o utilizou para o mal, atacando e ofendendo a religião judaica (...)” (fonte: http://www.adventistas.com/trindade/judeus/maimonides02.htm).

Agora, vejamos no mesmo site, trechos do artigo "Judeus Cabalistas Também Não Crêem na Trindade".

“(...) No Zohar (o texto clássico de Kabbalah) e outras fontes judaicas, nós achamos que há três manifestações da divindade as quais são essencialmente Um: Deus, [o povo de] Israel e a Torah. O Zohar estabelece ‘Israel, a Torah e o Santo, Abençoado seja Ele, são Um’. Como explicado acima, antes da contração, da perspectiva de Deus (e a origem da alma judia), estes três são revelados manifestadamente como absolutamente Um. A Torah é a sabedoria e espírito de Deus da qual é dito: ‘Ele e a sabedoria dele são Um’. [O povo de] Israel é o filho de Deus (o filho é a essência da manifestação do Pai). Sempre que ‘o filho’ de Deus é referido na Bíblia, refere-se que o filho é ‘meu primeiro filho nascido, Israel.’ (...) Nós somos ensinados mais adiante, no Zohar, que a Torah serve para unir o nível da consciência criada em Israel, a Deus. A Torah é assim um ‘intermediário’ entre as duas essências , o Pai e o filho (...) A Torah é o espírito santo de Deus (...)” (http://www.adventistas.com/trindade/judeus/maimonides03.htm).

A DOUTRINA DA TRINDADE E O ISLAMISMO

O islamismo acredita que a Trindade é uma forma de adorar três deuses diferentes. Vejamos o que um importante artigo do Centro Apologético Cristão de Pesquisas (CACP) nos informa sobre esta questão:

“OS CRISTÃOS ADORAM TRÊS DEUSES E DEUS NÃO TEM FILHO: A Trindade é sempre - invariavelmente - a maior pedra de tropeço para os muçulmanos nos Evangelhos e desvia a atenção de um assunto mais produtivo para numerosas conversas (...) O Alcorão erra em seu retrato da Trindade ao ter Jesus e Maria como dois deuses separados, além de Alá:"Ó Jesus, filho de Maria! Não dissestes aos homens de boa vontade: 'Toma-me e a minha mãe como dois deuses ao lado de Alá'?" (Sura 5,116); "Como pode Ele (Deus) ter um filho, quando não tem uma esposa?" (Sura 6,101). Eles, de fato, desacreditaram em quem disse: "Alá é o Messias, filho de Maria" (Sura 5,17). "Longe de nós retirá-lo de sua majestade transcendente para que tenha um filho" (Sura 4,171) (...) Singularmente, a Sura 4,171 diz que Jesus é a Palavra de Deus e Seu Espírito, embora em outro lugar o Espírito (em árabe: ruuhim minh) seja identificado como sendo a verdadeira essência de Deus mesmo (Sura 2,253: "Nós fundamentamos (Jesus) com o Espírito Santo"; 12,87; 58,22). No Alcorão, Jesus tem atributos que nenhum outro ser humano possui. Ele nasceu de uma virgem (Sura 21,91: quem era o pai de Jesus de acordo com o Alcorão?) e não tinha pecado (Sura 19,19). Ainda criança, fez pássaros de barro e soprou neles a vida, sendo, porém, o dom da vida algo que somente Deus podia dar (Sura 3,49; esta história primeiramente apareceu no Evangelho herético de Tomé, no segundo século de nossa era); Ele curou homens que nasceram cegos, curou o leproso e ressuscitou um morto; tinha conhecimento do que estava escondido nas casas dos homens (Sura 3,49). Tinha o poder de interceder (Sura 3,45: "um daqueles que foi elevado junto a Alá"), contudo, somente Deus pode interceder (Sura 39,44). Ele podia perdoar pecados (Sura 61,12) e conhecia, só Ele, a hora do Julgamento (Sura 43,61)! (...) Quando um muçulmano diz que não há Trindade está limitando Deus, já que Deus é capaz de todas as coisas (Sura 5,17-19). De fato, na Sura 27,8, lemos que Deus apareceu a Moisés numa sarça ardente (Ex 3,2). Seu Deus pode baixar-se a si mesmo a ponto de aparecer a Moisés como um fogo, certamente Ele poderia humilhar-se a si mesmo e aparecer como um homem (Fil 2,7); além disso, o ser humano é muito mais digno que o fogo. A questão, então, não é se Deus pôde se tornar homem, mas por que Ele o fez.” (fonte: http://www.cacp.org.br/isla_trindade.htm).

Portanto, o islamismo acusa o cristianismo de ser politeísta, por considerar a Trindade como três deuses. Ou seja, mais uma completa e equivocada interpretação bíblica. Observemos mais uma descrição do conceito islâmico sobre a Trindade, que complementará o nosso estudo:

“Visão Islã: Também o Islã critica com grande vigor a Trindade - que segundo Maomé seria concebida pelos cristãos como sendo constituida por Deus-Pai, Jesus e Maria (Refª Chantepie de la Saussaye - "História das religiões", Vol. 2, 1979) - na medida em que, segundo a sua leitura do dogma trinitário, se trata de uma clara e inequívoca afirmação politeísta que atenta contra a unicidade de Alá (Al Corão, 5,73)” (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cr%C3%ADticas_%C3%A0_doutrina_da_Trindade#Conceito_isl.C3.A2mico).


A DOUTRINA DA TRINDADE E O ADVENTISMO

Já no adventismo, no artigo “Qual é a Vantagem de Desacreditar na Trindade?” de Rogério Buzzi, do Ministério Quatro Anjos, da Igreja Adventista, o mesmo afirmou, entre outras coisas, que:

“Há algum tempo tenho estudado também o assunto da Trindade (...) Você que tem bom senso, responda-me: • De que lado é mais conveniente ficar nesse debate acerca da trindade? Estar do lado oposto a essa doutrina, só traz dissabores, escárnio, perseguição e dor... Que lado escolheria qualquer ser humano, agindo racionalmente? Nem é preciso ser tão inteligente para saber que a escolha penderia para acatar a doutrina. É o que a grande maioria tem feito e segundo o ditado popular: ‘A voz do povo é a voz de Deus.’ • Mas... E se para apoiar a doutrina da trindade devo ir contra tudo aquilo que aprendi como fruto de oração e estudo da palavra de Deus? (...) • E se para ensinar essa doutrina, devo subir ao púlpito com um peso no coração, pois pela luz que vem de Deus através de Sua Palavra, tenho constatado por texto após texto que a crença na trindade é uma ‘casa’ construída sobre a areia? • Quando a grande norma pela qual todo ser humano será julgado for aberta e o Senhor me fizer a pergunta: ‘Onde encontraste essa doutrina na Minha Palavra?’, que responderei? Farei como os católicos, tentarei provar a Deus que a Tradição fazia parte de Sua mensagem aos homens? Direi que a santa igreja adventista me ensinou e que, portanto, como membro, para não criar divisão, eu deveria aceitá-la? (...) Devo confessar que, desde que me tornei adventista, essa questão da trindade e da existência pessoal do Espírito Santo sempre me incomodou (...) A única questão é: Poderíamos, com toda a luz que temos, estar incorrendo na transgressão do primeiro mandamento, que nos adverte: ‘Não terás outros deuses diante de Mim’? (...) Tudo que queremos é somente fazer a vontade do Senhor, amparados pela revelação bíblica (...)” (fonte: http://www.adventistas.com/dezembro2002/rbuzzi_texto1.htm);

Portanto, segundo essas acusações, a doutrina trinitariana jamais aparece nas páginas da Escritura Sagrada. Notamos, mais uma vez, como a doutrina da Trindade é pouco compreendida. Mas, observemos mais uma matéria sobre o adventismo:

“Conceito dos Pioneiros Adventistas: Eles escreveram a esse respeito em um dos principais veículos adventistas da época - The Review and Herald; J.N. Lougborough disse que a doutrina da Trindade foi trazida para a igreja católica no mesmo tempo em que a adoração de imagens, e a que era a celebração da guarda do domingo que não é mais do que a doutrina dos persas remodelada. Adventist Review 5 de Novembro de 1861; J.B.Frisbie seguiu o mesmo pensamento de Lougborough dizendo que a Trindade era um louvor à guarda do domingo. The Advent Review 4 de Abril de 1854; James White disse que a doutrina da Trindade acaba com a personalidade de Deus e de seu Filho Jesus Cristo. The Advent Review 11 de Dezembro de 1855. Disse ainda que os grandes reformadores se tivessem continuado, não deixariam nenhum vestígio das falsas doutrinas, inclusive a Trindade. Advent Review 7 de Fevereiro 1856; J.N. Andrews incluiu a crença na Trindade entre as doutrinas espúrias que compunham o vinho de Babilônia. Adventist Review 6 de Março de 1855; D.W.Hull disse que essa doutrina foi invenção do ‘homem do pecado’ em referência a II Tessalonissences 2. Adventist Review 10 de Novembro de 1859; William White, filho da Sra. White era contrário a essa doutrina e dizia que muitas pessoas se utilizavam dos escritos de sua mãe com interpretações errôneas”

Observamos, portanto, que até mesmo em um setor religioso que estuda profundamente a Bíblia como o adventista, existem dificuldades em aceitar ou compreender a doutrina da Trindade.

É importante ressaltar que nem todas as vertentes do Adventismo são contrárias à doutrina trinitariana. Existe uma vertente tradicional nos dias atuais que pode ser considerada trinitariana.

A DOUTRINA DA TRINDADE E O JEOVISMO

Outro setor religioso (não evangélico, mas também sectário) que estuda a Bíblia (apesar de adulterada), mas é contra a doutrina da Trindade é o das Testemunhas de Jeová. O escritor cristão Aldo Meneses em seu livreto “As Testemunhas de Jeová e a Trindade” (p. 7), afirmou que:

“A organização TJ [Testemunhas de Jeová] reconhece a existência de um ser supremo. Sua visão de Deus, porém, é diferente daquela defendida pelo cristianismo. Em primeiro lugar, a organização TJ nega a doutrina bíblica da Trindade. Isso é herança de Charles Taze Russell, fundados da organização, que alegou tratar-se de uma doutrina de origem pagã, satânica, que maculava a unicidade do Deus verdadeiro”. [citação entre colchetes de nossa parte]

Sobre a mesma organização religiosa, Robert M. Bowman Jr. em seu livro “Por que devo crer na Trindade” (p. 12), que refuta a brochura “Deve-se crer na Trindade?”, publicada pelas Testemunhas de Jeová, afirmou que:

“As Testemunhas de Jeová freqüentemente criticam a Trindade como se essa doutrina negasse a unicidade de Deus. Por exemplo: Deve-se crer na Trindade? (...) expressa a opinião das testemunhas de Jeová: ‘a doutrina da Trindade é falsa, que o Deus Onipotente se destaca como um ser separado, eterno e todo poderoso’ (...) O ensino bíblico de que ‘somente Deus é o Todo Poderoso, o Criador, separado e distinto de qualquer outra pessoa’ (pág. 12), é considerado pelas Testemunhas de Jeová uma contradição da Trindade, mas, na realidade, concorda plenamente com ela”.

Outra afirmação alarmante das Testemunhas de Jeová é a de que:

“Satanás deu origem à doutrina da trindade” (“Seja Deus verdadeiro”, p. 81 – citado no livro “Seitas e heresias – Um sinal dos tempos”, de Raimundo F. De Oliveira, p. 82).

5 comentários:

  1. discordo quando disse que as TESTEMUNHA DE JEOVA usa biblia adulterada isso nao e verdade pois eu mesmo ja estive pesquisando a este respeito e nao encontrei nada que desabonasce a veracidade da biblia que eles usam...

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, meu prezado leitor.

    Que a paz de Cristo esteja com você e sua família.

    Quero primeiramente agradecer pela sua colaboração ao nosso estudo, pois é muito valiosa.

    Na verdade, eu, pessoalmente, nunca estudei profundamente esse assunto específico, mas minhas considerações inseridas neste artigo foram baseadas nas palavras do meu companheiro de ministério no MCA, Luciano, profundo conhecedor das Testemunhas de Jeová, com as quais concordei.

    A seguir citarei apenas alguns questionamentos que o irmão Luciano realizou em um de seus estudos sobre este seguimento religioso no folheto "80 perguntas aos Testemunhas de Jeová":

    "01) Se o uso do nome “Jeová” é necessário para ser salvo, por quê ele (na forma original) não aparece nem uma única vez nos quase 6000 manuscritos do Novo Testamento?

    02) Por que a ênfase no uso do nome “Jeová” sendo que se sabe que tal forma do nome de Deus é errônea!? Isso é admitido no livro “Santificado seja o teu nome”, pg 19.20,21. Chegando a admitir que tal forma foi produzida pela igreja católica no ano de 1100!

    03) Se a forma Iavé ou Javé é a mais provável, sendo Jeová uma tradição, por que não usar Javé?

    04) Um testemunha-de-jeová poderia usar Javé sem sofrer represárias?

    06) Por que Jesus não usou nem uma única vez o nome “Jeová” ao orar?

    08) Com que autoridade os tradutores da versão “Novo Mundo” colocaram 237 vezes a forma híbrida “Jeová” no Novo Testamento?

    09) Substituir o Tetragrama por Senhor é uma pratica dos escritores do Novo Testamento. Mas substituir “Senhor” por “Jeová” tem base onde?"

    Prezado amigo, para qualquer outra opinião ou consideração, estou à disposição. Se desejar, entre em contato conosco pelo e-mail do MCA específico para estes assuntos: mcapologetico@gmail.com e fale diretamente com o irmão Luciano ou comigo, no e-mail: aprendei@hotmail.com

    Deus o abençoe ricamente.

    Cláudio

    ResponderExcluir
  3. Apenas uma correção:

    o e-mail do MCA é "blogapologetico@gmail.com"

    Obrigado

    Cláudio
    blog APRENDEI / MCA

    ResponderExcluir
  4. Irmão Cláudio, o Anônimo, lamentavelmente, não mostrou no que discorda, nem mesmo o que pesquisou sobre a TNM.
    Quando a crística tver alguma evidencia, então poderemos considerá-la, mas do jeito que foi postado o comentário... ao dizer que nada desabona a TNM, ele não estudou nada.

    ResponderExcluir
  5. Amigos só gostaria de salientar que esses que não acreditam na Trindade NÃO SÃO ADVENTISTAS DO 7° DIA, São apostatados que querem que nós Adventistas fieis voltemos a velha fabula Ariana de não acreditar na Divindade de Jesus nem na Personalidade do Espírito Santo.....

    ResponderExcluir