sábado, 16 de outubro de 2010

A TRINDADE NO NOVO TESTAMENTO (PARTE 02)

EVIDÊNCIAS NAS EPÍSTOLAS PAULINAS

Epístola aos romanos:

10) Para todos aqueles que receberam a Cristo, o Filho de Deus Pai, em suas vidas não há mais condenação, pois o Espírito Santo, por meio do próprio Cristo, os livrou do pecado e da morte, pois Deus Pai enviou Seu Filho para cumprir cabalmente a Lei e condenar o pecado, para andarmos "mortos para o pecado" e conforme o Espírito Santo e não conforme as tendências carnais, pois a inclinação a realizar as vontades carnais é inimiga de Deus Pai e não podem agradá-lo. Estes que receberam a Cristo estão no Espírito, ou melhor, no Espírito de Deus, ou ainda, no Espírito Santo ou até mesmo chamado de o Espírito de Cristo, que habita neles, os transformando em Sua propriedade particular. Este mesmo Espírito, o Espírito do Pai, que ressuscitou a Cristo, por habitar nestas pessoas, as ressuscitará também:

"Agora, pois, já nenhuma condenação há para com os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado; a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque o que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça. Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita." (Rm 8:1-11).

11) Os filhos de Deus Pai são guiados pelo Espírito Santo e são co-herdeiros de Seu Reino com Cristo, o Filho:

"Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus [...] Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados." (Rm 8:14,17; vejam os vv. 12-17 para melhor aplicação).

12) O Espírito Santo auxilia os cristãos em suas limitações no momento de orar, intercedendo por eles de uma maneira extremamente intensa e Sua mente, Suas vontades são conhecidas pelo Pai, pois o Espírito realiza essa intercessão de acordo com a vontade do Pai, vontade que permite com que todas as circunstâncias cooperem para o bem daqueles que O amam, daqueles que Ele chamou com um propósito benéfico, bem que inclui a eleição para que eles sejam santificados, ou seja, busquem se assemelhar cada vez mais com o Filho:

"Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos. Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos." (Rm 8:26-29).

13) O reino de Deus Pai é constituido de justiça, paz e alegria no Espírito Santo, elementos que devem compor o comportamento dos servos de Cristo, o Filho, para agradarem ao Pai e serem aprovados pelos homens:

"Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Aquele que deste modo serve a Cristo é agradável a Deus e aprovado pelos homens." (Rm 14:17-18).

14) Paulo ensinou que Jesus, o Filho, nos recebeu para glória do Pai e que devemos seguir Seu exemplo na Igreja. Ensinou também que Cristo é ministro da aliança do Pai em defesa da verdade do Pai, para confirmar as antigas profecias e para que os gentios glorifiquem ao Pai em Sua misericórdia. Em seguida, Paulo, expressa o desejo que o Pai encha os cristãos romanos de alegria, para serem ricos de esperança no poder do Espírito Santo:

"Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus. Digo, pois, que Cristo foi constituído ministro da circuncisão, em prol da verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos nossos pais; e para que os gentios glorifiquem a Deus por causa da sua misericórdia [....] E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso ser, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo." (Rm 15:7-9a, 13).

15) Paulo era ministro de Jesus, o Filho do Pai Celeste, entre os gentios, anunciando o evangelho do Pai, para que as ofertas recebidas fossem aceitáveis, já que foram santificadas pelo Espírito Santo. Paulo se gloriava em Jesus em tudo referente a Deus Pai e apenas falava ousadamente sobre obras que Cristo fazia por seu intermédio, conduzindo os gentios à obediência, inclusive através de sinais pelo poder do Espírito Santo, o que fez espalhar o evangelho do próprio Cristo, o Filho:

"Para que eu seja ministro de Cristo Jesus entre os gentios, no sagrado encargo de anunciar o evangelho de Deus, de modo que a oferta deles seja aceitável, uma vez santificada pelo Espírito Santo. Tenho, pois motivo de gloriar-me em Cristo Jesus nas coisas concernentes a Deus. Porque não ousarei discorrer sobre coisa alguma, senão sobre aquelas que Cristo fez por meu intermédio, para conduzir os gentios à obediência, por palavra e por obras, por força de sinais e prodígios, pelo poder do Espírito Santo, de maneira que, desde Jerusalém e circunvizinhança até ao Ilírico, tenho divulgado o evangelho de Cristo." (Rm 15:16-19).

16) Paulo rogou aos romanos pelo nome de Jesus e pelo amor do Espírito Santo que juntos lutassem em oração a Deus Pai em favor da vida do apóstolo:

"Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor." (Rm 15:30).

Epístolas aos coríntios:

17) Nós devemos pensar como Cristo, pois Ele é a imagem exata de Deus Pai, para compreendermos melhor a riqueza insondável de Deus, pois só o Espírito Santo conhece profundamente a mente do Pai:

"Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo." (1Co 2:10-16).

18) Os incrédulos pecadores não herdarão o reino de Deus Pai, mas podem ser lavados, santificados e justificados em nome de Jesus, o Filho e no Espírito Santo de Deus, como os cristãos o foram:

"Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós, mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus." (1Co 6:11).

19) Deus Pai ressuscitou a Jesus, Seu Filho, do qual os corpos dos cristãos pertencem, do qual são membros e são santuários do Espírito Santo que receberam do Pai:

"Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará a nós pelo seu poder. Não sabeis que os vossos corpos são membros de Cristo? E eu, porventura, tomaria os membros de Cristo e os faria membros de meretriz? Absolutamente não [...] Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?" (1Co 6:14-15,19).

20) Na vida da Igreja e atuação de Deus sobre ela, da seguinte forma: os dons espirituais são vários, mas apenas um Espírito é quem os doa. Os serviços realizados na Igreja são vários, mas o Senhor é um. As tarefas realizadas na Igreja são diversas, mas é o mesmo Deus e Pai que as opera em todos os cristãos:

“Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos” (1Co 12:4-6).

21) Deus unge e confirma o chamado dos cristãos e o Espírito Santo os sela:

"Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus, que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração." (2Co 1:21-22).

22) Na conhecida e querida bênção apostólica, invocando que a graça do Filho e o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estivessem com os corintios. Certamente um dos textos bíblicos mais utilizados como evidência trinitariana:

“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.” (2Co 13:13).

Epístola aos gálatas:

23) Na tríplice obra de Deus: o Pai enviou o Filho para nos resgatar, e em seguida, após a ascensão de Cristo, nos enviou o Seu Espírito:

“Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.” (Gl 4:4-6).

Epístola aos efésios:

24) Este item está diretamente relacionado ao item 14: Deus unge e confirma o chamado dos cristãos e o Espírito Santo os sela:

"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo [...] no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência [...] em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa, o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória." (Ef 1:3,7,8,13,14).

25) Através de Jesus, a pedra angular, temos acesso a Deus Pai, sendo Sua família, no Espírito Santo:

"Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo [...] porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito. Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito." (Ef 2:13,18-22).

26) Na intercessão do apóstolo Paulo pelos efésios, de joelhos perante Deus Pai, suplicando que Ele concedesse a eles poder, mediante o Espírito Santo, com o propósito de que Cristo, o Filho, habitasse nos corações deles:

"Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda a família, tanto no céu como na terra, para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor." (Ef 3:14-17).

27) Este item está relacionado diretamente ao item 13: A vida da Igreja e a distribuição dos dons: os dons espirituais são vários, mas apenas o Espírito Santo é quem os doa. Os serviços realizados na Igreja são vários, mas o Senhor da Igreja é um, Jesus, o Filho de Deus. As tarefas realizadas na Igreja são diversas, mas é o mesmo Deus e Pai que as opera em todos os cristãos:

“Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.” (Ef 4:4-6).

Segunda epístola aos tessalonicenses:

28) Na eleição de Deus Pai para com os cristãos, desde o princípio dos tempos, para serem salvos e justificados pela fé em Jesus Cristo e santificados pelo Espírito Santo:

"Entretanto, devemos sempre dar graças a Deus, por vós, irmãos amados pelo Senhor, por isso que Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade, para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.” (2Ts 2:13-14; comparem com os vv. 16-17).

Epístola a Tito:

29) Na obra salvífica efetuada pelas três pessoas da Trindade: a benignidade e o amor de Deus Pai pelos homens se manifestou para salvá-los, sendo que Ele os salvou mediante a regeneração e renovação do Espírito Santo, derramado sobre os cristãos por meio de Cristo, o Filho:

“Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com os homens, não por obras de justiça praticada por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.” (Tt 3:4-6);

Entre as epístolas paulinas, portanto, não existe menção das três pessoas da Trindade na epístola aos filipenses, na epístola aos colossenses, na primeira epístola aos tessalonicenses, nas duas epístolas a Timóteo e na epístola a Filemon. Portanto nas 13 epístolas paulinas, 7 delas mencionam claramente as pessoas da Trindade e 6 não mencionam.

Contudo, evidentemente existem claras menções de uma ou de outra pessoa da Trindade e inclusive da Divindade do Salvador em algumas destas últimas 6 epístolas mencionadas, mas não da operação das três pessoas. Veremos posteriormente os textos que demonstram o que acabamos de afirmar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário