sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A TRINDADE NO ANTIGO TESTAMENTO (PARTE 06)

Encerrando o estudo da "Cristologia Vetero-Testamentária" dentro das evidências da doutrina trinitariana no Antigo Testamento, vamos ver nesta postagem diversas considerações de escritores e ministérios cristãos a respeito da afirmação de que o Anjo do Senhor relatado no Antigo Testamento é uma manifetação pré-encarnada do Filho de Deus.

Primeiramente observemos o que B. J. Oropeza, com mestrado em Teologia e professor de Teologia, e que já trabalhou no ICP (Instituto Cristão de Pesquisas), afirmou em seu livro "99 Perguntas sobre Anjos, Demônios e Batalha Espiritual" (pp. 30-31).

"Pergunta 12 - Jesus é o Anjo do Senhor do Antigo Testamento? O Anjo do Senhor é o anjo mais preeminente do Antigo Testamento. Diferentemente dos outros anjos, esse mensageiro particular às vezes parece ser Deus (Gn 22:11-18; 32:24-31; Os 12:2-4; Gn 48:15-16; Êx 23:20-21; Jz 2:1-5; 6:11-24; 13:21-22). Depois que Hagar, a serva de Sara, se encontrou com esse anjo, 'ela invocou o nome do Senhor que lhe falava: Tu és Deus que vê; pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para aquele que me vê?' (Gn 16:7-13). Quando Deus se encontrou com Moisés na sarça ardente (Êx 3), o texto refere-se a ele como 'o Anjo do Senhor' (Êx 3:2; compare com Atos 7:30-38). J. M. Wilson faz três sugestões concernentes à identidade deste anjo: (1) o Anjo do Senhor pode ser simplesmente um anjo com uma missão especial; (2) pode ser uma descida momentânea de Deus numa realidade visível (uma teofania); (3) pode ser o Cristo pré-encarnado, o Logos (Verbo) de Deus. A primeira sugestão de Wilson parece difícil de conciliar com a forma direta que as Escrituras às vezes igualam esse anjo a Deus. A segunda sugestão parece mais plausível, já que a teofania é uma manifestação indireta de Deus que esconde a natureza transcedental dele. Ao contrário da encarnação de Cristo, que é uma realidade permanente de Deus, as teofanias são manifestações temporárias. Um estudioso escreveu: 'Deus é compreendido por Israel como uma realidade diferente do mundo e não-limitada por ele (1Rs 8:27; Am 9:24; Sl 139). Nas teofanias, porém, Deus se revela por uma autolimitação a lugares específicos e formas particulares dentro do próprio mundo'. Uma vez que ninguém poderia olhar para Deus em sua verdadeira essência e sobreviver (Êx 33:20-23), o Anjo do Senhor seria uma manifestação indireta de Deus aos homens. O único problema com este ponto de vista é que às vezes o Anjo do Senhor parece ser outra pessoa além do Senhor (2Sm 24:16; Zc 1:1-13; Êx 23:20-21; Nm 20:16). A terceira sugestão de Wilson é que o Anjo do Senhor é uma aparição de Cristo antes de sua encarnação. Esta visão concilia o paradoxo entre algumas dessas passagens que descrevem Deus como o Anjo do Senhor, e outras que fazem uma distinção entre os dois. De qualquer forma, precisamos evitar qualquer dogmatismo, porque sempre é possível que nenhum dos significados mencionados acima capte totalmente o significado da expressão 'Anjo do Senhor'. Às vezes pode referir-se à própria presença de Deus, enquanto em outras ocasiões pode designar apenas um anjo enviado por ele [...]"

Portanto, B. J. Oropeza, considera temeroso dogmatizarmos que a realidade do Anjo do Senhor no Antigo Testamento seja a manifestação do Filho de Deus pré-encarnado, apesar de apreciar a ideia e sustentar que é a melhor hipótese, segundo ele, para a explicação deste "personagem".

Semelhantemente, a "Bíblia de Estudo de Genebra", também não definiu sua opinião sobre o assunto como afirmativa ou negativa. Segundo ela, o tema é "discutível". Vejamos suas considerações encontradas para Gênesis 16:7:

"A identidade deste Anjo do Senhor é discutível. Alguns dizem que, embora o 'Anjo do SENHOR' possa algumas vezes ser distinto de Deus (p. ex., 21.17; 2Sm 24.16; 2Rs19.35), em outras passagens o Anjo do Senhor parece ser uma teofania, uma manifestação visual do próprio Deus (p. ex., 18.1-33; 22.11-18; 32.24-30; Êx 3.2-6). Outros, entretanto, observam que 'anjo' significa 'mensageiro'. Eles sustentam que, assim como os mensageiros seculares são inteiramente equiparados com aqueles que os enviam (Jz 11:13; 2Sm 3:12-13; 1Rs 20.2-4), da mesma forma, o Anjo de Deus é identificado com ele (ver também Gn 21.17; 31.11; Êx 14.9; 23.20; 32.34)." (p. 33).

A "Bíblia de Estudo NVI" (Nova Versão Internacional), semelhantemente, considerou "incerto" assegurar que o Anjo do Senhor é a manifestação da segunda pessoa da Santíssima Trindade, mesmo que o cristianismo tradicionalmente tenha aceitado essa interpretação (p. 32):

"[...] Segundo a interpretação cristã tradicional, esse 'anjo' era uma manifestação pré-encarnada de Cristo como Mensageiro-Servo de Deus. É possível, no entanto, que, como mensageiro do Senhor, representando-o e levando suas credenciais, o anjo pudesse falar em nome de quem o enviara e ser assim identificado com ele [...] Parece, portanto, incerto afirmar que esse 'anjo' seja a segunda pessoa da Trindade [...]"

Já no "Dicionário Vine", que apresenta o significado exegético e expositivo das palavras do Antigo e do Novo Testamento, acerca do vocábulo "ANJO" (p. 41), especificamente no Antigo Testamento e sobre o Anjo do Senhor, afirmou que:

"[...] Terceiro, e mais importante, são as expressões mal´äk Yahweh, 'o anjo do Senhor', e mal´äk ´elohim, 'o anjo de Deus'. A frase sempre é usada no singular. Denota um anjo cuja função principal era proteger e salvar: 'Porque o meu Anjo irá adiante de ti e te levará aos amorreus, e aos heteus, e aos ferezeus, e aos cananeus, e aos heveus, e aos jebuseus; e eu os destruirei' (Êx 23:23). Ele também podia trazer destruição: 'E, levantando Davi os seus olhos, viu o anjo do SENHOR, que estava entre a terra e o céu, com a espada desembainhada na sua mão estendida contra Jerusalém; então, Davi e os anciãos, cobertos de panos de saco, se prostraram sobre os seus rostos' (1 Cr 21.16). A relação entre o Senhor e o 'anjo do Senhor' é tão estreita que é difícil separar os dois (Gn 16.7ss; 21.17ss; 22.11ss; 31.11ss; Êx 3.2ss; Jz 6.11; 13.21s). Esta identificação tem levado alguns intérpretes a concluir que o 'anjo do Senhor' era o Cristo pré-encarnado. Na Septuaginta [a versão em língua grega do Antigo Testamento] a palavra mal´äk é traduzida por angelos e a frase 'o anjo do Senhor' por angelos kuriou." [expressões em negrito e entre colchetes de nossa parte]

Portanto, neste importante dicionário não encontramos uma posição nem a favor e nem contra o fato do Anjo do Senhor poder ser a pré-encarnação de Cristo, mas ele afirma que alguns intérpretes têm chegado à conclusão afirmativa.

Semelhantemente, a "Bíblia de Estudo da Mulher" apresentou suas considerações (especificamente no tocante ao encontro do Anjo do Senhor com Hagar, serva de Sara; Gn 16:7):

"O Anjo do Senhor é associado com o Deus da aliança. O Anjo é tido por muitos como uma teofania, isto é, uma aparição do próprio Deus, como Agar reconheceu (v. 13) [...] O Anjo apareceu em Gênesis para evitar que o plano de Deus para seus escolhidos deixasse de ser realizado (veja Gn 22.11). O Anjo parece distinguir a si mesmo de Javé, mas não nega sua divindade (vs. 11-13). Por essa razão, tem sido identificado como Cristo pré-encarnado." (p. 28).

O site "GOT QUESTIONS" também não definiu uma posição categoricamente a favor ou contra:

"Pergunta: 'Quem é o anjo do Senhor?' Resposta: A identidade precisa do 'anjo so Senhor' não nos é dada especificamente na Bíblia. No entanto, há várias ''dicas' importantes para a sua identidade. Há referências no Velho e Novo Testamento a 'anjos do Senhor', 'um anjo do Senhor' e 'O anjo do Senhor'. Aparenta ser o caso que quando o artigo definido 'o' é usado, está especificando um ser único, separado dos outros anjos. O anjo do Senhor fala como Deus, identifica-se com Deus e exercita as responsabilidades de Deus (Gênesis 16:7-12; 21: 17-18; 22:11-18; Êxodo 3:2; Juízes 2:1-4; 5:23; 6:11-24; 13:3-22; 2 Samuel 24:16; Zacarias 1:12; 3:1; 12:8). Em várias outras aparições, aqueles que viram o anjo do Senhor temeram por suas próprias vidas porque eles tinham 'visto o Senhor'. Portanto, é claro que em pelo menos alguns casos, o anjo do Senhor é uma teofania, uma aparição de Deus em forma física. As aparições do anjo do Senhor cessaram depois da encarnação de Cristo. Anjos são mencionados inúmeras vezes no Novo Testamento, mas 'O anjo do Senhor' nunca é mencionado no Novo Testamento. É possível que as aparições do anjo do Senhor eram manifestações de Jesus antes de Sua encarnação. Jesus Se declarou como sendo existente 'antes de Abraão' (João 8:58), então é lógico que Ele estava ativo e manifesto ao mundo. Qualquer que seja o caso, se o anjo do Senhor era uma aparição do Cristo pré-encarnado (Cristofania), ou uma aparição de Deus Pai (teofania), é muito provável que a frase 'anjo do Senhor' identifica uma aparição física de Deus." (fonte: http://www.gotquestions.org/portugues/anjo-do-Senhor.html) .

Semelhantemente é o que salienta o portal "O Apocalipse":

"[...] É mister fazer menção especial ao "Anjo do SENHOR" (às vezes, "o Anjo de Deus"), um anjo incomparável que aparece no AT e no NT [...] A identidade do anjo do Senhor tem sido debatida, especialmente pelo modo como ele freqüentemente se dirige às pessoas. Note os seguintes fatos: (a) em 2.1, o anjo do Senhor diz: Do Egito Eu vos fiz subir, e Eu vos trouxe à terra que a vossos pais Eu tinha jurado, e Eu disse: Eu nunca invalidarei o meu concerto convosco (o grifo dos pronomes foi acrescentado). Comparada esta passagem com outras que descrevem o mesmo evento, verifica-se que eram atos do Senhor, o Deus do concerto dos israelitas [...] Quando o anjo do Senhor apareceu a Josué, este prostrou-se e o adorou (Js 5.14). Essa atitude tem levado muitos a crer que esse anjo era uma manifestação do próprio Senhor Deus; do contrário, o anjo teria proibido Josué de adorá-lo (Ap 19.10; 22.8-9) [...] Ainda mais explicitamente, o anjo do Senhor que apareceu a Moisés na sarça ardente disse, em linguagem bem clara: 'Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó' (Êx 3.6) [...] Porque o anjo do Senhor está tão estreitamente identificado com o próprio Senhor, e porque ele apareceu em forma humana, alguns consideram que ele era uma aparição do Cristo eterno, a segunda pessoa da Trindade, antes de nascer da virgem Maria [...]" (fonte: http://www.oapocalipse.com/home/estudos/estudos_anjos.html).

Vejamos a opinião de outros sites de ministérios cristãos protestantes.

No site do "VIVOS":

"[...] Também se menciona um anjo, que em certas circunstâncias parece ser distinto de Jeová e que, no entanto se identifica com ele, Gn 16.10,13,14,33; 22.11,12,15,16; 31.11,13; Ex 3.2,4; Js 5.13-15; 6.2; Zc 1.10-13: 3.1,2. Assim, em Gn 32.30, se menciona um anjo em que se revelava a face de Jeová que tinha o nome de Jeová, e cuja presença equivalia a presença de Jeová, Gn 22.11; Ex 32:14: 33.14; Is 63.9. O anjo do Senhor aparece como uma manifestação de Jeová, um com ele e, todavia diferente dele [...]" (fonte: http://www.vivos.com.br/243.htm).

As considerações do site "Answering Islam" (Respondendo o Islã):

"O Anjo do Senhor - Um estudo de Teofanias nas Escrituras (de Callum Beck) [...] O Anjo do Senhor (lit. JEOVÁ) que aparece em diversas passagens do Novo Testamento é comparado com, e no entanto diferenciado, de JEOVÁ. A passagem que melhor descreve esta relação encontra-se em Isaías 63:8-9, onde Deus é chamado de Salvador de Israel, mas é o Anjo da Sua presença que salva Israel. Este Anjo de Deus é geralmente visto pelos primeiros pais da Igreja como o Logos ou a Palavra de Deus (João 1:1), aquele que declarou Deus e cuja glória nós vimos (João 1:14,18; cf João 12:45; 14:9; II Coríntios 4:4-6; Colossenses 1:15; 2:9; Hebreus1:3). Veja-se E. W. Hengstenberg, Cristologia do Velho Testamento, pp. 80-91, 1279-1312 para uma discussão profunda do assunto [...] Mais uma vez parece que em muitos desses casos, se não mesmo em todos, Deus apareceu na forma do Seu Anjo. Isto é certo no caso da teofania a Jacob em Betel, pois em Génesis 31:11-13 o Anjo do Senhor diz que Ele é o Deus de Betel a quem Jacob tinha feito um voto em Génesis 28:18-22. Também parece que a presença (literalmente “face”) de JEOVÁ em Êxodos 33:14-15 é outro titulo para o Anjo de Êxodo 23:20-23, pois ambos desenvolvem o mesmo trabalho de liderar Israel para a terra prometida (cf Deuteronómio 4:37). Mais evidências deste facto vêm da expressão “Anjo da Sua Presença” (lit. “face”). Parece ter sido formado por conjugação de dois nomes e sugere que o profeta inspirado equacionou a “face de JEOVÁ” com “o Anjo em quem está o nome do Senhor" (Êxodo 23:21) [...] A única conclusão lógica que pode ser retirada de tudo isto é que Jesus, na sua forma pré-encarnada como a Palavra = Logos, também desenvolveu o trabalho de revelar Deus ao Homem no tempo do Velho Testamento. O Logos manifestou-se a si próprio na forma do Anjo, algumas vezes como figura humana, algumas vezes na natureza (Êxodo 13:21; 20:18-22), e algumas vezes de forma não identificada (e.g., Génesis 17:1,22; 35:9). [...] Não há menção do Anjo do Senhor nos Evangelhos ou nas Epístolas e apenas uma referencia histórica em Actos (7:38). É necessário perguntar porque razão uma figura tão destacada no Velho Testamento desaparece subitamente no Novo. A resposta é clara, não desapareceu. Apenas assumiu uma diferente forma. Na Nova Aliança o Anjo do Senhor incarnou como Jesus, o Messias. Todos os atributos e trabalho antes descritos como sendo do Anjo são agora encontrados em Cristo. Através de ambos Deus desenvolve as suas tarefas de redenção, julgamento e revelação [...]" (fonte: http://www.answering-islam.org/portugues/quem-e-jesus/teofania.html) - [expressões em negrito de nosssa parte]

No site do CACP (Centro Apologético Cristão de Pesquisas):

"Como podemos entender a expressão 'O Anjo do Senhor no AT'? Nem sempre quando encontramos a expressão o anjo do Senhor, está claro que se refere à Pessoa do Senhor Jesus, pois há ocasiões que um mero anjo é identificado com Deus. Nesses contextos, o propósito é mostrar que o anjo está agindo e falando como representante de Deus. Mas, algumas vezes, o anjo indica a presença imediata de Deus (Êx 23.20-23; 32.34; 33.14,15; Is 63.9). Nesses textos Deus está prometendo andar e orientar o povo de Israel. O anjo mencionado em Êx 32.24 é chamado em Êx 33.14-15 de a minha presença, essa expressão poderia ser traduzida literalmente por a minha face. Em Is 63.9, o anjo da sua presença, no hebraico, significa não somente o anjo que se conserva na presença de Deus, mas também naquele em quem Deus é visto. Theophania, é uma palavra composta pelos vocábulos gregos Theós (Deus), e phainein, (aparecer), significando uma manifestação visível de Deus. Tais teofanias são atribuídas a Segunda Pessoa da Trindade, Jesus Cristo. Elas não têm o objetivo de demonstrar a forma do Senhor, mas visa apenas dar uma mensagem, ao passo que a forma visível atrai meramente e fixa a atenção. O livro de Apocalipse dá uma notável visão de Jesus Cristo ressurrecto e glorificado (1.12-20). Fonte: Revista DF." (fonte: http://www.cacp.org.br/estudos/artigo.aspx?lng=PT-BR&article=1287&menu=7&submenu=5). [frase em negrito de nossa parte].

Vejam ainda no site "MONERGISMO" um estudo bastante elucidativo sobre este assunto e afirmativo quanto a esta "incerteza" de muitos intérpretes: http://www.monergismo.com/textos/cristologia/anjo-senhor_jefte.pdf.

Portanto, esses últimos depoimentos que apresentamos corroboram claramente para a afirmação de que o Anjo do Senhor é a manifestação pré-encarnada do Filho de Deus, que é justamente a tese que defendemos também como uma das bases das evidências da manifestação trinitariana no Antigo Testamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário