sábado, 9 de outubro de 2010

A TRINDADE NO ANTIGO TESTAMENTO (PARTE 07)

AS MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO

"Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo." (2Pe 1:21; NVI).

Assim como em Sua obra, Deus realizou Seus propósitos através do Seu Anjo, da mesma forma, Ele, pelo Seu Espírito, operou e opera a Sua vontade. Veremos os exemplos claros de que esta palavra do apóstolo Pedro acima é a pura verdade. Inúmeros textos que veremos apontam a realidade da inspiração do Espírito Santo na vida dos profetas, na inspiração dos escritos bíblicos.

Vejamos, portanto, dezenas de referências à Pessoa e à obra do Espirito de Deus no Antigo Testamento:

NO PENTATEUCO

Em GÊNESIS, o Espírito de Deus estava presente na criação:

"A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas." (Gn 1:2).

Mas, tempo depois, diante da pecaminosidade tão imensa da humanidade, Deus disse:

"Então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos." (Gn 6:3).

Já mais próximo do final deste livro, encontramos um testemunho impressionante do Faraó em relação a José:

"Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus? Depois, disse Faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e ábio como tu." (Gn 41:38-39).

Faraó, mesmo sendo de uma nação pagã, aparentemente ou certamente, foi usado por Deus aqui para expressar uma verdade tão latente sobre a obra do Espírito na vida de José, ou de certa forma ele, Faraó, conhecia a crença do povo hebreu acerca do Espírito de Deus para poder falar desta forma. De qualquer maneira, pode ser que estejamos aqui lidando com um destes casos ou até mesmos que ambas as alternativas sejam possíveis.

Em ÊXODO, o Espírito Santo revestiu a Bezalel, da tribo de Judá, com incríveis habilidades artísticas, artesanais e de engenharia e inteligência para a construção do tabernáculo e confecção de utensílios internos e até mesmo para transmitir seu conhecimento para outra pessoa, Aoliabe, da tribo de Dã:

"Disse mais o SENHOR a Moisés: Eis que chamei pelo nome a Bezalel, filho de Uti, filho de Hur, da tribo de Judá, e o enchi do Espírito de Deus, de habilidade, de inteligência e de conhecimento, em todo artifício [...]" (Ex 31:1-4). "Disse Moisés aos filhos de Israel: Eis que o SENHOR chamou pelo nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e o Espírito de Deus o encheu de habilidade, inteligência e conhecimento em todo artifício [...]" (Ex 35:30-31; vejam Ex 31:1-11; 35:30-35 para observarem todo o contexto).

Em NÚMEROS, o Espírito Santo foi "repartido" de Moisés e "distribuído" entre setenta anciãos escolhidos em Israel para o auxiliarem na administração da nação:

"Então, descerei e ali falarei contigo; tirarei do Espírito que está sobre ti e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que não a leves tu somente." (Nm 11:17). "Então, o SENHOR desceu na nuvem e lhe falou; e, tirando do Espírito que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; quando o Espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas, depois, nunca mais. Porém, no arraial, ficaram dois homens; um se chamava Eldade, e o outro, Medade. Repousou sobre eles o Espírito, porquanto estavam entre os inscritos, ainda que não saíram à tenda; e profetizaram no arraial." (Nm 17:25).

E se algum crítico antitrinitarista estiver imaginando que este "Espírito" mencionado neste episódio não é o "Espírito de Deus" primeiramente pelo fato do próprio texto não usar esta última expressão (mas ficar "subentendida") e, segundo lugar, pelo fato do idioma hebraico não possuir a diferenciação de iniciais maíúsculas e minúsculas e isso poder significar que seja uma menção ao espírito humano e não o de Deus, por exemplo, podemos observar seguindo esta narrativa que um moço apressou-se e avisou Moisés de que o Espírito havia sido derramado sobre os anciãos (v. 27), fato este que gerou ciúmes em Josué, um dos escolhidos de Moisés e seu servidor, que pediu para que Moisés proibisse aquilo (v. 28)...

"Porém Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Tomara todo o povo do SENHOR fosse profeta, que o SENHOR lhes desse o seu Espírito." (v. 29).

Portanto, neste caso também, como em todos os outros, quando a Bíblia menciona "o Espírito", "o Espírito do SENHOR", "o Espírito de Deus" ou "o Espírito do SENHOR Deus", é mais do que evidente que ela está mensionando uma só pessoa, ou seja, o Espírito Santo.

Extremamente interessante é verificar que, mais adiante neste livro, como estudamos anteriormente em outra postagem, quem atuou em um momento específico da vida de Balaão não foi nem o SENHOR Deus e nem o Anjo do SENHOR, mas foi o Espírito de Deus, trazendo as palavras de Deus, Altíssimo e Todo-poderoso ao povo (cf. Nm 24:4,16).
 
"Levantando Balaão os olhos e vendo Israel acampado segundo as suas tribos, veio sobre ele o Espírito de Deus." (Nm 24:2).

O Espírito Santo também revestiu Josué de poder para liderar o povo de Israel, substituindo Moisés (cf. Nm 27:19-20):

"Disse o SENHOR a Moisés: Toma Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõem-lhe as mãos." (Nm 27:18).

NOS LIVROS HISTÓRICOS

No livro dos JUÍZES, o Espírito do SENHOR revestiu de grande coragem e força a Otniel, Gideão, Jefté e Sansão, que lideraram e libertaram Israel dos inimigos estrangeiros:

"Clamaram ao SENHOR os filhos de Israel, e o SENHOR lhes suscedeu libertador, que os libertou: Otniel, filho de Quenaz, que era irmão de Calebe e mais novo do que ele. Veio sobre ele o Espírito do SENHOR, e ele julgou a Israel; saiu à peleja, e o SENHOR lhe entregou nas mãos a Cusã-Risataim, rei da Mesopotâmia, contra o qual ele prevaleceu." (Jz 3:9-10). "Então, o Espírito do SENHOR revestiu a Gideão, o qual tocou a rebate, e os abiezritas se ajuntaram após ele." (Jz 6:34). "Então, o Espírito do SENHOR veio sobre Jefté; e, atravessando este por Gileade e Manassés, passou até Mispa de Gileade e de Mispa de Gileade passou contra os filhos de Amom." (Jz 11:29). "Depois, deu a mulher à luz um filho e lhe chamou Sansão; o menino cresceu, e o SENHOR o abençoou. E o Espírito do SENHOR passou a incitá-lo em Maané-Dã, entre Zorá e Estaol." (Jz 13:24-25). "Então, o Espírito do SENHOR de tal maneira se apossou dele, que ele o rasgou como quem rasga um cabrito, sem nada ter na mão; todavia, nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que fizera." (Jz 14:6). "Chegando ele a Leí, os filisteus lhe saíram ao encontro, jubilando; porém o Espírito do SENHOR de tal maneira se apossou dele, que as cordas que tinha nos braços se tornaram como fios de linho queimados, e as suas amarraduras se desfizeram das suas mãos." (Jz 15:14).

No primeiro e no segundo livro de SAMUEL, vemos inicialmente que o Espírito Santo estava atuante em algumas das palavras do profeta Samuel para Saul, ungindo este como rei de Israel e posteriormente ungindo a Davi como o sucessor deste:

"O Espírito do SENHOR se apossará de ti, e profetizarás com eles e tu serás mudado em outro homem. Quando estes sinais se sucederem, faze o que a ocasião te pedir, porque Deus é contigo [...] Chegando eles a Gibeá, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; o Espírito de Deus se apossou de Saul, e ele profetizou no meio deles." (1Sm 10:6-7,10). "E o Espirito de Deus se apossou de Saul, quando ouviu estas palavras, e acendeu-se sobremodo a sua ira." (1Sm 11:6). "Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá. Tendo-se retirado de Saul o Espírito do SENHOR, da parte deste um espírito maligno o atormentava." (1Sm 16:14).

Interessante aqui também é uma possível alusão de Samuel à divindade do Espírito, pois disse a Saul que quando o Espírito viesse sobre ele, Saul, seria um sinal de que Deus estava com ele. Notem também que o "Espírito do SENHOR" mais uma vez também é chamado de "Espírito de Deus" (1Sm 11:6).

Nas últimas palavras de Davi encontramos mais uma menção ao poder do Espírito Santo de falar por seu intermédio ao povo (2Sm 23:1):

"O Espírito do SENHOR fala por meu intermédio, e a sua palavra está na minha língua." (2Sm 23:2).

E o apóstolo Pedro testificou que o Espírito Santo falava por intermédio de Davi e o inspirara a escrever profecias (vejam At 1:16-20; comparem com Sl 69:25; 109:8). E o escritor da epístola aos hebreus também fez asseveração semelhante sobre os escritos dos salmos (vejam Hb 3:7-11; comparem com Sl 95:7-11). Como já afirmamos antes, o Novo Testamento complementa e interpreta o Antigo.

No segundo livro dos REIS,  vemos que o Espírito do SENHOR estava presente também na época dos profetas Elias e Eliseu. Depois que Elias foi levado ao céu em um redemoinho e Eliseu, que estava junto com Elias, tomou o manto que este deixara cair e tocou com ele as águas do rio Jordão que, pelo poder de Deus, se dividiram para Eliseu passar, os discípulos dos profetas viram o ocorrido e reconheceram que o mesmo poder que estava com Elias agora estava com Eliseu, então se aproximaram deste e disseram...

"[...] Eis que entre os teus servos há cinquenta homens valentes; ora, deixa-os ir em procura do teu senhor; pode ser que o Espírito do SENHOR o tenha levado e lançado nalgum dos montes ou nalgum dos vales. Porém ele respondeu: Não os envieis." (2Rs 2:16; vejam, por exemplo, 2Rs 2:9-18 para reconhecer todo o contexto).

No segundo livro de CRÔNICAS, o Espírito do SENHOR veio sobre Jaaziel e Zacarias para levarem a mensagem de Deus ao povo:

"Então, veio o Espírito do SENHOR no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe." (2Cr 20:14). "O Espírito de Deus se apoderou de Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé diante do povo e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do SENHOR, de modo que não prosperais? Porque deixastes o SENHOR, também ele vos deixará." (2Cr 24:20).

No livro de NEEMIAS,  temos mais um registro da providência divina na Pessoa do Espírito Santo de ensinar ao povo de Israel no deserto e como Deus os proveu de alimento, bem como menção da rebeldia deste povo, o que fez com que o Espírito Santo falasse pelos profetas sobre o juízo de Deus sobre aquela nação obstinada e rebelde:

"E lhes concedeste o teu bom Espírito, para os ensinar; não lhes negaste para a boca o teu maná; e água lhes deste na sua sede [...] No entanto, os aturaste, por muitos anos e testemunhaste contra eles pelo teu Espírito, por intermédio dos teus profetas, porém eles não deram ouvidos, pelo que os entregaste nas mãos dos povos de outras terras." (Ne 9:20,30).

NOS LIVROS POÉTICOS

No livro de ,  Eliú declarou a Jó em um de seus discursos:

“O Espírito de Deus me fez; e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida”. (Jó 33:4).

Em Gênesis é demonstrado que o Espírito de Deus estava no momento da criação, mas aqui, o texto vai mais além, ele afirma que o Espírito de Deus não apenas estava, mas participou da criação da humanidade. Mesmo que alguns dos amigos de Jó não tenham expressado muitos ensinos verdadeiros sobre Deus (Jó 42:7), podemos assegurar, interpretando este texto à luz de toda a Escritura, que neste caso específico é um ensino real que partiu de um destes personagens.

No livro dos SALMOS, vemos que o salmista Davi estava ciente que ter o Espírito Santo era a mesma coisa que possuir a presença do próprio Deus e que o Seu Espírito poderia conduzi-lo conforme a vontade de Deus e que esse mesmo Espírito era onipresente, que era impossível se ocultar Dele. E disse mais: Que se fosse possível se esconder o Espírito Santo seria como se esconder da face de Deus. Não temos claramente aqui menções diretas à divindade do Espírito Santo?

"Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito." (Sl 51:12). "Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano." (Sl 143:10). "Para onde meu ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?" (Sl 139:7).

Partindo do pressuposto que o Espírito Santo não apenas estava na criação, mas participou ativamente da criação da humanidade, outro salmista menciona que Deus atua na criação enviando o Seu Espírito Santo com um poder renovador:

"Envias o teu Espírito, eles são criados, e, assim, renovas a face da terra." (Sl 104:30).

E mais um salmo confirma a rebeldia do povo de Israel ao Espírito de Deus:

"Pois foram rebeldes ao Espírito de Deus, e Moisés falou irrefletidamente." (Sl 106:33).

NOS LIVROS PROFÉTICOS

No livro do profeta ISAÍAS, vemos que a manifestação terrena do Senhor Jesus foi acompanhada por uma capacitação do Espírito Santo, que o Redentor foi enviado a Israel pelo SENHOR Deus juntamente com o Seu Espírito. Vemos também que como Espírito de sabedoria, e entendimento, de conselho, e de força, de conhecimento e de temor do Senhor, esse Espírito Santo estava sobre o Messias:

"Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes um renovo. Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria, e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.” (Is 11:1-2). "Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem a minha alma se compraz; pus sobre ele o meu Espírito, e ele promulgará o direito para os gentios." (Is 42:1). "Chegai-vos a mim e ouvi isto: não falei em segredo desde o princípio; desde o tempo em que isso vem acontecendo, tenho estado lá. Agora, o SENHOR Deus me enviou a mim e o seu Espírito." (Is 48:16). "O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemdos." (Is 61:1).

O próprio Senhor Jesus testificou que especificamente essa última referência (Is 61:1) era à Sua Pessoa e Sua obra (vejam Lc 4:18-19). E de fato o Espírito Santo esteve presente na vida terrena de Jesus desde o Seu nascimento e até após Sua ressurreição (Lc 1:35; 3:22; 4:1,14; 10:21; 11:13; At 1:1-2).

Isaías também profetizou sobre o derramamento futuro do Espírito Santo sobre o povo de Deus:

"Até que se derrame sobre nós o Espírito lá do alto; então, o deserto se tornará em pomar, e o pomar será tido por bosque." (Is 32:15). "Porque derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes." (Is 44:3).

Isaías incluive fez uma forte menção ao senhorio soberano do Espírito Santo como sendo o próprio Deus, que possui vontade própria, que possui toda a sabedoria e conhecimento:

"Quem guiou o Espírito do SENHOR? Ou, como seu conselheiro, o ensinou? Com quem tomou ele conselho, para que lhe desse compreensão? Quem o instruiu na vereda do juízo, e lhe ensinou sabedoria, e lhe mostrou o caminho de entendimento?" (Is 40:13-14).

Notem que interessante é a aplicação ou paráfrase (menção livre e adaptada de um outro texto, sem perder o sentido original) que o apóstolo Paulo realizou deste mesmo texto, mas aplicando-os ao Senhor Deus, deixando evidente a divindade do Espírito Santo (vejam Rm 11:30-36; comparem com Jó 41:11; 1Co 2:16). E esta divindade ficou evidente no restante desta referência bíblica de Isaías, pois o texto não parou por aqui, ele ainda afirmou a extrema pequenês dos povos da Terra perante o Espírito do SENHOR (Is 40:15-17) e questionou em seguida:

"Com quem comparareis a Deus? Ou que coisa semelhante confrontareis com ele?" (v. 18).

Ora, vamos ponderar um pouco: Isaías estava falando sobre a grandeza da sabedoria do Espírito do SENHOR e a pequenês da humanidade diante dela e depois exclama como Deus é incomparável? Reflitamos: a Bíblia não possui contradições. Não há para onde os críticos antitrinitaristas fugirem. Fica mais do que evidente que Isaías reconhecia a divindade do Espírito Santo e O equiparou em grandeza e majestade ao próprio Deus. Alguém ainda duvida da divindade do Espírito Santo?

Isaías também profetizou que o nome e a glória de Deus seriam temidos pelas nações, pois viriam impelidos pelo Espírito do SENHOR na pessoa do Redentor, o Senhor Jesus (à luz do Novo Testamento) e que as palavras de Deus jamais se apartaria do Seu povo e nem o Seu Espírito que estava sobre o povo (esse texto é uma irrefutável menção à Trindade no Antigo Testamento, mas iremos tratar dele com maiores detalhes na próxima postagem):

"Temerão, pois, o nome do SENHOR desde o poente e a sua glória, desde o nascente do sol; pois virá como torrente impetuosa, impelida pelo Espírito do SENHOR. Virá o Redentor a Sião e aos de Jacó que se converterem, diz o SENHOR. Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles, diz o SENHOR: o meu Espírito, que está sobre ti, e as minhas palavras, que pus na tua boca, não se apartarão dela, nem da de teus filhos, nem da dos filhos de teus filhos, não se apartarão desde agora e para sempre, diz o SENHOR." (Is 59:19-21).

No livro do profeta EZEQUIEL, o Espírito Santo levou aquele profeta a experimentar inúmeras visões de Deus, revelando a vontade do SENHOR para Israel. O Espírito levou o profeta Ezequiel a ter a tão conhecida visão do vale de ossos secos, que simbolizava o povo de Israel em sua rebelião contra Deus e consequente morte espiritual, mas que poderia ser vivificado novamente através do Espírito de Deus:

"Então, entrou em mim o Espírito, quando falava comigo, e me pôs em pé; e ouvi o que me falava." (Ez 2:2). "Estendeu ela dali uma semelhança de mão e me tomou pelos cachos da cabeça; o Espírito me levantou entre a terra e o céu e me levou a Jerusalém em visões de Deus, até à entrada da porta do pátio de dentro, que olha para o norte, onde estava colocada a imgem dos ciúmes, que provoca o ciúme de Deus. Eis que a glória do Deus de Israel estava ali, como a glória que eu vira no vale." (Ez 8:3-4). "Então, o Espírito me levantou e me levou à porta oriental da Casa do SENHOR, a qual olha para o oriente [...] Caiu, pois, sobre mim o Espírito do SENHOR e disse-me: Fala: Assim diz o SENHOR: Assim tendes dito, ó casa de Israel; porque, quanto às coisas que vos surgem à mente, eu as conheço[...] Depois, o Espírito de Deus me levantou e me levou na sua visão à Caldéia, para os do cativeiro; e de mim se foi a visão que eu tivera. Então, falei aos do cativeiro todas as coisas que o SENHOR me havia mostrado." (Ez 11:1,5,24). "Veio sobre mim a mão do SENHOR; ele me levou pelo Espírito do SENHOR e me deixou no meio de um vale que estava cheio de ossos [...] Então, me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel [...] Porei em vós o meu Espírito, e vivereis [...]" (Ez 37:1,11a,14a).

Notamos que o Espírito Santo inclusive falou e deu ordens ao profeta. Ora, foi o SENHOR (v. 24) ou o Espírito do SENHOR que mostrou a Ezequiel aquelas visões? Ambos na verdade. Como já afirmamos antes em referência ao SENHOR e ao Anjo do SENHOR, essa é a co-participação das existências pessoais de Deus na economia trinitariana (divisão de funções).

Segundo outras profecias de Ezequiel, Deus dará a Seu povo um novo coração e um novo espírito, derramando o Seu Espírito, e, assim, o Seu povo andará em Seus estatutos e obedecerá os Seus mandamentos:

“Dar-vos-ei coração novo, e porei dentro em vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro em vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.” (Ez 36:26-28). "Já não esconderei deles o rosto, pois derramarei o meu Espírito sobre a cada de Israel, diz o SENHOR Deus." (Ez 39:29).

Esta última referência não seria mais uma clara menção à divindade do Espírito Santo? Afinal, Deus afirmou que Seu rosto não estaria mais escondido do povo, pois o Seu Espírito seria derramado sobre Israel.

Profecia bastante semelhante é a registrada logo a seguir, que se encontra em outro livro bíblico.

No livro do profeta JOEL, observamos a profecia de que o Espírito Santo seria derramado sobre toda a carne, sobre filhos e filhas de Deus, idosos e jovens, servos e senhores:

“E acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias.” (Jl 2:28-29).

Vejam Atos 2:17-21 onde Pedro aplica essa profecia à descida do Espírito Santo no Dia de Pentecostes.

No livro do profeta AGEU, temos uma linda e edificante mensagem:

"Ora, pois, sê forte, Zorobabel, diz o SENHOR, e sê forte, Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e tu, todo o povo da terra, sê forte, diz o SENHOR, e trabalhai, porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos; segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito habita no meio de vós; não temais." (Ag 2:4-5).

Que mensagem grandiosa: Deus exorta a que o povo se fortaleça e ao mesmo tempo continue empenhado em trabalhar, firmado na garantia de que o próprio Deus não apenas estava com eles, mas era com eles, por intermédio do Seu Espírito que habitava no meio deles, conforme a aliança feita aos seus antepassados. Não é mais uma alusão à divindade do Espírito Santo inclusive? Afinal, Deus era com o povo pois o Seu Espírito habitava no meio deles.

No livro do profeta MIQUÉIAS, o Espírito do SENHOR revestiu aquele profeta de poder, juízo e força para declarar a Israel os seus pecados:

"Eu, porém, estou cheio do poder do Espírito do SENHOR, cheio de juízo e de força, para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel, o seu pecado." (Mq 3:8).

No livro do profeta ZACARIAS, temos inicialmente um ensino muito conhecido:

"Prossegiu ele e me disse: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos." (Zc 4:6).

Este texto nos traz uma riquíssima lição: nada no Reino de Deus é obtido através da força física ou violência, mas através tão somente do Espírito de Deus.

Mais adiante temos outra menção do poder do Espírito Santo em levar a mensagem de Deus ao rebelde povo de Israel, por intermédio dos profetas:

"Sim, fizeram o seu coração duro como diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o SENHOR do Exércitos enviara pelo seu Espírito, mediante os profetas que nos precederam, daí veio a grande ira do SENHOR dos Exércitos." (Zc 7.12). 

Complementando esse versículo acima, voltamos momentaneamente ao livro do profeta Isaías com outra referência a obra do Espírito Santo:

"Mas eles foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo, pelo que se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles. Então, o povo se lembrou dos dias antigos, de Moisés, e disse: Onde está aquele que fez subir do mar o pastor do seu rebanho? Onde está o que pôs nele o seu Espírito Santo? [...] Como o animal que desce aos vales, o Espírito do SENHOR lhes deu descanso. Assim, guiaste o teu povo, para te criares um nome glorioso." (Is 63:10-11,14).

Existe ainda uma menção em Zacarias 12:10 sobre o "espírito de graça e de súplicas" que Deus prometeu derramar sobre o povo de Israel, uma clara profecia sobre Cristo, pois este "espírito" faria com que o povo olhasse para aquele a quem traspassaram e chorariam como quem chora por um "unigênito" e amargamente chorariam como que por um "primogênito".

À luz de João 19:37 e Apocalipse 1:7 fica claro que é uma profecia messiânica, mas não parece claro que este "espírito" seja o "Espírito Santo". Nos parece temeroso dogmatizarmos aqui, mesmo que seja uma hipótese bastante plausível, partindo do princípio de que o Espírito Santo age em nós para nos convencer dos pecados (Jo 16:8-14) e testemunha de Cristo e glorifica a Cristo (Jo 15:26; 16:13-14).

Que o Deus triúno seja glorificado para sempre. Amém.

____________________________________________
Como complemento deste estudo, acessem os seguintes links, por gentileza:

Nenhum comentário:

Postar um comentário