domingo, 3 de outubro de 2010

A TRINDADE NO ANTIGO TESTAMENTO (PARTE 05)

O "ANJO DO SENHOR" ATUANDO NOS ESCRITOS DOS PROFETAS

No segundo livro do profeta Samuel, vemos a ação do SENHOR e do Anjo do SENHOR no julgamento da nação de Israel. Contudo, neste texto não fica evidente a divindade do Anjo do SENHOR como nos demais trechos do Antigo Testamento que observamos anteriormente:

'Então, enviou o SENHOR a peste a Israel, desde a manhã até ao tempo que determinou; e, de Dã até Berseba, morreram setenta mil homens do povo. Estendendo, pois, o Anjo do SENHOR a mão sobre Jerusalém, para a destruir, arrependeu-se o SENHOR do mal e disse ao Anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta, retira a mão. O Anjo estava junto à eira de Araúna, o jebuseu. Vendo Davi ao Anjo que feria o povo, falou ao SENHOR e disse: Eu é que pequei, eu é que procedi perversamente; porém estas ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim e contra a casa de meu pai." (2Sm 24:15-17).

Na última oração do profeta Isaías encontramos um texto maravilhoso e riquíssimo para, entre outras finalidades, embasar a doutrina trinitariana no Antigo Testamento:

"Celebrarei as benignidades do SENHOR e os seus atos gloriosos, segundo tudo o que o SENHOR nos concedeu e segundo a grande bondade para com a casa de Israel, bondade que usou para com eles, segundo as suas misericórdias e segundo a multidão das suas benignidades. Porque ele dizia: Certamente, eles são meu povo, filhos que não mentirão; e se lhes tornou o seu Salvador. Em toda a angústia deles, foi ele angustiado, e o Anjo da sua presença os salvou; pelo seu amor e pela sua compaixão, ele os remiu, os tomou e os conduziu todos os dias da antiguidade. Mas eles foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo, pelo que se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles. Então, o povo se lembrou dos dias antigos, de Moisés, e disse: Onde está aquele que fez subir  do mar o pastor do seu rebanho? Onde está o que pôs neçe o seu Espírito Santo? Aquele cujo braço glorioso ele fez andar à mão direita de Moisés? Que fendeu as águas diante deles, criando para si um nome eterno? Aquele que os guiou pelos abismos, como o cavalo no deserto, de modo que nunca tropeçaram? Como o animal que desce aos vales, o Espírito do SENHOR lhes deu descanso. Assim, guiaste o teu povo, para te criares um nome glorioso. Atenta no céu e olha da tua santa e gloriosa habitação. Onde estão o teu zelo e as tuas obras poderosas? A ternura do teu coração e as tuas misericórdias se detém para comigo? Mas tu és nosso Pai, ainda que Abraão não nos conhece, e Israel não nos reconhece; tu, ó SENHOR, és nosso Pai; nosso Redentor é o teu nome desde a antiguidade." (Isaías 63:7-16).

Primeiramente, vemos Isaías mencionando a benignidade e os atos poderosos do SENHOR para com a nação de Israel, pois Deus os considerava como filhos e era o Seu Salvador, ou seja, Deus Pai Salvador (vv. 6-7). Isaías, em seguida, menciona que face à angústia do povo, Deus se sentiu angustiado com o sofrimento de Israel e o Anjo da Sua presença salvou o povo pelo Seu amor e compaixão, remindo-o e conduzindo-o (vv. 8-9).


Contudo, segundo o texto, o povo se rebelou e entristeceu o Espírito do SENHOR, que se virou contra o povo para os disciplinar e, então, o povo recordou-se do passado e questionou onde estava Deus que havia colocado o Espírito Santo em Moisés e que, por meio do Espírito do SENHOR deu descanso ao povo (vv. 10-14). Isaías, então, clama a Deus para que de Sua santa morada, atente para ele, que se recorde de Suas poderosas obras, a ternura do Seu coração e Sua misericórdia e, mesmo que Israel negligenciasse o seu ofício de profeta, Deus era o Pai de Seu povo, o Seu Redentor desde tempos antigos (vv. 15-16).

Que texto maravilhoso! Em nove versículos, Isaías menciona a Deus, o SENHOR, que era o Pai e Salvador (vv. 7,8,16), menciona o Anjo da Presença de Deus que pelo Seu amor e compaixão remiu e conduziu o povo (v. 9; mesmo que o conceito de salvação do Antigo Testamento seja de certa forma diferente do conceito do Novo Testamento, mas seja um tipo de pré-figuração do mesmo). E, Isaías, ainda menciona o Espírito do SENHOR (v. 14), ou seja, o Espírito Santo (vv. 11-12) que se entristeceu com a rebeldia posterior do povo, mas depois lhe deu descanso.

Temos, portanto, as três pessoas da Santíssima Trindade quase totalmente definidas aqui neste texto. É evidente que, dentro da revelação progressiva do propósito divino, ainda não é possível identificar o Anjo do SENHOR como o Filho de Deus, a segunda pessoa, mas "apenas" como uma das pessoas divinas. É também possível identificar a Deus Pai e a Deus Espírito Santo, a primeira pessoa e a terceira pessoa. Se muitos ainda duvidavam que o Antigo Testamento tratava a Deus como Pai e o Espírito do SENHOR como Espírito Santo, esperamos que as dúvidas tenham caído por terra. Amém.

Caminhando pelo Antigo Testamento, como já afirmamos anteriormente, no livro do profeta Oséias (12:3-5) há a menção do episódio no qual Jacó lutou com Deus (Gn 32:22-30), referindo-se ao "homem" ou "teofania" (manifestação de Deus), como "o anjo", mas não fica claro que era o Anjo do SENHOR, mas, sim, o próprio SENHOR.

No livro do profeta Zacarias, já no início, encontramos uma menção aparentemente clara e distinta entre o SENHOR e o Anjo do SENHOR em Suas atuações na história de Israel:

"No vigésimo quarto dia do mês undécimo, que é o mês de sebate, no segundo ano de Dario, veio a palavra do SENHOR ao profeta Zacarias, filho de Baraquias, filho de Ido. Tive de noite uma visão, e eis um homem montado num cavalo vermelho; estava parado entre as murteiras que havia num vale profundo; atrás dele se achavam cavalos vermelhos, baios e brancos. Então, perguntei: meu senhor, quem são estes? Respondeu-me o anjo que falava comigo: Eu te mostrarei quem são eles. Então, respondeu o homem que estava entre as murteiras e disse: São os que o SENHOR tem enviado para percorrerem a terra. Eles responderam ao anjo do SENHOR, que estava entre as murteiras, e disseram: Nós já percorremos a terra, e eis que toda a terra está, agora, repousada e tranquila. Então, o anjo do SENHOR respondeu: Ó SENHOR dos Exércitos, até quando não terás compaixão de Jerusalém e das cidades de Judá, contra as quais estás indignado faz já setenta anos? Respondeu o SENHOR com palavras boas, palavras consoladoras, ao anjo que falava comigo." (Zc 1:7-13)

Contudo, destacamos que nesta narrativa também é temeroso assegurar que este "anjo" era o "Anjo do SENHOR". Inclusive, a edição de algumas das mais conhecidas versões da Bíblia utilizam a inicial minúscula para a expressão "anjo" neste caso (ARA, ACF, NVI, NTLH, por exemplo), o que não ocorreu  em todas as menções feitas a este personagem com inicial maiúscula que já citamos (mesmo que nos originais do texto hebraico não existisse essa diferença, os editores a empregam em conformidade com o contexto). Sem falar da menção de outro anjo logo adiante junto com este primeiro anjo (Zc: 2:3-5). Para reforçar mais ainda esta ideia, depois do episódio narrado em Zc 3:1-10, que veremos logo a seguir, o anjo anterior volta a falar com o profeta Zacarias (Zc 4:1), deixando evidente que o primeiro anjo muito provavelmente era un anjo comum.

Vejamos Zacarias 3:1-10, portanto, onde fica bem mais evidente que é o Anjo do SENHOR que está sendo citado especificamente neste episódio:

"Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do SENHOR, e Satanás estava à mão direita dele, para e lhe opor. Mas o SENHOR disse a Satanás; sim, o SENHOR, que escolheu Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo? Ora, Josué, trajado de vestes sujas, estava diante do Anjo. Tomou este a palavra e disse aos que estavam diante dele: Tirai-lhe as vestes sujas. A Josué disse: Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de finos trajes. E disse eu: ponham-lhe um turbante limpo sobre a cabeça. Puseram-lhe, pois, sobre a cabeça um turbante limpo e o vestiram com trajes próprios; e o Anjo do SENHOR estava ali, protestou a Josué e disse: Assim diz o SENHOR dos Exército: Se andares nos meus caminhos e observares os meus preceitos, também tu julgarás a minha casa e guardarás os meus átrios, e te darei livre acesso entre estes que aqui se encontram. Ouve, pois, Josué, sumo sacerdote, tu e os teus companheiros que se assentam diante de ti, porque são homens de presságio; eis que eu farei vir o meu servo, o Renovo." (comparem com Jr 23:5; 33:15; Zc 6:12).

Deus revela a Zacarias, em uma visão, o sumo sacerdote Josué que estava diante do Anjo do SENHOR, vestido com roupas sujas (simbologia para a iniquidade), sendo que Satanás estava ao lado de Josué como adversário e acusador (vv. 1,3), mas o SENHOR repreendeu a Satanás em defesa de Josué, pois ele representava aqueles judeus que escaparam do exílio babilônico com vida ("tição tirado do fogo"), com o propósito salvífico de Deus em trazer o Messias ao mundo através da nação judaica (v. 2).

E, então, o Anjo do SENHOR toma a palavra e dá ordens referentes a Josué para que ele se vista de trajes finos (simbologia para a santidade; vv. 4-5) e afirmou a Josué uma palavra do próprio SENHOR que se este sumo sacerdote andasse nos caminhos de Deus, ele teria a autoridade para julgar a Sua casa e zelar pelos Seus átrios (vv. 6-7). E disse mais: Josué e os demais sacerdotes eram como "homens de presságio", ou seja, um sinal profético sobre a vinda do Renovo (v. 8), ou seja, sobre a vinda do Servo de Deus, do Salvador, o Messias, o Senhor Jesus Cristo. (OBS: Para melhor entendimento desta realidade, comparem Is 4:2; Jr 23:5; 33:15 com Zc 6:12-13).

Isso é muito interessante. Em Sua soberania, o próprio SENHOR, na pessoa do Anjo do SENHOR, menciona a profecia sobre a vinda do Messias, o Cristo, que segundo grande parte dos especialistas, era o Anjo do SENHOR. Em outras palavras, o Filho de Deus pré-encarnado estava mencionando uma profecia sobre Ele próprio. O interessante também é verificar que, partindo da realidade que a palavra do Anjo do SENHOR foi dada a Josué, podemos lembrar aqui que tanto o nome "Josué", em hebraico, como o nome "Jesus", em grego, significam "O Senhor salva". "Jesus", portanto, é o equivalente grego para "Josué" no hebraico.

Mais ao final deste livro, mais uma vez fica evidente a atuação do SENHOR e do Anjo do SENHOR:

"Naquele dia, o SENHOR protegerá os habitantes de Jerusalém; e o mais fraco dentre eles, naquele dia, será como Davi, e a casa de Davi será como Deus, como o Anjo do SENHOR diante deles." (Zc 12:8).

Não é uma declaração clara e explícita que o Anjo do SENHOR é Deus? O texto diz: "a casa de Davi será como Deus, como o Anjo do SENHOR".

Já no livro do profeta Malaquias encontramos o seguinte texto:

“Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o Anjo da Aliança, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos. Mas quem poderá suportar o dia da sua vinda? E quem poderá subsistir quando ele aparecer?" (Ml 3:1b-2; comparem com Mt 26:28; Ag 2:7; Is 42:5).

Neste texto impressionantemente trinitário, Aquele que fala da profecia do Messias é o SENHOR dos Exércitos, o Deus Pai (como afirmou Isaías) e distingue-se claramente do Senhor a quem o povo ansiava, buscava, Senhor que foi designado como o "Anjo da Aliança" (v. 1), sugerindo duas pessoas separadas, que podem ambas ser chamadas "Senhor". Mas, antes Ele menciona o Seu mensageiro que preparará o Seu caminho, uma alusão clara a João Batista, que antecedeu a Jesus Cristo no ministério profético em Israel, preparando o caminho do Senhor. Vejam que em Mateus 11:10-13, o próprio Jesus cita esse texto do profeta Malaquias confirmando ser uma menção a João Batista e, em outras palavras, confirmando que o "Senhor" mencionado por Malaquias era realmente o Messias, Cristo Jesus, mas na época da profecia foi citado como o "Anjo da aliança".

Será que ainda existe alguma dúvida que o Anjo do SENHOR é o próprio SENHOR, um com Ele, mas uma pessoa separada, ou melhor, distinta, mais especificamente o Verbo de Deus pré-encarnado, o Filho de Deus, o Senhor Jesus, em uma interpretação à luz do Novo Testamento?

Na próxima postagem, encerraremos o estudo da "Cristologia Vetero-testamentária" com inúmeras declarações de estudiosos e ministérios cristãos sobre o assunto, para respaudar ainda mais nossas asseverações quanto a este tema controverso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário