sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

"EU TE AGRADEÇO, SENHOR"



Evidentemente neste dia de hoje a comemoração é pela chegada de um novo ano, quando reafirmamos compromissos, quando buscamos corrigir erros, quando buscamos atingir objetivos em inúmeras áreas de nossa vida.

Vamos, sim comemorar 2011. Mas, fica uma questão: quando olhamos para 2010, também temos motivos para comemorar? Deveríamos ter pelo menos, não é mesmo?

Mesmo diante de provações, obstáculos e desafios pelos quais passamos, devemos manter um coração grato ao Senhor ao olharmos para o ano que se encerra.

Sem sombra de dúvida um dos comportamentos humanos que mais agrada a Deus e ao mesmo tempo fazem bem ao nosso espírito é o da GRATIDÃO ESPONTÂNEA.

"Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos" (Cl 4:2).

"Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão." (Cl 2:6-7).

"Ofereça a Deus em sacrifício a sua gratidão, cumpra os seus votos para com o Altíssimo, e clame a mim no dia da angústia; eu o livrarei, e você me honrará. Quem me oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me, e eu mostrarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos." (Sl 50:14, 23; comparem com Sl 52:17).

"Eu te oferecerei um sacrifício voluntário; louvarei o teu nome, ó SENHOR, porque tu és bom." (Sl 54:6).

"Louvarei o nome de Deus com cânticos e proclamarei sua grandeza com ações de graça; isso agradará o SENHOR..." (Sl 69:30-31a).

"Como é bom render graças ao SENHOR e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo." (Sl 92:1).


Devemos agradecer muito ao nosso Deus por tantas bênçãos que Ele derramou sobre nós mediante a Sua infinita bondade e misericórdia que se renova a cada manhã, pois Deus cumpre as Suas promessas.

Quais seriam alguns motivos para agradecermos? Todos nós conhecemos estes motivos, mas, talvez, nem sempre lembramos de agradecer. Aliás, aparentemente a Igreja de Cristo está cada vez mais ingrata com o seu Senhor e Mestre e cada vez mais "pedinte". Na maioria das vezes pedimos (e às vezes exigimos) e muito pouco agradecemos.

Os motivos de gratidão, portanto, seriam o dom da vida, a vida eterna em Cristo através de Sua morte sacrificial e ressurreição gloriosa, a saúde, o alimento diário, o vestuário, a família, os irmãos, o trabalho, os dons naturais e espirituais que Ele nos concedeu, e evidentemente os bens materiais, etc.

Todas estas bênçãos são maravilhas que Deus nos concedeu de maneira misericordiosa e não porque Ele nos é obrigado a concedê-las. Ademais, não devemos agradecer apenas quando Deus age de modo sobrenatural com um milagre, uma cura, etc., mas com estes elementos "simples", "naturais" do nosso cotidiano.

Este comportamento de gratidao certamente existia nos escritores bíblicos do AT:

"SENHOR, quero dar-te graças de todo o coração e falar de todas as tuas maravilhas. Em ti quero alegrar-me e exultar, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo." (Sl 9:1-2; comparem com Sl 66:5; 100:4).

"Quero cantar ao SENHOR pelo bem que me tem feito." (Sl 11:6).

"Lavo as mãos na inocência, e do teu altar, SENHOR, me aproximo cantando hinos de gratidão e falando de todas as tuas maravilhas." (Sl 26:6-7; comparem com Sl 69:30-31; 75:1; 95:2).

"Bendito seja o SENHOR, pois ouviu as minhas súplicas. O SENHOR é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças." (Sl 28:6-7).

"Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria, para que meu coração cante louvores a ti e não se cale. SENHOR, meu Deus, eu te darei graças para sempre." (Sl 30:11-12).

"SENHOR meu Deus! Quantas maravilhas tens feito! Não se pode relatar os planos que preparaste para nós! Eu queria proclamá-los e anunciá-los, mas são por demais numerosos." (Sl 40:5; comparem com Sl 105:1; 106:1-2).

"Cumprirei os votos que te fiz, ó Deus; a ti apresentarei minhas ofertas de gratidão." (Sl 56:12; comparem com Sl 116:17-18).

"Dêem graças ao SENHOR porque ele é bom; o seu amor dura para sempre. Que eles dêem graças ao SENHOR por seu amor leal e por suas maravilhas em favor dos homens, porque ele sacia o sedento e satisfaz plenamente o faminto." (Sl 107:1,8-9; comparem com vv. 21-22; Sl 108:3; 111:1; 116:1; 118:29; 136:1-5, 25-26; 145:10).

"Dou-te graças, porque me respondeste e foste a minha salvação." (Sl 118:21).

Para mais referências no AT, vejam, por exemplo: Ex 23:15; Lv 7:12; 1Cr 16:7; 2Cr 29:31; 1Sm 31:12; Jn 2:9.

Já no NT, temos inúmeros exemplos de gratidão. Vejam, por exemplo: Rm 1:8; 1Co 1:4; 11:24; 14:16-18; 2Co 2:14; 9:12; Ef 5:4,20; Fp 1:3; Cl 1:3, 12; 3:16; 4:2; 1Ts 1:2; 2Ts 1:3; 1Tm 2:1-4; 4:3-5; 2Tm 1:3.

Os exemplos do NT que desejamos ressaltar são, entre outros:

01) O apóstolo Paulo ensinou que a gratidão ou ações de graça é um dos elementos da receita para sermos cheios do Espírito Santo:

"Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome do nosso Senhor Jesus Cristo." (Ef 5:18-20).

Percebemos o princípio da gratidão sendo ensinado juntamente com a sinceridade e a perseverança, por exemplo, pois o apóstolo ensinou louvarmos de coração ao Senhor, agradecendo constantemente por todas as coisas. O ensino foi para agradecermos por todas as coisas e não apenas por algumas, inclusive por aquelas situações que não nos agradem. Esse ensino é de difícil assimilação e prática, pois geralmente agradecemos apenas quando tudo está indo bem na nossa vida. Este princípio será também desenvolvido no item 3.

02) Paulo também ensinou que a gratidão faz parte de mais uma receita, dentro do propósito de Deus para a oração, que é justamente para lidarmos com a ansiedade e para termos a paz de Deus em nosso coração:

"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus." (Fp 4:6-7).

03) A gratidão pode ser expressada não apenas através da música, mas deve estar presente em todas as nossas atitudes, em nome de Jesus, e em todas as circunstâncias, sejam boas ou más:

"Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai." (Cl 3:16-17; comparem com o Cl 4:2).

"Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus." (1Ts 5:18).

04) Paulo também ensinou que a gratidão a Deus faz parte de um propósito divino de salvação que possue alcance social, ou seja, devemos agradecer a Deus por todas as pessoas que nos cercam e, inclusive, por aquelas que possuem alguma influência e autoridade sobre nós, sejam os governantes ou autoridades constituídas, para que tenhamos uma vida tranquila, pacífica, piedosa e digna. E isso é bom e agrada a Deus:


"Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graça por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade. Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade." (1Tm 2:1-4).

05) A gratidão a Deus deve abranger tudo aquilo que Ele criou. Devemos receber com gratidão em nossa vida tudo aquilo que Deus criou, sejam os alimentos, seja o casamento (a família), a natureza, a música, etc.

"Pois tudo o que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado, se for recebido com ação de graças, pois é santificado pela palavra de Deus e pela oração." (1Tm 4:4-5; vejam ainda o v. 3).

Quantos exemplos de gratidão podemos extrair da Escritura Sagrada não é mesmo?

Mas o apóstolo também exortou a estarmos atentos, pois nos últimos tempos as pessoas se tornariam ingratas (2Tm 3:2).

Que não sejamos ingratos para com o nosso Deus e nem para com nenhuma pessoa.

Que Deus nos abençoe com um coração sempre grato, para agradarmos ao Senhor, termos um espírito livre de preocupações, sejamos cheios do Espírito Santo e tenhamos uma vida tranquila, pacífica, piedosa e digna. Amém.

"Bendiga o SENHOR a minha alma! Não esqueça nenhuma de suas bênçãos!" (Sl 103:2).

__________________________________________________
NOTA: todos os versículos usados foram transcritos da NVI.
__________________________________________________
Links com material que complementa o nosso estudo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário